Global Project

marketing digital, impulsionar negócio, presença online, estratégias personalizadas, resultados de pesquisa, expertise, websites responsivos, redes sociais, inbound marketing, Google Ads, e-commerce,
  • AGÊNCIA
  • SERVIÇOS
  • PORTFÓLIO
  • CLIENTES
  • CLIENTES
  • DEPOIMENTOS
  • BLOG
  • CONTATO
  • CONTATO
marketing digital, impulsionar negócio, presença online, estratégias personalizadas, resultados de pesquisa, expertise, websites responsivos, redes sociais, inbound marketing, Google Ads, e-commerce,
Menu
  • AGÊNCIA
  • SERVIÇOS
  • PORTFÓLIO
  • CLIENTES
  • CLIENTES
  • DEPOIMENTOS
  • BLOG
  • CONTATO
  • CONTATO

|

Descomplicando o Google Analytics: como transformar estatísticas em estratégias

  • Global Project
  • 18/08/2022
  • No Comments

O Google Analytics é uma ferramenta poderosa para monitorar o seu site e formular estratégias que vão fazer a diferença no seu negócio.

Como deve ter ficado claro pelo nome, é um serviço gratuito da gigante do Vale do Silício, o Google. Ele se integra a outros serviços da empresa como o Ads e o Search Console e traz inúmeros benefícios para quem deseja receber estatísticas sobre os acessos do seu blog ou loja online.

E quando dizemos inúmeros benefícios, não estamos exagerando. A automatização de relatórios do Google Analytics, com o monitoramento dos melhores e mais produtivos dados, permite compreender a sua audiência e como ela se conecta a você de maneira natural.

Assim, o Google Analytics permite visualizar todos os pontos de sucesso do seu site e do seu negócio. E, também, descobrir tudo o que pode ser melhorado através das estratégias de marketing digital.

À primeira vista, uma ferramenta que exibe tantos números e estatísticas pode parecer muito complicada e até “assustadora”. 

Mas não se preocupe! Continue lendo e descubra como utilizar o Google Analytics de uma maneira descomplicada e sabendo desfrutar de todo o seu potencial.

O que é o Google Analytics?

Como já dissemos, o Google Analytics é uma ferramenta que permite o monitoramento dos mais diversos tipos de sites e aplicativos. 

Não importa se o seu objetivo seja analisar o tráfego do seu blog ou a melhor compreensão do desempenho de sua loja virtual: o Google Analytics é capaz de oferecer todas essas métricas.

Isso porque, o Google Analytics monitora diversos parâmetros, como por exemplo:

  • Número total de acessos;
  • Visitantes únicos e visitantes que retornaram;
  • Conversões de vendas;
  • Origem do acesso (por links, pela pesquisa no Google, etc.);
  • Localização dos visitantes;
  • Dispositivos utilizados para acesso;
  • Campanhas de marketing com os melhores resultados.

Assim, de uma maneira geral, podemos dizer que o objetivo dessa ferramenta é entender o comportamento dos visitantes que navegam em seu site, a partir de relatórios periódicos e detalhados. 

Ao mesmo tempo, também oferece atualizações constantes sobre os resultados da sua presença online.

Por que utilizar o Google Analytics?

Quando lidamos com estratégias de marketing digital sem dados, é como se estivéssemos tentando enxergar com clareza sem utilizar os nossos óculos (de grau altíssimo).

Logo, utilizar uma ferramenta como o Google Analytics tem justamente esse intuito: trazer clareza para as centenas de perguntas que você tem sobre as suas estratégias online.

Se você quiser saber quanto tempo as pessoas passam no seu site, qual o dia da semana com mais acessos ou entender quais os motivos de uma queda nas vendas, é imprescindível ter o monitoramento do Google Analytics sempre em dia.

Por isso, assim que você instala esse serviço em seu site, você já começa a ter informações valiosas para acompanhar o seu público.

Descubra os horários com a melhor performance

É natural que existam horários ou dias da semana que representam um maior pico de usuários e engajamento em seu site.

Com o Google Analytics, você se torna capaz de definir os momentos de ação que geram o melhor retorno. Além disso, as atualizações constantes conferem maior precisão e permitem o monitoramento de quaisquer flutuações.

Descubra os dispositivos utilizados para acesso

Monitorar os dispositivos que estão sendo utilizados para acessar o seu site é outro benefício importante do Google Analytics.

Em um primeiro momento, essa informação pode parecer desnecessária, mas ela é essencial para desenvolver conteúdos otimizados, que fazem com que o usuário tenha a melhor experiência em seu site.

Hoje, por exemplo, a otimização de páginas para dispositivos móveis é um diferencial para o rankeamento de sites nas pesquisas do Google.

Compreenda a taxa de rejeição do seu site

Saber a quantidade de pessoas que abandonam o seu site pode ser um ótimo indicador para estratégias futuras.

Afinal, se o usuário saiu do site sem ao menos interagir com a sua página e seu conteúdo, é muito provável que o problema esteja em um desses fatores.

Por isso, se a taxa de rejeição do seu site estiver alta, você precisa reavaliar a qualidade do conteúdo ou até mesmo a interface do seu site.

Como transformar estatísticas em estratégias com o Google Analytics

Portanto, o Google Analytics traz muitas informações que você pode explorar. Mas não se preocupe em aprender sobre todas elas de uma vez, porque transformar esses dados em ações requer tempo e atenção diária. 

No meio tempo, você pode se divertir e se dedicar a conhecer a interface e os recursos da ferramenta.

No fim, você precisa estar aberto para que os insights do Google Analytics façam parte da sua rotina. Dia após dia, os dados se tornam mais confiáveis e consistentes, permitindo gerir o seu negócio de forma muito mais prática.

Porém, se você busca por um acompanhamento profissional, que otimiza o seu tempo e realmente transforma dados em estratégias, contratar uma agência de Marketing Digital é o fator capaz de fazer essa diferença.

Aqui, na Global Project, nós somos especialistas no monitoramento de sites através de relatórios diários, personalizados a partir dos seus objetivos com o uso Google Analytics. Venha com a gente utilizar essa ferramenta para descobrir novas estratégias e soluções!

Quer conhecer mais? Por que você não aproveita e marca um cafezinho com a gente? ☕ Estamos disponíveis para tirar todas as suas dúvidas!

E não se esqueça de acompanhar a gente aqui no blog e pelo Instagram!  

Até a próxima!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × um =

PrevAnteriorQual a diferença entre Social Media e estrategista digital?
PróximoHelpful Content Update: o algoritmo do Google que promete mudar o SEONext
TAGS
abordagem agressiva agencia de marketing digital são paulo agência de design e marketing agência de marketing agência de marketing digital agência de marketing digital campinas agência de marketing digital online agência de marketing digital para pequenas empresas agência de marketing digital preços agência de marketing digital sp agência de marketing e publicidade agência de marketing google ads agência de marketing médico agência de marketing para ecommerce agência de marketing para pequenas empresas agência de seo agência em campinas agência marketing agência marketing digital pequenas empresas sp agência para ecommerce agência para pequenas empresas boa gestão equipe virtual estratégia de marketing ferramentas adequadas google ads google ads como funciona google ads o que é google ads palavras chaves google ads para advogados google adwords home office marketing marketing de conteúdo marketing digital marketing digital em campinas marketing inbound marketing jurídico porque contratar uma agência de marketing digital redes sociais SEO site para empresa tipo de marketing trabalho a distância trello
CATEGORIAS
Automação Mkt (RD Station) Blog Branding e Peças Publicitárias Campanha Facebook ADS Campanha Google ADS Campanha Linkedin Ads E-Commerce e Marketplaces Inbound-Marketing Marketing Digital Marketing Digital Completo Outbound Marketing Redes Sociais Sem categoria SEO e Busca Orgânica Website Responsivo WordPress
logotipo-global-project-

#vempranave

CONTATOS

São Paulo: (11) 3192-6020

Campinas: (19) 3516-5989

WhatsApp: (19) 99126-0373

E-mail: atendimento@globalproject.com.br

Endereço: Avenida Marechal Rondon, 700 Sala 704 Jardim Chapadão, Campinas/SP

NOSSAS REDES SOCIAIS

Instagram Facebook Linkedin Youtube Whatsapp

FORMULÁRIO

Preencha o formulário que entramos em contato

logotipo-global-project-

#vempranave

CONTATOS

Telefone: (19) 3241-1773

WhatsApp: (19) 99126-0373

E-mail: atendimento@globalproject.com.br

Endereço: Avenida Marechal Rondon, 700 Sala 704 Jardim Chapadão, Campinas/SP

NOSSAS REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube Linkedin Whatsapp

FORMULÁRIO

Preencha o formulário que entramos em contato

Somos
Certificados

selo
RD Station partner
PartnerBadgeClickable-_2_

Somos
Certificados

selo
RD Station partner
PartnerBadgeClickable-_2_

Desenvolvido com amor 😍 por Global Project Marketing Digital | 2024 ©

Agencia RD Global Marketing Digital
contato mensagem