O Google acabou de anunciar uma repaginada no seu algoritmo de busca. Essa atualização, que eles estão chamando de Helpful Content Update, promete melhorar a experiência dos usuários da plataforma, deixando mais fácil o acesso a conteúdos originais e de qualidade.
Agora, para as pessoas que trabalham com estratégias de SEO, essa foi uma novidade que deixou muita gente preocupada. Textos que são escritos pensando apenas nos rankings de pesquisas e que deixam o conteúdo em segundo plano não serão mais recompensados com um bom posicionamento.
Assim, esse novo algoritmo, de acordo com as próprias palavras do Google, promete impulsionar apenas os conteúdos que são escritos “por pessoas e para pessoas”.
Mas o que exatamente é esse conteúdo que vai ser priorizado e o que vai mudar na prática? Continue lendo e descubra mais sobre essa atualização que ainda promete dar o que falar.
O que é a Helpful Content Update
Atualmente, o que mais existem são blogs que fazem conteúdo em busca de volume e não de qualidade.
O conteúdo desses textos costuma ser recheado de informações recicladas de outros artigos e que utilizam das estratégias de SEO apenas para rankear melhor e receber mais visitas, sem oferecer nenhum valor em troca.
Dessa forma, o Google está lançando essa nova atualização em seu algoritmo justamente para combater esse tipo de artigos. Daí, nós tiramos o motivo do nome da atualização, chamada Helpful Content Update — ou, em uma tradução livre, “atualização de conteúdo útil”.
A partir de sua inteligência artificial, o Google promete um novo ranqueamento dos resultados de pesquisa, que vai desvalorizar sites que publicam conteúdo reciclado e de baixo valor, que foram escritos de maneira claramente automatizada.
Já o “conteúdo útil” que a empresa promete deixar nos primeiros resultados das pesquisas da ferramenta são os textos que tem em mente o leitor, e não os textos que apenas buscam por cliques e tráfego na web.
Logo, os conteúdos que não respondem as dúvidas dos usuários e que são reconhecidos como meras reproduções sobre o assunto terão menos espaço em toda a plataforma de pesquisa.
Mas como esse algoritmo vai funcionar e quando ele começa a valer? Para essas perguntas nós ainda não temos todas as respostas, mas podemos trazer o que nós já temos conhecimento.
O que o Helpful Content Update irá mudar na prática
O Helpful Content Update será responsável por separar os conteúdos que ele considera úteis dos que ele considera que são escritos por robôs ou que foram feitos apenas buscando por cliques nas pesquisas.
Para isso, tudo indica que a empresa está utilizando de uma tecnologia de machine learning, capaz de avaliar diversos pontos de maneira automatizada e aprender com seus erros e acertos ao longo de sua implementação.
Porém, ainda não sabemos exatamente quais são esses pontos e sinais a serem avaliados pelo algoritmo, mas acreditamos que eles estejam ligados a questões como:
- A semelhança do texto com o de outros sites;
- A taxa de rejeição e o tempo que as pessoas permanecem no texto;
- A falta de especialização dos sites, que escrevem sobre qualquer assunto que esteja em alta.
E como ainda não sabemos com clareza quais são os critérios que o Helpful Content Update levará em consideração, isso levantou receios sobre a forma que o algoritmo está programado para trabalhar.
Isso porque a explicação do Google sobre o algoritmo pegou todos de surpresa, propondo que a avaliação negativa de um artigo não afeta apenas a presença desse único texto nas pesquisas, mas, sim, do site como um todo.
E o pior, tudo indica que pode levar meses para que o site recupere o seu ranking.
Quando a atualização será feita?
Se vocês acreditavam que o Google daria um prazo para que os criadores de conteúdo pudessem adaptar as suas estratégias, saiba que o novo algoritmo já está entrando em vigor nesse exato momento.
Com início nas últimas semanas de agosto de 2022, o Helpful Content Update começa a mudar o ranqueamento das pesquisas em inglês. Já a expansão para as pesquisas em outras línguas deve ocorrer em breve.
“Isso já aconteceu antes?” — Relembre os algoritmos Florida (2003) e Panda (2011)
As mudanças e atualizações do algoritmo do Google são sempre responsáveis por causar um alvoroço no Marketing Digital.
De tempos em tempos, o Google traz novidades para sempre trazer conteúdo relevante para seus usuários — e, com isso, é responsável por transformar também as estratégias de SEO no processo.
O primeiro algoritmo a ser implantado para combater os sites de baixa qualidade na internet foi o Florida, de 2003. Essa atualização é reconhecida por trazer o SEO para o primeiro plano, recompensando boas práticas com um bom ranqueamento.
Porém, o algoritmo que está mais fresco na memória dos profissionais de SEO é o Panda, de 2011.
Esse algoritmo passou a penalizar conteúdos de baixa qualidade e sites que apresentavam muito anúncios, afetando negativamente cerca de 12% de todos os resultados de pesquisa.
É esperado que o Helpful Content Update seja muito próximo do que o Panda foi na década passada, mudando completamente as recomendações de SEO.
O que fazer para não ser prejudicado pelo algoritmo
Nesse sentido, nós que produzimos conteúdos em português temos um pouco mais de tempo para nos prepararmos e adaptar nossas estratégias.
Por isso, é importante ficar de olho sobre as novidades que estão sendo observadas nas pesquisas em inglês e quais são as estratégias de SEO que estão sendo repensadas e reformuladas pelos profissionais de marketing.
O Google já deu algumas dicas do que eles buscam de conteúdo útil no anúncio da atualização, como por exemplo:
- Conteúdos de sites com um público fiel e que demonstram expertise de primeira mão;
- Textos que são mais que resumos de outros artigos na internet, que adicionam coisas novas ao tema;
- Conteúdo original, que não é apenas mais um texto sobre um mesmo assunto em alta;
- Textos que respondem as perguntas dos leitores, sem especulações ou falsas informações.
Entretanto, é verdade que ainda é um pouco cedo para prever o quão grande será o impacto desse algoritmo nas estratégias de SEO.
Mesmo assim, é possível que daqui alguns anos nós olhemos para trás e vejamos essa atualização como um catalisador de mudanças no marketing de conteúdo.
Investindo no futuro com o Helpful Content Update
Por fim, é importante lembrar que, por mais que as estratégias de SEO davam resultados incríveis, o mais importante nunca foi esse tipo “fórmula” que foi tão difundida.
O mais importante sempre foi (e sempre será) o conteúdo de qualidade, relevante e autêntico.
Aqui, na Global Project, nós estamos sempre buscando estratégias inovadoras e efetivas, capazes de obter resultados não pelos atalhos ou por improvisos, mas através de um trabalho original e pensado no público.
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