Não é nenhuma novidade que a internet trouxe consigo diversas inovações para o mercado publicitário, incluindo publicidades pagas no Facebook Ads e Google Ads.
Assim como os anúncios tradicionais, os que são realizados no meio digital possuem como principal objetivo convencer o público a comprar ou consumir o que está sendo anunciado.
Ao longo dos anos, os serviços de Internet foram sendo desenvolvidos e especializados. Hoje, vários formatos de mídia e distribuição fazem dos Ads uma ferramenta altamente eficaz, que pode alavancar os resultados de qualquer empresa.
Porém, para o anúncio gerar vendas, é preciso uma estratégia forte e dinâmica. Desse modo, ao escolher entre o Google e o Facebook para anunciar, você deve estar ciente de como cada um funciona e entender suas diferenças e similaridades. Inclusive, é até possível que o uso de um complemente o outro.
Neste artigo, iremos explicar tudo o que você precisa saber sobre as duas ferramentas. Claro que ambas as ações são extremamente importantes, porém são estratégias e públicos diferentes.
Então, como saber qual a melhor opção para o seu negócio? Leia nossas dicas até o final para compreender como escolher a melhor opção para o seu negócio e, assim, maximizar os resultados.
Vamos lá?
Qual a diferença entre Facebook Ads e Google Ads?
Primeiramente, vamos falar separadamente sobre cada uma das ferramentas de mídia paga para que você possa compreender melhor.
O Facebook Ads é uma ferramenta criada em 2007 por Mark Zuckerberg, que oferece diversos formatos e segmentações, a depender do objetivo do negócio.
O objetivo pode ser desde gerar novos Leads, ter mais alcance, obter curtidas na página, até aumentar o número de visualizações de vídeo, preencher formulários, entre outros.
Portanto, existem vários tipos de anúncios, cada um com seu objetivo. O empresário deve criar a campanha pensando no resultado final que deseja obter.
Além disso, o Facebook Ads permite a veiculação de anúncios dentro da própria rede social, além de liberar a criação de páginas comerciais para empresas que desejam divulgar seus serviços e produtos.
Atualmente, os lucros com publicidade se tornaram parte fundamental da receita da companhia.
Como funciona?
Antes de tudo, você precisa ter claro em sua mente qual é o objetivo da campanha, o público-alvo que deseja atingir e o orçamento que tem disponível.
O objetivo vai determinar o formato do anúncio, as informações apresentadas na peça gráfica ou audiovisual, e eventuais links para contato ou compra.
Então, a partir disso, você precisa criar uma segmentação de público, concedendo informações relevantes para construir um perfil do seu cliente ideal.
Se você já tiver uma audiência no Facebook ou Instagram (que pertence a mesma empresa), é possível ainda desenvolver uma segmentação derivada do seu público atual.
Por fim, você deve configurar o orçamento que será gasto na campanha e programar os dias em que ela será veiculada.
Google Ads
Já o Google Ads, que anteriormente era conhecido por Google Adwords, também é uma plataforma de anúncios.
Foi criado em 2000, sendo líder de mercado desde então. Atualmente, é a principal fonte de receita do Google.
Com a ferramenta, empresas podem pagar para se destacarem nas páginas de resultados de pesquisas e outros pontos disponibilizados pelo Google.
Uma das vantagens é fazer isso de forma segmentada, o que ajuda a atrair um público mais específico para a sua empresa.
Assim como o Facebook, o Google Ads também trabalha com diversas opções de anúncios, mas nesse caso é o próprio anunciante quem desenvolve seus anúncios e determina onde deseja exibi-los.
Eles podem ir para a Rede de Pesquisa, em diversos sites pela Rede de Display ou até em outros produtos como YouTube e Gmail.
Como o Google Ads funciona?
O Google trabalha com um sistema de publicidade que considera o Custo Por Clique (CPC) ou Custo Por Mil Impressões (CPM).
Em outras palavras, quer dizer que o anunciante pode escolher se vai pagar pela visualização ou se prefere pagar por cada usuário que clicou no anúncio.
Isso vai depender se você busca ter um grande alcance, ou se a sua intenção é ter contato com pessoas que já demonstraram algum interesse na oferta ou solução.
Para garantir que seu anúncio vai chegar até o público certo, é necessário formular uma lista de palavras-chave relacionadas com o produto ou serviço.
Esses termos serão usados para colocar sua marca nos resultados de busca, dependendo do que for buscado pelo usuário.
Agora que você já conhece sobre cada um, veja o que levar em consideração na hora de escolher a melhor opção para você.
Como escolher entre Facebook Ads ou Google Ads?
Antes de tudo, a primeira etapa para identificar qual é o melhor canal de mídia paga para os seus anúncios é entender o seu público.
Para isso, busque conhecer tudo sobre o seu cliente ideal, isto é, aquela pessoa que vai comprar de você. Descubra quais são seus hábitos de consumo, idade, classe social, hobbies, entre outras características importantes.
Levante quais são seus interesses, desejos, dores e necessidades. A partir daí, estude sobre qual a melhor forma de fazer a sua oferta.
Nesse caso, você pode fazer a definição de personas, que vai ajudar você a alcançar esse conhecimento aprofundado do seu público.
Somente assim, será possível traçar uma estratégia que seja assertiva em comunicar os benefícios do seu produto comparado ao da concorrência.
Outro ponto de atenção é a jornada de compra. Antes de fechar negócio, o cliente costuma procurar pelos seus serviços no Google?
Ou, pelo contrário, ele assume uma posição mais passiva e acaba se interessando por um anúncio que eventualmente viu em seu feed do Facebook ou Instagram?
Busque compreender, dentro do contexto do seu segmento, qual o caminho percorrido desde o momento em que o cliente tem sua atenção despertada pela primeira vez até fechar a compra.
Facebook Ads ou Google Ads – Conclusão:
Para concluir, sabemos que investir em mídias pagas é essencial para garantir o sucesso da sua campanha e se certificar de que seu anúncio chegue até as pessoas certas.
Para isso, é muito importante contar com uma agência de marketing digital especializada no assunto.
Aqui na Global Project, nós temos o melhor time para te ajudar nessa missão! Entre em contato conosco, nós podemos te ajudar a alavancar a sua empresa e se destacar ainda mais no mercado digital.
Esperamos você para tomar um cafezinho conosco!
Até a próxima.