Novas tendências do marketing digital não param de surgir nos últimos anos, especialmente quando lidamos com redes sociais e o seu potencial. Porém, existe um conceito que tem sido cada vez mais empregado em qualquer nova tendência: o conteúdo humanizado.
Seja no marketing de influência, no inbound marketing ou até mesmo no outbound marketing, um conteúdo que é feito por pessoas e visivelmente direcionado para pessoas tem otimizado os resultados das empresas.
Afinal, por mais que o objetivo final seja vender um produto ou serviço, a marca também precisa se esforçar para que a experiência de quem está do outro lado da tela seja a melhor possível.
Por isso, neste artigo vamos falar um pouco sobre como a reputação de uma marca e o futuro do marketing digital estão cada vez mais ligados ao conteúdo humanizado.
Conteúdo humanizado: quem está do outro lado da tela?
O conteúdo humanizado é aquele em que são priorizados os interesses, as dores, os sentimentos e as vontades de quem a campanha busca atingir.
É através dele que a marca consegue compreender e antecipar os hábitos e comportamentos do seu público. Com uma estratégia centrada no ser humano.
Dessa forma, para humanizar suas formas de comunicação, cada empresa busca métodos, linguagens e mensagens que façam sentido para o seu público-alvo. E quando falamos sobre público-alvo, um dos conceitos mais importantes para o direcionamento dessa comunicação da marca é o estabelecimento de personas.
Uma boa construção de personas, pensadas para serem guias de seus clientes reais, é o primeiro passo para estreitar a conexão entre o seu negócio e a sua clientela.
Através delas, é feita a criação de materiais mais relevantes e comoventes. Mais prováveis de atender as demandas de seu público-alvo.
A importância do conteúdo humanizado
A princípio, a busca por um atendimento mais humano e atencioso é quase um consenso entre consumidores.
Afinal, de acordo com pesquisas recentes, 86% dos consumidores preferem uma interação humana do que outra automatizada. E isso reflete também sobre como os clientes interagem com o conteúdo que a marca escolhe transmitir.
Cada vez mais, a construção da reputação da marca tem se baseado menos na divulgação mecanizada e centrada apenas em produtos e serviços. Ao invés disso, dão mais importância para estratégias que tenham significado para as pessoas.
Por isso, nós vemos cada vez mais a produção de conteúdos voltados para o storytelling, o slow content e que transmitem os valores da empresa.
Essas são as estratégias do marketing atual que cumprem com o que as pessoas querem consumir nas redes sociais. Assim, trazendo faturamento e garantindo a fidelidade dos seus consumidores.
O marketing digital constrói relações
Uma das prioridades do marketing digital é certificar que a empresa consiga estabelecer seu espaço no mercado. Utilizando as ferramentas do universo online para que isso seja possível.
Entretanto, isso não é atingido sem que sejam feitas tentativas assertivas para construir relações com o público.
Afinal, mais de 70% dos consumidores esperam que as suas necessidades e desejos sejam correspondidos e antecipados, de acordo com uma pesquisa da Salesforce.
Isso apenas evidencia que a função do marketing atual é mostrar que as marcas entendem o seu público, ao mesmo tempo em que se dedicam para atendê-los e entretê-los.
“Oi, eu sou a Lu!”: influencers digitais na humanização das marcas
O conteúdo humanizado foi responsável, ao mesmo tempo, por promover e refletir a ascensão dos influencers das redes sociais como meios importantes de comunicação com o público.
Ironicamente, uma das formas mais comuns que as grandes marcas têm adotado para humanizar suas estratégias de marketing tem sido a criação dos chamados influencers virtuais.
Esses avatares conversam diretamente com o público e conquistam o engajamento desejado pela empresa. Um exemplo muito bem sucedido é a Lu, da Magazine Luiza, com redes sociais próprias que aproximam a marca do dia a dia de seus consumidores.
Os benefícios do conteúdo humanizado para o seu negócio
Ao passo em que os benefícios do conteúdo humanizado tem ficado cada vez mais claro para a experiência do cliente, vamos tratar também sobre o que ele significa para o seu negócio.
Afinal, adotar um marketing humanizado exigiria o abandono de outras estratégias que são tão essenciais para o mercado atual, como a automação de e-mails?
A resposta é não, os serviços de automação do marketing e os esforços para humanizar a comunicação não só podem, como devem estar sendo visados pela empresa paralelamente.
Assim, as práticas de personalização de mensagens e da compreensão das necessidades e dores dos seus clientes podem ser transmitidas para a linguagem dos e-mails que serão disparados.
Com um conteúdo que faz o cliente se sentir ouvido e especial, que o entretém e informa sobre a transparência e valores da empresa, o seu negócio enfim pode utilizar todo o potencial do marketing digital para fidelizar consumidores e impulsionar as vendas.
Conclusão
Resumidamente, o conteúdo humanizado é a tendência que está presente em todas as estratégias atuais de marketing.
Isso porque é uma estratégia que traz resultados aproximando a empresa do seu público e melhorando a experiência dos usuários das redes sociais com as marcas e suas campanhas.
Porém, por mais que traga inúmeros benefícios para as estratégias de marketing digital, ainda requer uma atenção especial para a construção de personas para entender o público e saber se há um impacto positivo nas métricas das redes sociais.
Por isso, a importância de procurar uma agência especializada em marketing digital é imprescindível, pois são os profissionais que mais entendem sobre as tendências do mercado.
Aqui, na Global Project, nós buscamos sempre te auxiliar a estar no domínio dos interesses do seu público-alvo e dos seus objetivos para o sucesso do seu negócio. Por que você não aproveita e marca um cafezinho com a gente? ☕ Estamos disponíveis para tirar todas as suas dúvidas!
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