Atualmente, sabemos que a Internet é uma grande facilitadora para as empresas, com muitas oportunidades de negócios.
É através dela que as empresas podem otimizar processos, promover serviços e produtos, criar uma conexão mais profunda com seus clientes e expandir sua atuação em novos mercados.
Já o site é a vitrine digital do seu negócio. Em outras palavras, ele precisa chamar a atenção do usuário, através de algumas características, como: um visual bonito, moderno e agradável. Porém, isso não é o bastante para convertê-lo em cliente.
Ou seja, é preciso mais do que apenas um bom layout: é necessário investir em estratégias de tráfego como: blog, otimizações de SEO e até mesmo campanhas de Google Ads e estratégias de conversão.
E, sem as estratégias corretas de tráfego, o seu site não vende. Mas não se preocupe, porque no artigo de hoje iremos lhe apresentar algumas dicas valiosas para fazer o seu site vender!
Principais motivos pelos quais seu site não vende
Antes de tudo, vamos primeiramente entender por que o seu site não está tendo um desempenho como o esperado.
Separamos uma lista com sete motivos, confira a seguir:
1) O site não é otimizado para SEO:
SEO é a sigla de Search Engine Optimization – na tradução, otimização de mecanismos de busca -, e é o conjunto de técnicas usadas para alcançar um bom posicionamento no Google e em outros buscadores.
Portanto, ter um site otimizado para SEO é fundamental para gerar tráfego orgânico, já que a aplicação correta aumenta as chances do site aparecer no topo do ranking de pesquisas.
Além das buscas orgânicas, os prospects podem chegar até seu site através de anúncios feitos com tráfego pagos, bem como em posts de redes sociais.
2) Você não investe em tráfego pago:
Falando em tráfego pago, ele é essencial para divulgar o seu site, trazendo ótimos resultados através de anúncios e propagandas.
Afinal, quanto mais pessoas verem o seu negócio, maiores são as chances de convertê-las, não é mesmo?
Por isso, invista em links patrocinados para atrair o seu público-alvo, como: Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, Linkedin Ads e Native Ads.
3) O site não é adequado para estratégias de CRO:
Do mesmo modo, o CRO (Conversion Rate Optimization) é igualmente importante e se trata da otimização da taxa de conversão.
Investir em estratégias como: elementos de web design, CTAs e ferramentas de interação no site são essenciais para trazer uma percepção positiva em potenciais clientes e aumentar as chances de conversão em um segundo momento.
Para isso, você deve aprimorar constantemente o seu site com alguns elementos, como: vídeos, podcasts, cases de sucesso, reviews, e-books, etc. Esses são alguns formatos muito utilizados para o funil de conversão, atraindo e convertendo novos usuários.
4) Seu site não é responsivo:
Como a maioria das pessoas acessam websites utilizando dispositivos móveis, como smartphones e tablets, é fundamental pensar em um site que seja responsivo, isto é, que seja adaptável em todos os tipos de aparelhos.
Sendo assim, o usuário deve conseguir acessar a página em qualquer dispositivo, seja ele móvel ou não. Mesmo que alguns elementos ou botões mudem de lugar, ainda assim precisam ser acessíveis e fáceis de localizar.
Essa característica é fundamental para a melhor experiência do usuário, portanto empresas que valorizam essa característica (também conhecida como mobile-friendly) saem na frente em resultados de busca.
Logo, o Google valoriza muito a usabilidade, garantindo melhores resultados de rankeamento para websites com maior responsividade.
5) Seu site possui informações em excesso:
Sabe quando você entra em um site e rapidamente é bombardeado com milhares de informações? Seja um anúncio não requisitado ou um pop-up, quando aparecem várias janelas na frente do usuário e ele não consegue localizar a informação que precisa, pode acabar perdendo a paciência e deixando o seu site.
Portanto, deixe tudo mais simples e com um design limpo, sem informações em excesso para não sobrecarregar seus potenciais clientes. Nesse caso, o menos é mais!
6) Você não dá importância à prova social:
Prova social é quando algum cliente gosta do seu produto ou serviço e fala bem dele para outras pessoas, convidando-as a experimentar.
Esse tipo de propaganda gera credibilidade e, portanto, é uma das melhores estratégias para incentivar alguém a comprar algo.
Então, dê valor aos depoimentos e feedbacks dos seus clientes, inclusive divulgue-os em seu site (com a autorização deles, é claro). Essas provas sociais são muito valiosas, não desperdice!
7) O seu site demora para carregar as páginas:
Por fim, se o seu website não carrega as páginas com velocidade, isso definitivamente é um problema, já que a sociedade atual é caracterizada pelo imediatismo – em que tudo acontece muito rápido.
Ter uma boa velocidade de carregamento é fundamental, já que ele provavelmente deixará o site caso tenha que ficar esperando para visualizar as informações. Dessa forma, o site perderá o tráfego e, consequentemente, as vendas, além de aparecer em classificações mais baixas nos mecanismos de busca.
Existem alguns fatores que interferem nessa performance, como: elementos de personalização do site, hosting, etc. Para otimizar esse requisito, tente:
- Compactar as imagens;
- Diminuir os redirecionamentos dentro do site;
- Otimizar o código HTML e o banco de dados;
- Acrescentar um plugin de cache;
- Reconsiderar sua opção de hospedagem, entre outros.
Com todas essas ferramentas, você conseguirá impulsionar o seu negócio e fazer o seu site lucrar muito mais!
E, para isso, é muito importante ter alguém que faça esse trabalho por você, ou seja, uma boa agência de marketing digital.
Aqui, na Global Project, você encontra todo o apoio que precisa!
Quer trazer mais resultados para a sua empresa? Conte com uma agência de marketing digital especializada no assunto: a Global Project.
Nós temos uma equipe preparada para te ajudar! Utilizamos as melhores estratégias para melhorar a sua performance e buscar resultados efetivos.
Mais que páginas bonitas, criamos websites responsivos, isto é, que dão resultados através de uma estrutura e conteúdo estratégicos para você ter mais conversões.
Ficou curioso? Aproveite e venha tomar um cafezinho com a gente! Esperamos você.