Para o sucesso de qualquer empresa que trabalha com atendimento de público, o Google Meu Negócio foi sempre uma ferramenta importantíssima. Através dele, o estabelecimento é facilmente encontrado durante a pesquisa na plataforma e no Google Maps.
E mais, o Google Meu Negócio permite que seus potenciais clientes encontrem facilmente todas as informações relevantes sobre o seu estabelecimento nessa busca. Por exemplo, endereço, número de telefone, e-mail, opções de delivery e as redes sociais.
Agora, a gigante da tecnologia atualizou a ferramenta, e o nome Google Meu Negócio foi oficialmente aposentado.
Nesse sentido, mesmo que muitos ainda se refiram à ferramenta com seu título anterior, a partir de 2022 ela é chamada de Perfil da Empresa.
Porém, mesmo que seja principalmente uma mudança de nome, a plataforma promete também trazer novidades quanto a sua usabilidade.
Por isso, continue lendo e descubra de uma vez por todas o porquê de utilizar essa ferramenta da Google e quais as suas vantagens para as estratégias do seu negócio.
O que é o Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio (ou Google My Business, no inglês) é a ferramenta da Google responsável por facilitar que uma empresa seja encontrada em sua rede de pesquisa.
Ao mesmo tempo, fornece um acesso completo às informações sobre ela, como endereço, horário de funcionamento, fotos e avaliações.
Lançada em 2014, essa ferramenta apresenta muitas empresas, como restaurantes e estabelecimentos comerciais, para novos clientes e frequentadores. E o melhor: sempre de maneira gratuita e de fácil cadastro.
Sobretudo, o Google Meu Negócio costuma levar em consideração 3 fatores ao exibir os resultados das pesquisas por estabelecimentos comerciais: a relevância, o destaque do local e a distância do cliente.
Primeiro, a relevância diz respeito ao quanto o seu negócio se enquadra no que o cliente buscou.
O destaque considera as avaliações e a popularidade do estabelecimento.
Por fim, a hierarquia de distâncias vai dos estabelecimentos mais próximos para os mais distantes, de acordo com a localização da pessoa que busca pelos estabelecimentos.
Logo, quanto mais informações, fotos e feedbacks você adicionar para o perfil da sua empresa na plataforma, mais chances dela aparecer com destaque nas pesquisas.
Assim, isso gera uma conquista orgânica de clientes, a partir da qual podemos compor o que chamamos de Inbound Marketing.
Google Meu Negócio e Inbound Marketing
Uma das principais estratégias de Inbound Marketing que beneficiam qualquer empresa é a de SEO (Search Engine Optimization).
Por isso, se você é dono de uma empresa de serviços e produtos, o Google Meu Negócio pode ser uma alternativa para que ela apareça nas buscas da ferramenta. Isso mesmo sem um website ou outras redes sociais.
Entretanto, se quiser melhorar suas chances de rankeamento e credibilidade com o consumidor, o Google Meu Negócio não é o bastante.
Um Marketing Digital efetivo para o seu negócio, em sua totalidade, se beneficia muito da criação de websites e do gerenciamento profissional das redes sociais.
A mundança em 2022: de Google Meu Negócio para Perfil da Empresa
Afinal, o que muda para você com a troca de Google Meu Negócio para Perfil da Empresa?
À primeira vista, as mudanças não são muitas.
Nós podemos observar que houveram algumas adaptações de layout, que agrupam informações de empresas maiores, que possuem diversos locais ou filiais.
Fora isso, quanto a usabilidade da ferramenta, o gerencialmento do seu Perfil da Empresa foi integrado à conta Google e ao Google Maps.
Portanto, não é mais necessário o acesso de uma plataforma específica como era com o Google Meu Negócio.
Por fim, foram adicionadas novas formas de interagir com os seus consumidores, o que pode beneficiar o seu negócio. Entre elas estão a possibilidade de enviar mensagens diretamente aos seus clientes e o planejamento de campanhas locais, que podem ser disparadas no Google Maps e YouTube.
Porém, a Google promete novas mudanças que ainda serão compartilhadas futuramente. Por isso, fique sempre de olho aqui no blog para saber das novidades.
Quais os benefícios dessa ferramenta?
A partir de tudo o que já foi mencionado, acredito que você já consiga compreender diversas vantagens dessa ferramenta para o destaque do seu negócio.
Porém, para ficar ainda mais claro que fazer o cadastro no Perfil da Empresa é essencial, iremos listar os principais benefícios de ter a sua empresa nas pesquisas online:
- Funciona como um “cartão de visita” moderno, com todas as informações que os seu clientes precisam, sempre atualizadas;
- Atrai novos clientes para a sua empresa, de forma orgânica e simples;
- É totalmente gratuito para se cadastrar;
- Garante a confiabilidade do seu negócio, com avaliações de clientes reais;
- Aproxima o seu negócio dos seus consumidores, permitindo responder dúvidas e responder a comentários;
- Compila e oferece diversos dados estratégicos para a sua gestão, como o número de cliques no seu Perfil da Empresa, ligações a partir do telefone exibido na conta, além do número de pedidos.
Como criar uma conta Perfil da Empresa e otimizar suas estratégias
Agora, a importância de ter uma conta Perfil de Empresa para o seu negócio já deve ter ficado mais clara.
Por isso, aprenda como criar a sua e comece a otimizar suas estratégias de visibilidade nas pesquisas de internet para atrair novos clientes.
Primeiro, basta criar uma conta profissional no Gmail, com os dados referentes a sua empresa.
Depois, siga os passos na página oficial da Google que explica tudo sobre o Perfil da Empresa.
Conclusão
O Google Meu Negócio foi sempre peça-chave para a estratégia de Inbound Marketing de todos os tipos de empresa.
Entretanto, mesmo com as recentes atualizações e a troca de nome para Perfil da Empresa, essa ferramenta ainda possui importância vital para as estratégias de marketing digital da empresa, sendo essencial para que ela continue sendo descoberta por novos clientes e cresça ainda mais.
Para isso, se você quer que a sua empresa tenha maior destaque no Google e busca por um Inbound Marketing que dá resultados, pode confiar em uma agência de Marketing Digital para fazer isso acontecer.
Aqui na Global Project, nós somos especialistas em todas as ferramentas que fazem a diferença no seu negócio e que o ajudam a ir mais longe.
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