Não é novidade que a internet veio para mudar de vez o modo como as pessoas consomem produtos e serviços, não é mesmo? O que poucos sabem é que ela veio para impulsionar a todos, com estratégias de marketing digital para pequenas empresas até grandes conglomerados milionários.
Se antes costumávamos ir presencialmente até às lojas para fazer compras, atualmente, boa parte de nós prefere comprar diretamente de casa, com todo o conforto e praticidade que os e-commerces e redes sociais trazem.
Com a chegada da pandemia então, esse novo cenário ficou ainda mais evidente e, para se adaptar, as empresas precisaram passar pela Transformação Digital e marcar presença nos ambientes virtuais que tanto influenciam a nossa rotina no mundo real.
Pensando nisso, queremos comprovar que os benefícios do Marketing Digital valem para qualquer empresa – independente de qual seja o seu porte.
Por isso, no artigo de hoje, focaremos nas estratégias para pequenas empresas, que estão cada vez mais em alta no mercado e ganhando um grande destaque entre empreendedores.
A pergunta que não quer calar é: qual a importância do Marketing Digital para pequenas empresas? Como essas ações de comunicação podem influenciar no sucesso do seu negócio? É o que você vai descobrir hoje.
Vamos lá?
Quais os benefícios de ter uma estratégia de Marketing Digital?
Como já mencionamos, para se manter competitivo no mercado, é preciso saber acompanhar as mudanças. Isto é, é preciso se adaptar e se revolucionar aos passos da internet.
Para isso, estar presente no meio digital é fundamental, pois traz inúmeras vantagens. Além de ser uma ótima forma de interagir com o público de uma forma mais próxima e fortalecer o relacionamento, a internet nos possibilita melhorar a visibilidade e alavancar as vendas.
Abaixo, confira os principais benefícios do Marketing Digital para pequenas empresas.
1) Segmentação de público:
Primeiramente, podemos destacar o público, que é melhor segmentado na internet. Dessa forma, podemos estudar as dores e desejos da persona, investindo nas estratégias corretas para melhor atingi-lo.
Portanto, é possível personalizar o atendimento com o público-alvo e fazer uma comunicação certeira, conquistando leads que trarão resultados efetivos para a empresa.
2) Maior visibilidade:
Em segundo lugar, as pequenas empresas têm oportunidade de estarem igualmente presentes no mundo digital, assim como as grandes corporações, sendo mais facilmente notadas que em outros métodos tradicionais.
Desse modo, essa missão de marcar presença pode ser feita com mais agilidade, rapidez e – principalmente – menor custo.
3) Possibilita estreitar laços com os clientes:
Com o Marketing Digital, as empresas conseguem montar estratégias que possibilitem melhorar o relacionamento com os clientes de forma orgânica.
Por exemplo, através da criação de conteúdos relevantes em posts, blogs, e-mail marketing, podcasts e outros.
É importante também sempre responder às perguntas e sugestões de clientes, interagindo com eles e mantendo uma comunicação aberta, amigável e transparente.
4) Traz uma identidade visual para a marca:
Se você deseja consolidar a sua empresa, por mais que ela esteja começando agora, a internet pode ser a sua grande aliada!
Com consistência, a presença online é uma ótima aliada na hora de atrair leads e criar uma identidade visual, assim pessoas que já são consumidoras dos seus produtos ou serviços irão te acompanhar ainda mais de perto, aumentando a taxa de fidelidade e mantendo um relacionamento no pós-venda.
5) Credibilidade da marca:
Do mesmo modo, o Marketing Digital também auxilia as pequenas empresas a se consolidarem no mercado mais facilmente, garantindo assim maior credibilidade.
É claro que para isso você deve oferecer serviços/produtos de qualidade, com ótimo custo-benefício, fator novidade, entre outros fatores.
Lembre-se de que você deve demonstrar autoridade, sendo referência dentro do setor de atuação, fazendo com que sua marca seja lembrada pelos consumidores, influencers, parceiros etc.
6) Fidelização dos clientes:
Por fim, mas não menos importante, a fidelização de clientes é muito importante para as empresas, já que com isso é possível criar um relacionamento efetivo com eles.
Dessa forma, além de fiéis consumidores, eles também serão propagadores da sua marca, com boas chances de indicarem para outras pessoas e, assim, garantir com que ela cresça ainda mais.
Para fidelizar, é preciso investir em uma boa estratégia de pós-venda, com o uso de: e-mail marketing, cupons de desconto, ofertas especiais, entre outros diferenciais.
Agora que você já conhece todas as vantagens e está convencido de que o Marketing Digital para pequenas empresas é fundamental, veja abaixo como começar!
Marketing Digital para pequenas empresas: como iniciar?
Para dar o primeiro passo, que tal estabelecer parcerias? Busque instituições que complementam a sua marca, ou seja, busque potenciais parceiros que estejam de alguma forma relacionados com o que você tem para oferecer, para, assim, estabelecer um vínculo produtivo entre ambos.
Essa parceria faz com o que o marketing seja ainda mais poderoso, fortalecendo o relacionamento com o público-alvo de forma eficiente e mais econômica.
Em seguida, contrate uma equipe especializada para te ajudar nessa tarefa! Apesar da facilidade, a internet ainda pode pregar algumas armadilhas para quem não está muito habituado, por isso é fundamental contar com pessoas habituadas a trabalhar nesse ambiente virtual, que conheçam as melhores estratégias.
Além disso, é um investimento muito importante, já que os especialistas em Marketing Digital conhecem quais são as tendências e novidades do mercado, garantindo assim ótimos resultados.
Mas, ao contrário do que grande parte das pessoas pensam, não é necessário um investimento gigante, portanto, essa acessibilidade também abre espaço para que empresas menores possam usufruir dos benefícios do digital.
Com um planejamento estratégico e eficiente, é possível colocar o Marketing Digital em prática e fazer com que a marca alcance um potencial ainda mais elevado.
A Global Project pode te ajudar nessa missão!
Por fim, podemos concluir que o Marketing Digital traz ótimos resultados para pequenas empresas, sendo um grande diferencial para elas.
Com uma equipe qualificada e planejamento estratégico, as empresas passam a ter mais visibilidade entre seus clientes, maior fidelização e, consequentemente, maiores lucros.
E você, quer uma ajuda especializada? Não perca essa oportunidade e venha tomar um cafezinho com a Global!
Somos uma agência full service e estamos prontos para impulsionar o seu negócio e te ajudar da melhor forma possível.