Quer começar um e-commerce de sucesso com agilidade e inúmeros recursos? Então, o WooCommerce pode ser exatamente o que você procurava.
Funcionando a partir de um plugin no WordPress, o CMS mais utilizado do mundo, o WooCommerce é responsável por lançar milhares de lojas virtuais todos os dias.
Afinal, não faltam atrativos para começar um e-commerce através dele. Seus diversos temas para personalização, um sistema escalável para atender o seu negócio e o baixo investimento necessário para colocar o site no ar são apenas algumas das vantagens que vamos trazer neste artigo.
Por isso, continue lendo e fique por dentro de tudo sobre o WooCommerce e porque criar uma loja virtual com esse plugin faz toda a diferença.
O que é WooCommerce
Como dito anteriormente, o WooCommerce é um plugin capaz de converter um site WordPress em um e-commerce totalmente equipado, com temas diversos, integrações com empresas de frete, uma interface modular e muito mais.
Ou seja, o WooCommerce alia ferramentas poderosas e flexíveis com uma grande facilidade de uso e customização.
E o melhor de tudo: ele é um plugin open source, gratuito para baixar e usar à vontade.
Por isso, com mais de 5,1 milhões de lojas ativas, o WooCommerce já é responsável por cerca de 23% de todo o comércio online do mundo.
A história do WooCommerce
No ar desde 2011, o WooCommerce rapidamente se tornou a preferência de pequenas e médias empresas para abrir um e-commerce próprio.
Parte desse sucesso foi graças a compra do WooCommerce e sua empresa irmã, WooThemes, pela Automattic em 2015, companhia responsável por gerenciar o WordPress.
Até hoje, essa compra se mostrou extremamente produtiva, levando ao crescimento da ferramenta e tornando este um dos plugins mais bem sucedidos da história.
WordPress: o maior CMS do mundo
Bom, não podemos continuar falando das vantagens que o WooCommerce oferece sem antes explicar um pouco mais sobre o sistema que o hospeda: o WordPress.
O WordPress é uma plataforma CMS (Content Management System), que pode ser traduzida livremente com um sistema de gestão de conteúdo. Através desse tipo de sistema, você consegue manter websites, blogs, lojas, aplicativos e etc.
Sua flexibilidade permitiu que ele criasse os mais variados tipos de site, tornando- se o sistema mais famoso do planeta. Atualmente, o WordPress administra cerca de 61% de todo o mercado de CMS do mundo.
Fora isso, esse sistema possui uma comunidade muito engajada, que cria novos temas e ferramentas regularmente. Hoje, a plataforma já acumula mais de 50.000 plugins diferentes.
Dessa forma, mesmo com quase duas décadas de criação, o WordPress se mantém em dia com as novidades e demandas do mercado. Não há perspectiva para que ele perca sua liderança no mundo digital ou se torne obsoleto tão cedo.
Por que usar WooCommerce?
O WooCommerce pode não ser a única opção para criar a sua loja virtual – muito menos o único plugin que faz isso dentro da hospedagem WordPress.
Porém, uma coisa é certa: sua compatibilidade, facilidade de uso e flexibilidade são incomparáveis.
Confira abaixo 5 razões (dentre outras inúmeras) para escolhê-lo como base para o seu e-commerce.
1 – Adaptável a qualquer negócio
Cada negócio tem estratégias diferentes de venda para seus produtos e serviços que são específicos do segmento de atuação. Felizmente, o WooCommerce é capaz de vender praticamente qualquer coisa.
Você pode fazer uma loja virtual para vender produtos, com estoque próprio ou através de dropshipping, vender serviços ou até mesmo assinaturas.
Assim, não importa qual o objetivo da empresa, existem adaptações que você pode fazer com temas, ferramentas ou até mesmo outros plugins para criar a loja perfeita para o seu negócio.
Porém, um objetivo que é almejado por qualquer negócio é o seu crescimento. E, para isso, o WooCommerce também é ideal, sendo escalonável e crescendo junto à sua marca.
2 – Baixo investimento
Bom, retomando o que dissemos anteriormente, tanto o WordPress quanto o WooCommerce são inteiramente gratuitos para serem utilizados, uma vez que são ferramentas do tipo open source.
Nesse sentido, com um pouco de paciência e muito aprendizado, você consegue montar a sua própria loja sozinho.
Entretanto, para obter o resultado desejado, recomendamos que você procure por bons desenvolvedores e profissionais em WooCommerce. Por exemplo, com o investimento em uma gestão realizada por uma agência especializada, você terá a garantia de um site com os melhores plugins disponíveis para o seu negócio, constantemente atualizado e seguro.
Atualização recente na ferramenta de pesquisa
Uma atualização foi feita recentemente à ferramenta de pesquisa do LinkedIn, visando melhorar a experiência do usuário.
Ela se aproxima da Helpful Content Update, promovida pelo Google, que visa por conteúdos inéditos e que agregam relevância ao tema tratado.
Por isso, não vale mais apostar em repostar citações ou textos famosos, aposte em conteúdo próprio para engajar.
3 – Comunidade engajada
A comunidade do WooCommerce, assim como a do WordPress, é vibrante. São milhares de profissionais que adicionam detalhes, criam extensões e personalizam temas por um valor acessível ou, até mesmo, gratuito.
Você também tem a facilidade de tirar dúvidas ou resolver qualquer problema nas inúmeras comunidades criadas em torno dessas ferramentas. Aproveite!
4 – Interface de módulos
Assim como o WordPress, o WooCommerce possui uma interface de trabalho modular.
Ou seja, assim como a construção de um site no WordPress é feita através da adição de plugins, o WooCommerce também se beneficia de extensões projetadas especificamente para ele.
Com isso, você garante diversas facilidades de uso, funcionalidades personalizadas e muito mais, melhorando não só a sua experiência de gestão do seu e-commerce como também a navegação dos usuários em sua loja.
5 – Analytics, SEO e muito mais
E quando falamos em plugins que podem ser adicionados ao WooCommerce, estamos falando sobre estratégias que vão impulsionar o seu negócio e suas vendas.
Uma das funcionalidades importantes disponíveis é a de analytics.
Esta já é uma funcionalidade que se encontra embutida no WooCommerce e permite ver reunir dados importantes sobre seus clientes para calibrar suas estratégias de venda.
Além disso, ele permite integrar com facilidade outros serviços poderosos, como o Google Analytics.
Outros plugins que fazem a diferença na presença do seu negócio online são os de SEO, que avaliam a probabilidade de seus produtos aparecerem nas primeiras páginas de ferramentas de pesquisa, como o Google.
Por fim, o que não faltam são opções para instalar. Porém, é necessário cautela e critério na hora de selecioná-los para manter um site leve e seguro.
Comece já o seu e-commerce!
Que o WooCommerce é uma das melhores plataformas de e-commerce da atualidade já deve ter ficado claro. Então, o que você está esperando para começar o seu?
Desfrute das vantagens de uma ferramenta completa, fácil de usar e que se adapta às necessidades do seu negócio.
E se você busca pelas melhores formas de alcançar seus objetivos e aproveitar ao máximo os benefícios do WooCommerce, conte com uma agência de marketing digital para fazer a sua loja virtual.
E, nisso, a Global Project é especialista. Deixe a gestão do seu e-commerce conosco e tenha os melhores resultados.
Por que você não aproveita e vem tomar um cafezinho com a gente? ☕ Estamos disponíveis para te ajudar com as estratégias de marketing digital que vão levar seu negócio para o próximo nível!
Por fim, não se esqueça de acompanhar a gente aqui no blog e pelo Instagram.
Até a próxima!