OSEO permite que você esteja sempre no topo dos resultados dos mecanismos de busca. Assim, são várias as vantagens que ele proporciona ao seu negócio, confira 7 desses benefícios.
É muito provável que você já tenha ouvido falar dessas três letrinhas e até já saiba o que é. Afinal, o SEO é uma técnica muito importante. Ela faz o seu site aparecer em primeiro lugar nas ferramentas de busca, como o Google.
Mas, por que estar no topo das pesquisas é fundamental? Além desse benefício, quais são as outras razões para usar as técnicas de SEO? Como essa estratégia pode me ajudar a crescer?
Se você ainda não sabe a resposta para essas perguntas, continue a leitura! A Global Project, especialista em SEO, trouxe 7 motivos para você começar a usar essas técnicas.
O que é SEO?
Primeiramente, é preciso esclarecer o que essas letrinhas significam. A sigla SEO significa Search Engine Optimization. Em tradução livre, esse termo quer dizer otimização para mecanismos de busca.
Portanto, o que essa ferramenta faz é o que o próprio nome sugere. Ela realiza uma série de melhorias no seu site e no seu conteúdo online. Tudo com o objetivo de fazer o seu site ser um bom resultado para as ferramentas de busca.
Assim, quando alguém fizer uma pesquisa que tenha relação com você, seu site é o primeiro a aparecer. Isso sem precisar pagar a mais pelo rank com anúncios como os do Google Ads.
Em outras palavras, o SEO é um conjunto de técnicas de otimização para páginas na web. E, como bem sabemos, sites que passam por uma melhoria geram mais tráfego. Desse modo, eles alcançam bons rankings orgânicos nas buscas.
Como o SEO funciona?
Para que o SEO realmente otimize seu site, é preciso seguir uma série de técnicas. Entre elas, estão os textos que possuem uma leitura fluida e agradável. Ou seja, textos que os mecanismos de busca entendam como algo fácil de ler.
Essa estratégia funciona, pois, as ferramentas de busca, como Google e Yahoo, “leem” os textos antes de mostrar os resultados. Quem “lê” essas páginas são robôs, também conhecidos como crawlers.
Além disso, personalizar sua URL também é importante. Afinal, quanto mais otimização, mais chances seu site tem de aparecer no topo das pesquisas orgânicas. Os robôs trabalham dessa forma para garantir que as páginas mais relevantes estejam sempre nos primeiros resultados.
Desse modo, os melhores resultados para pesquisa estão sempre no topo. Mas é bom lembrar que as regras do SEO estão sempre mudando. Logo, é bom fazer atualizações constantes e ficar de olho para que seu site mantenha a relevância sempre!
Por que o SEO é importante?
Atualmente, o público confia no SEO para achar de tudo. Desde recomendações de restaurante, até softwares para negócios B2B. Em outras palavras, não importa qual é o seu negócio. Seu público vai escolher qual produto ou serviço comprar, a partir do SEO.
Isso porque, 90% dos usuários da internet clicam apenas nos resultados que aparecem na primeira página do Google. Logo, se o seu site não estiver no topo, as chances de atrair o público diminuem muito. Fora que só no Brasil, 96% das pessoas usam a web para pesquisar sobre produtos e serviços.
Essa é principal razão para usar as técnicas de SEO: atrair o seu público. Mas, certamente, existem muitos outros motivos para usar essa estratégia. Aqui estão os 7 motivos mais relevantes para você usar SEO no seu site:
1) Fortalece sua marca
Embora branding e SEO sejam estratégias diferentes, ambos envolvem ações similares. Isso porque construir sua marca através do branding requer que você pense não só no que você oferece. Mas também no que você quer comunicar ao público.
Assim, quando você pensa nas etapas de otimização de um site, os fatores são os mesmos. Afinal, nesse sentido é preciso criar conteúdo que converse com os interesses do seu público.
Sempre mantendo em mente a relação com a sua audiência, você desenvolve sua estratégia de SEO. Além de selecionar palavras chaves e criar conteúdo que seguem a imagem da sua marca.
Assim, a sua presença online reflete os ideais do seu negócio. Fora que ainda estabelecem conexão com a sua persona.
2) Aumenta o tráfego
Como vimos, o SEO melhora o ranking do seu site em ferramentas de pesquisa. Logo ele também traz mais tráfego para sua página. Então, você pode converter esses visitantes em clientes.
Fora que com as palavras chaves corretas você atrai exatamente o seu público alvo. Assim, ter uma presença online forte vai para além de te ajudar a alcançar as metas de marketing digital.
Essa estratégia também vai permitir que seu público alvo te ache e compre o que você oferece.
3) Não paga por anúncios
Uma das maiores vantagens do SEO é não ter que pagar por anúncios. Apesar de ferramentas como o Google Ads serem muito eficazes, nem sempre você terá capital para investir nelas.
Fora que no minuto em que a campanha parar de rodar as visitas também acabam. Pois seu site perde a posição no topo das pesquisas.
Por outro lado, investir para ter um bom ranking nos resultados de forma orgânica permite mais estabilidade. Assim, você consegue os benefícios de uma campanha do Google Ads, sem pagar por isso.
Quer dizer, isso sem contar com o valor gasto com a equipe responsável por desenvolver o conteúdo de SEO.
4) Amplia sua autoridade
A internet mudou a forma como fazemos negócios. Isso porque, através da web, os consumidores aprendem sobre suas opções de compra antes de falar com um vendedor.
Assim, com a otimização de sites você pode ser parte dessa aprendizagem. Ainda mais se você combinar o SEO com estratégias de Inbound Marketing. Pois criando um conteúdo informativo você aumenta a confiança que o público deposita em você.
Em outras palavras, você se posiciona como uma autoridade no seu ramo. A cada informação que o público obtém na sua página, mais a sua credibilidade avança.
Desse modo, quando o usuário finalmente estiver pronto para fazer a compra, ele vai procurar você. Fora que esse consumidor se sente mais confortável comprando do seu negócio. Já que o seu site ofereceu para ele informações valiosas de graça.
5) Resultados à frente da concorrência
Conforme você otimiza seu site, você vai se colocando à frente dos concorrentes. Lembra que a grande maioria das pessoas clicam apenas em links que aparecem na primeira página de resultados?
Isso significa que com o SEO você aumenta as chances de o usuário clicar na sua página. Enquanto os cliques que vão para os concorrentes diminuem.
6) Melhora a experiência do usuário
O maior objetivo dos crawlers que analisam os sites é oferecer o melhor resultado possível para os usuários. Dessa forma, o algoritmo se certifica que está direcionando o público para um site relevante.
Ou seja, uma página que além de informações interessantes, também proporciona uma ótima experiência ao usuário. Por isso, fatores técnicos também têm um papel importante no ranqueamento. Como, por exemplo, mobilidade, usabilidade e o tempo que o site leva para carregar.
Isso significa que talvez você precisa de um profissional para desenvolver seu site. Mas também significa que você estará melhorando a experiência do consumidor. Essa melhoria tem grande impacto nas conversões. Logo, o retorno sobre o investimento acaba valendo muito a pena.
7) Métricas fáceis
Por fim, outra vantagem importante do SEO são as métricas. Com essa estratégia é possível medir cada aspecto dos seus resultados. Diferente dos métodos tradicionais que raramente mostram a relação de uma venda com a campanha.
Com a otimização do seu site você obtém dados consistentes sobre o retorno que vem dessa estratégia. Afinal, você pode usar ferramentas como Google Analytics. Assim você monitora o tráfego, conversões e qualquer métrica que desejar.
Desse modo, você consegue analisar o que está ou não funcionando na sua estratégia. Portanto, você estará sempre melhorando suas ações de marketing e obtendo mais resultados.
Usando SEO
Otimizar seu site, sem dúvida, é muito importante caso você queira crescer no mercado. Além de atrair mais cliques, engajar e conquistar novos clientes, o SEO melhora o seu negócio em vários aspectos. Basta aplicar e ficar de olho nas métricas. Logo você verá que os resultados são imensos.
Apesar dessas vantagens, otimizar seu site pode ser um processo complexo e desafiador. Isso porque o SEO requer tempo e conhecimento. Afinal, existem muitos passos para colocar em prática. Fora que as regrinhas do algoritmo estão sempre mudando.
Então, por que não simplificar e contar com a ajuda de quem já entende de SEO? Com a ajuda da Global Project, seu site passa a contar com todos os benefícios da otimização. Pois somos uma Agência de Marketing Digital que trabalha com dedicação para realizar o seu sonho.
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