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Lojista preparando pacotes de vendas após criar sua loja em uma das plataformas de e-commerce

Plataformas de e-commerce: descubra qual a mais indicada para o seu negócio

  • Global Project
  • 29/09/2022
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Começar a vender através da internet não é tarefa fácil, rendendo diversas dúvidas antes mesmo do cadastro dos seus produtos. Por isso, viemos esclarecer uma das primeiras coisas que você precisa saber antes de se aventurar nesse mundo: quais são as plataformas de e-commerce que existem no mercado.

Bom, se você está lendo este texto, é bem possível que esteja interessado em entrar no mercado digital ou já tenha até tentado adotar essa estratégia, mas acredita que poderia ter obtido resultados melhores.

Afinal, não existe nada mais atrativo atualmente do que vender pela internet. Depois do período de isolamento que vivemos, esse mercado, que chamamos e-commerce, se tornou vital para muitas empresas.

De 2020 para cá, o crescimento das lojas online e vendedores virtuais foi exponencial. Dados recentes, da SmartHint, dizem que o e-commerce brasileiro já fatura quase 8 vezes mais do que faturava em períodos pré-pandêmicos.

Dessa forma, é seguro dizer que se você ainda não escolheu aproveitar as oportunidades que o e-commerce está abrindo, você está ficando pra trás.

Continue lendo e descubra qual a plataforma de e-commerce indicada para dar o primeiro passo.

O que é uma plataforma de e-commerce?

Antes de definir o que caracteriza uma plataforma de e-commerce, vamos começar diferenciando-a brevemente dos gigantes marketplaces.

Enquanto os marketplaces são ótimos canais de venda dentro do mundo do e-commerce, as plataformas sobre as quais iremos tratar neste artigo dizem respeito às ferramentas que ajudam a construir sites próprios. Marketplaces, como o Mercado Livre, não chegam perto do que um comércio eletrônico próprio pode fazer para construir a autoridade de uma marca.

Assim, podemos definir as plataformas de e-commerce como sistemas pré-configurados para criação de um site de vendas online. Elas são essenciais para que as empresas não tenham que construir seus sites do zero, tendo à disposição diversas facilidades que a plataforma já oferece.

Entretanto, cabe lembrar que, por mais facilidades que essas plataformas entreguem, ainda é indicado que as estratégias de venda online e a criação do site sejam elaboradas com o acompanhamento de profissionais experientes.

Os principais tipos de plataformas de e-commerce

Existem plataformas de e-commerce para todos os gostos e orçamentos, alguns inclusive dedicados a certos segmentos de mercado.

Entretanto, pensando em tornar a explicação mais didática, decidimos agrupar essas plataformas em três tipos, com funcionamentos, recursos e escalas semelhantes.

1 – Locadas

Vamos começar pela alternativa que costuma ser mais acessível (ou até gratuita), a das plataformas locadas.

Devido a sua facilidade de uso, esta categoria agrupa alguns dos serviços mais famosos do e-commerce, como a Nuvem Shop, a Tray e a Loja Integrada. Todos esses exemplos são conhecidos como porta de entrada para pequenas empresas e empresários que estão começando a se aventurar pelas vendas online.

O principal ponto negativo desse tipo de plataforma é que, uma vez que o custo é baixo, os recursos também são limitados em questão de limite de acessos e vendas, customização e suporte técnico.

Dessa forma, o ideal é que as plataformas locadas sejam o primeiro degrau da sua escalada no e-commerce, escalando à medida que o seu negócio cresce.

2 – CMS – Open Source

As plataformas Open Source são reconhecidas por serem as mais recomendadas pelas agências de marketing e desenvolvedores.

Quando postas em comparação com as plataformas locadas, as Open Source são muito mais flexíveis para lojas maiores e em expansão, permitindo um maior volume de acessos e vendas.

Além disso, facilita a customização e o rastreamento da performance do negócio.

Alguns exemplos que podemos dar de plataformas CMS – Open Source são:

  • WooCommerce
  • MagentoPrestaShop
  • OpenCart
  • osCommerce

3 – Plataformas de alta performance

Por fim, se a sua empresa tem um bom porte ou previsão de vender muito pela internet em um curto tempo, existem ferramentas mais completas que constituem o terceiro tipo de plataforma que escolhemos separar: as de grande performance.

Porém, quando falamos em grande performance, estamos realmente nos referindo aos grandes nomes do mercado. Uma das principais plataformas deste tipo é a VTEX, responsável pelos comércios eletrônicos de nada menos que Coca-Cola, C&A, Walmart e muitas outras.

Por isso, são as melhores plataformas de e-commerce no mercado, mas seus valores condizem com esse status. Os planos, que começam nos milhares de dólares mensais, são destinados a empresas com faturamentos na casa dos 9 dígitos.

Alguns exemplos são:

  • Vtex
  • Tray Corp
  • JET Commerce
  • Linx
  • Shopify Plus

Como escolher o tipo ideal de plataforma de e-commerce

Em suma, os três tipos de plataformas de e-commerce que separamos funcionam como uma escala para o desenvolvimento do próprio negócio.

Empresas de médio e pequeno porte terão o melhor custo-benefício com as plataformas locadas. Porém, à medida que as vendas aumentam, a migração para as plataformas Open Source é o mais recomendado.

Por isso, mais do que a escolha pelo tipo de plataforma ideal, é preciso saber também qual dessas plataformas que citamos atende melhor aos seus objetivos – e, por isso, volto a reforçar: o apoio de um especialista é essencial nesse processo.

Com uma agência de marketing, vocês serão capazes de analisar em consideração diversos pontos, como:

1. Facilidade de uso;

2. Custo-benefício dos planos e preços;

3. Recursos de gestão logística;

4. Opções de layout e customização;

5. Opções de pagamento;

6. Performance do sistema;

7. Segurança;

8. Suporte ao consumidor;

9. Integrações com plataformas de marketplace;

Jovem empresária analisando quais das plataformas de e-commerce melhor atende seu tipo de mercado

Conclusão

Assim como qualquer estratégia de negócio, adentrar o e-commerce pode ser render ótimos frutos e aumentar o faturamento de uma marca.

Entretanto, é preciso que esse tipo de migração esteja sempre associado a um bom planejamento, fundamentando a empreitada.

Por isso, contar com uma agência especializada em marketing digital como parceira é imprescindível, a fim de escolher definitivamente qual a plataforma de e-commerce mais indicada para o seu negócio e quais os próximos passos a serem tomados.

Aqui, na Global Project, nós temos o domínio das principais ferramentas do mercado e somos os melhores em fazer um e-commerce sob medida para a sua marca.

Por que você não aproveita e marca um cafezinho com a gente? ☕ Estamos disponíveis para te ajudar com as estratégias que vão levar seu negócio para o próximo nível!

Não se esqueça de acompanhar a gente aqui no blog e pelo Instagram e até a próxima!

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