Hoje, as redes sociais são uma parte fundamental da nossa rotina. Elas são lugares propícios para o entretenimento, mas o que observamos cada vez mais é o crescimento do que chamamos de social commerce, das compra e venda pelas redes sociais.
Por isso, se você já utiliza das suas redes para divulgar sua marca e impulsionar o seu negócio, então você também faz parte do social commerce.
Agora, se você nunca vendeu pelas suas redes sociais, você não sabe o que está perdendo.
Continue lendo este texto e descubra mais sobre o que é social commerce e como aproveitar do potencial das redes sociais para alavancar suas vendas.
O que é Social Commerce
Social commerce nada mais é do que a estratégia de vendas por meio das redes sociais, seja através da divulgação de produtos ou pela compra direta na plataforma.
A princípio, social commerce envolve desde o seu conteúdo, como posts de divulgação e investimento em anúncios patrocinados, até as seções das redes sociais destinadas ao comércio de produtos.
Recentemente, é cada vez mais difícil encontrar alguém que não possua um perfil nas redes sociais.
Algumas das redes mais populares do Brasil possuem mais de 100 milhões de usuários cadastrados em 2022, o que torna o social commerce cada vez mais lucrativo e uma importante estratégia para os melhores resultados em marketing digital.
Por isso, nós conseguimos ver o impacto do social commerce na própria utilização e finalidade de algumas atualizações das principais redes sociais.
Um dos principais exemplos que podemos ver disso é o Instagram, que deixou de ser uma rede focada apenas no compartilhamento de fotos e atualmente também pode ser considerada uma plataforma essencial para o mercado digital.
Entretanto, apesar do Instagram ser uma das redes mais conhecidas de social commerce, com cerca de 87% das vendas por social commerce, ela está longe de ser a única que se beneficia desse fluxo de receita.
O avanço do Social Commerce nas plataformas
Nos últimos anos, o avanço do e-commerce foi evidente no Brasil e no mundo, principalmente devido à pandemia de Covid-19.
Isso foi um fato não apenas para os grandes marketplaces, mas também para as vendas nas redes sociais. Apenas no ano de 2020, as vendas por social commerce no Brasil saltaram de 22% para 34%.
Em uma pesquisa da Mintel, cerca de 61% dos indivíduos entre 25 e 34 anos fazem compras através das redes sociais nos Estados Unidos e 90% dizem se informar sobre as marcas através delas.
Da mesma maneira, o cenário brasileiro parece caminhar no mesmo sentido, e as gerações mais novas se encontram cada vez mais imersas nas redes sociais, inclusive para compras.
Dessa forma, não é à toa que o Instagram, Facebook e, mais recentemente, o TikTok têm criado ferramentas dentro de suas plataformas para facilitar as transações, o alcance e a construção de audiência das empresas.
As vantagens do Social Commerce
As redes sociais sempre foram ambientes que proporcianaram a dinâmica da troca de informações e da comunicação, de maneira geral.
Por isso, o social commerce traz diversas vantagens para uma interação mais ágil e próxima entre empresas e clientes.
Além disso, podemos citar como as mais importantes vantagens do social commerce:
- a conquista de novos clientes através do seu perfil online e a fidelização dos antigos;
- o melhor resultado de suas vendas, utilizando das facilidades das redes sociais para concluí-las;
- promover campanhas ou descontos exclusivos e atraentes;
- o fácil compartilhamento dos seus produtos e da sua marca para alcançar novos públicos.
Quais os benefícios dessa ferramenta?
A partir de tudo o que já foi mencionado, acredito que você já consiga compreender diversas vantagens dessa ferramenta para o destaque do seu negócio.
Porém, para ficar ainda mais claro que fazer o cadastro no Perfil da Empresa é essencial, iremos listar os principais benefícios de ter a sua empresa nas pesquisas online:
- Funciona como um “cartão de visita” moderno, com todas as informações que os seu clientes precisam, sempre atualizadas;
- Atrai novos clientes para a sua empresa, de forma orgânica e simples;
- É totalmente gratuito para se cadastrar;
- Garante a confiabilidade do seu negócio, com avaliações de clientes reais;
- Aproxima o seu negócio dos seus consumidores, permitindo responder dúvidas e responder a comentários;
- Compila e oferece diversos dados estratégicos para a sua gestão, como o número de cliques no seu Perfil da Empresa, ligações a partir do telefone exibido na conta, além do número de pedidos.
Produzindo conteúdo para o seu Social Commerce
Antes, quando demos uma breve definição do que é social commerce, fizemos questão de utilizar a palavra “estratégia” para descrevê-lo.
Porque, da mesma forma que você não pode apenas colocar produtos em uma prateleira e esperar que todos se vendam sozinhos, o seu sucesso com o social commerce não depende apenas de abrir uma conta e colocar seus produtos nela.
Afinal, para atrair e criar uma audiência nas redes sociais, você precisa envolver e criar uma reputação para a sua marca, e isso é feito com planejamento.
Por isso, a grande tendência para o social commerce e que vem dando bons resultados é a produção do marketing de conteúdo, que aproxima seu negócio dos potenciais clientes.
Por vezes, para criar o melhor conteúdo e as melhores conversões de venda, contratar serviços de marketing digital pode ser a saída com o melhor custo-benefício.
Conclusão
A estratégia de social commerce já é de extrema importância para o sucesso de qualquer loja ou empresa. É algo que segue em expansão e da qual você deve sempre buscar se manter atualizado.
Por isso, estamos sempre trazendo as novidades que fazem a diferença nos resultados do seu negócio!
Esperamos que você tenha compreendido mais sobre o assunto e que tenha entendido o impacto que o seu conteúdo das redes sociais tem nas suas vendas e na reputação da sua marca.
E se você quer que a sua empresa tenha maior destaque nas redes sociais, uma agência de Marketing Digital é a ajuda capacitada que você precisa para chegar no próximo nível.
Aqui, na Global Project, nós somos especialistas em todas as estratégias que faltavam para você atrair novos clientes e explorar todo o potencial virtual da sua marca.
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Até a próxima!