O Instagram é atualmente uma das melhores formas para aumentar a visibilidade da sua marca, e nós temos reforçado constantemente a sua importância para as estratégias de marketing digital. Conheça então o Instagram Ads, a ferramenta que pode te ajudar a alcançar novos públicos!
Primeiramente, o Instagram Ads é o recurso dentro da rede social que permite a criação de anúncios pagos e impulsionamento de postagens e campanhas.
Dessa forma, é uma ferramenta semelhante ao Facebook Ads, do qual já tratamos sua importância em outra postagem. Ambos trazem as mesmas vantagens de segmentação de público e alcance de usuários.
Entretanto, o Instagram Ads tem um grande diferencial: o melhor custo-benefício com um engajamento orgânico bem maior.
Afinal, o Instagram tem uma das maiores audiências da internet, com mais de 122 milhões de brasileiros presentes na rede social em 2022.
Continue lendo e conheça todas as possibilidades do Instagram Ads para o seu negócio e os motivos para começar a investir nele agora mesmo.
O que é Instagram Ads
O Instagram Ads envolve todas as formas de veicular anúncios através da sua plataforma, seja no feed, nos Stories ou em abas como a dos Reels e Explorar.
Esses anúncios aceitam os mais diversos tipos de mídia e estratégias, como fotos, vídeos ou carrosséis.
Logo, a ferramenta é essencial para gerar cliques e likes em postagens, além de direcionar para negociações em conversas no direct ou até mesmo para encaminhar usuários à loja da marca.
Em certos casos, a loja pode estar na própria plataforma, em um exemplo do crescente mercado de social commerce.
Em síntese, o Instagram Ads é a forma ideal para melhorar o reconhecimento e reputação da sua marca, aumentando o alcance do seu negócio.
Ao mesmo tempo, é responsável por gerar um maior tráfego em sua loja virtual e um contato mais fácil com novos leads. Tudo isso com um investimento baixo em relação ao retorno em engajamento e vendas.
Mas para ter esse retorno do qual estamos falando, é necessário saber antes todas as possibilidades de anúncios do Instagram Ads e como aproveitar todos os seus recursos.
Tipos de anúncios do Instagram Ads
O Instagram conta com diversos locais onde pode veicular um anúncio.
Nesse sentido, existem diversos formatos, cada um adaptado onde serão exibidos, como o feed, os Stories, Reels, Explorar e o Shopping.
Veja as particularidades de cada tipo de anúncio disponível no Instagram:
Instagram Ads nos Stories e Reels
Primeiro, podemos dar um destaque para os Stories e Reels como os dois tipos de anúncio que mais engajam a audiência.
Uma vez que ambos priorizam o formato de vídeo vertical e de curta duração, é possível fazer um conteúdo mais dinâmico e com um bom alcance de audiência, pois são alguns dos conteúdos mais procurados pelos usuários da rede.
Instagram Ads no Feed
Apesar dos anúncios em imagens também serem uma possibilidade para os Instagram Stories, eles são mais bem aceitos e veiculados no feed da rede social.
Assim, você pode tanto focar em apenas uma imagem ou em todo um carrossel. Porém é importante manter em mente que o sucesso do anúncio depende de uma imagem atrativa, um texto bem formulado e com uma CTA.
No caso do carrossel, tente explorar o formato maior e coloque em prática as tendências do marketing digital de conteúdo, como o storytelling estratégico.
Instagram Ads no Instagram Shopping
Recentemente, o Instagram tem investido na sua plataforma de shopping — ou seja, uma aba em que as empresas conseguem criar suas próprias lojas, com o cadastro de produtos e direcionamento aos sites de checkout ou a um chat privado.
Esses anúncios são criados a partir das imagens dos seus próprios produtos e redirecionam os usuários para a sua loja no Instagram Shopping.
As vantagens do Instagram Ads
A rede social da Meta possui 1,45 bilhão de usuários mundialmente e cerca de 200 milhões visitam, diariamente, pelo menos uma conta comercial por dia. O engajamento das postagens no Instagram é 30% superior ao do Facebook.
À primeira vista, os números do Instagram impressionam qualquer um. Por isso, investir em anúncios na rede é atualmente a melhor forma de ganhar espaço e se comunicar com novos consumidores.
Nesse sentido, podemos afirmar que as campanhas do Instagram Ads trazem um melhor retorno com um investimento menor do que o de outras plataformas de publicidade.
Os recursos de segmentação do Instagram Ads
Além disso, o Instagram Ads traz um grande poder de segmentação aos anunciantes.
Ao veicular um anúncio, você terá à disposição diversas informações demográficas como:
- Faixa de idade e gênero;
- Localização geográfica;
- Interesses de consumo;
- Interesses gerais (entretenimento, moda, esportes, tecnologia);
- Públicos personalizados (quem já acessou seu site, por exemplo);
- Dispositivos utilizados para acessar o Instagram.
Instagram Ads e impulsionamento de publicações
Para contas comerciais, existe mais de uma forma de promover o seu conteúdo no Instagram.
Além do Instagram Ads, você também pode escolher impulsionar uma publicação, para que ela alcance mais pessoas. Apesar de serem ferramentas pagas semelhantes, essas duas estratégias têm as suas particularidades.
Enquanto o Instagram Ads permite criar um anúncio do zero e segmentar o público que deseja alcançar, a ferramenta de impulsionar funciona apenas para posts já publicados e não permite tanta segmentação de público.
Entretanto, um bom planejamento de marketing digital envolve conciliar essas duas estratégias e saber tirar proveito de ambas.
Para isso, muitos recorrem para agências especializadas em gerenciamento de redes sociais, que conseguem tirar o melhor resultado dos seus investimentos na web.
Conclusão
Por fim, agora você tem motivos de sobra para não deixar o Instagram Ads de fora das suas estratégias.
Saber como explorar essa ferramenta pode ser o que faltava para a sua empresa ter um maior destaque nas redes sociais.
Entretanto, contratar uma agência de Marketing Digital pode te ajudar na gestão da presença digital do seu negócio para que ele chegue ao próximo nível.
Aqui, na Global Project, nós somos especialistas em todas as estratégias que faltavam para você descobrir todo o potencial da sua marca.
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