O Google Analytics é uma ferramenta poderosa para monitorar o seu site e formular estratégias que vão fazer a diferença no seu negócio.
Como deve ter ficado claro pelo nome, é um serviço gratuito da gigante do Vale do Silício, o Google. Ele se integra a outros serviços da empresa como o Ads e o Search Console e traz inúmeros benefícios para quem deseja receber estatísticas sobre os acessos do seu blog ou loja online.
E quando dizemos inúmeros benefícios, não estamos exagerando. A automatização de relatórios do Google Analytics, com o monitoramento dos melhores e mais produtivos dados, permite compreender a sua audiência e como ela se conecta a você de maneira natural.
Assim, o Google Analytics permite visualizar todos os pontos de sucesso do seu site e do seu negócio. E, também, descobrir tudo o que pode ser melhorado através das estratégias de marketing digital.
À primeira vista, uma ferramenta que exibe tantos números e estatísticas pode parecer muito complicada e até “assustadora”.
Mas não se preocupe! Continue lendo e descubra como utilizar o Google Analytics de uma maneira descomplicada e sabendo desfrutar de todo o seu potencial.
O que é o Google Analytics?
Como já dissemos, o Google Analytics é uma ferramenta que permite o monitoramento dos mais diversos tipos de sites e aplicativos.
Não importa se o seu objetivo seja analisar o tráfego do seu blog ou a melhor compreensão do desempenho de sua loja virtual: o Google Analytics é capaz de oferecer todas essas métricas.
Isso porque, o Google Analytics monitora diversos parâmetros, como por exemplo:
- Número total de acessos;
- Visitantes únicos e visitantes que retornaram;
- Conversões de vendas;
- Origem do acesso (por links, pela pesquisa no Google, etc.);
- Localização dos visitantes;
- Dispositivos utilizados para acesso;
- Campanhas de marketing com os melhores resultados.
Assim, de uma maneira geral, podemos dizer que o objetivo dessa ferramenta é entender o comportamento dos visitantes que navegam em seu site, a partir de relatórios periódicos e detalhados.
Ao mesmo tempo, também oferece atualizações constantes sobre os resultados da sua presença online.
Por que utilizar o Google Analytics?
Quando lidamos com estratégias de marketing digital sem dados, é como se estivéssemos tentando enxergar com clareza sem utilizar os nossos óculos (de grau altíssimo).
Logo, utilizar uma ferramenta como o Google Analytics tem justamente esse intuito: trazer clareza para as centenas de perguntas que você tem sobre as suas estratégias online.
Se você quiser saber quanto tempo as pessoas passam no seu site, qual o dia da semana com mais acessos ou entender quais os motivos de uma queda nas vendas, é imprescindível ter o monitoramento do Google Analytics sempre em dia.
Por isso, assim que você instala esse serviço em seu site, você já começa a ter informações valiosas para acompanhar o seu público.
Descubra os horários com a melhor performance
É natural que existam horários ou dias da semana que representam um maior pico de usuários e engajamento em seu site.
Com o Google Analytics, você se torna capaz de definir os momentos de ação que geram o melhor retorno. Além disso, as atualizações constantes conferem maior precisão e permitem o monitoramento de quaisquer flutuações.
Descubra os dispositivos utilizados para acesso
Monitorar os dispositivos que estão sendo utilizados para acessar o seu site é outro benefício importante do Google Analytics.
Em um primeiro momento, essa informação pode parecer desnecessária, mas ela é essencial para desenvolver conteúdos otimizados, que fazem com que o usuário tenha a melhor experiência em seu site.
Hoje, por exemplo, a otimização de páginas para dispositivos móveis é um diferencial para o rankeamento de sites nas pesquisas do Google.
Compreenda a taxa de rejeição do seu site
Saber a quantidade de pessoas que abandonam o seu site pode ser um ótimo indicador para estratégias futuras.
Afinal, se o usuário saiu do site sem ao menos interagir com a sua página e seu conteúdo, é muito provável que o problema esteja em um desses fatores.
Por isso, se a taxa de rejeição do seu site estiver alta, você precisa reavaliar a qualidade do conteúdo ou até mesmo a interface do seu site.
Como transformar estatísticas em estratégias com o Google Analytics
Portanto, o Google Analytics traz muitas informações que você pode explorar. Mas não se preocupe em aprender sobre todas elas de uma vez, porque transformar esses dados em ações requer tempo e atenção diária.
No meio tempo, você pode se divertir e se dedicar a conhecer a interface e os recursos da ferramenta.
No fim, você precisa estar aberto para que os insights do Google Analytics façam parte da sua rotina. Dia após dia, os dados se tornam mais confiáveis e consistentes, permitindo gerir o seu negócio de forma muito mais prática.
Porém, se você busca por um acompanhamento profissional, que otimiza o seu tempo e realmente transforma dados em estratégias, contratar uma agência de Marketing Digital é o fator capaz de fazer essa diferença.
Aqui, na Global Project, nós somos especialistas no monitoramento de sites através de relatórios diários, personalizados a partir dos seus objetivos com o uso Google Analytics. Venha com a gente utilizar essa ferramenta para descobrir novas estratégias e soluções!
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Até a próxima!