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e-commerce é um dos setores que mais cresce no Brasil e no mundo. Com a quarentena e o isolamento social, causados pela pandemia de Covid-19, esse crescimento foi ainda mais acelerado. Como as lojas físicas sofrem com o fechamento do comércio, muitas companhias correram para passarem a vender pela internet.
Com isso, a concorrência aumentou em muito para quem já estava online desde antes e, também, para os recém-chegados. De acordo com o Compre&Confie, o e-commerce brasileiro faturou R$ 9,4 bilhões só em abril deste ano. O número representa um aumento de 81% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Portanto, para se destacar neste cenário e conquistar clientes é preciso investir em algumas estratégias. O oferecimento de descontos é uma das táticas mais eficazes no comércio eletrônico e pode converter muitas vendas. Afinal quem não gosta de um desconto, não é mesmo?
Mas como oferecer desconto sem comprometer o orçamento da loja? A Global responde! Descubra essa e outras respostas aqui embaixo, e crie uma boa política de descontos que atraia e fidelize seus clientes. Siga a leitura.
Política de descontos: o que é?
Sem dúvidas, a determinação do preço de um produto costuma ser um processo complexo que envolve diferentes fatores. Por isso, geralmente as empresas criam uma “política de preço”, com estratégias para se basear na decisão desse valor.
Assim, a política de descontos cumpre o mesmo papel, porém em relação à definição das ofertas do negócio. Ou seja, o desconto deve ser definido após a decisão do preço. Desse modo, além de determinar “novos preços”, a política de desconto também define outras estratégias, como de posicionamento e divulgação.
Isso porque, não basta abaixar o preço. Ao contrário, é preciso também alinhar a forma como a empresa deseja se posicionar. Além disso, definir estratégias relativas ao modo como os descontos serão comunicados aos consumidores também é muito importante.
Afinal, uma redução de preços repentina e sem planejamento, pode ser vista de modo negativo pelos clientes. Isso significa que eles podem perceber a queda do preço como um reflexo do verdadeiro valor do produto. Certamente essa visão não é positiva para a empresa.
Como criar uma boa política de descontos?
Portanto, é preciso planejamento para se criar uma boa política de descontos. Antes de tudo é preciso fazer as contas. O objetivo desse primeiro momento é se certificar de que é possível fazer a oferta sem prejudicar o negócio.
Isso porque usar muitos descontos, ou o tipo errado de redução, pode abalar seriamente seus lucros. Portanto, para garantir que seus descontos e promoções sejam apenas benéficos para sua empresa, é preciso um bom planejamento.
Certamente, é preciso estabelecer objetivos firmes para entender o que você espera conseguir com o desconto. Outro aspecto importante é compreender e usar as métricas certas para o seu e-commerce. Assim você é capaz de acompanhar e medir a eficácia de sua estratégia de descontos. Também é essencial verificar se o estoque disponível é suficiente para suprir a demanda.
O mais indicado na hora de implementar uma política de desconto para o seu e-commerce é estipular um valor máximo. Ou seja, definir uma quantia limite de desconto para cada categoria ou produto que seu e-commerce oferece. Você ainda pode trabalhar com diferentes percentuais de abatimento ao longo do ano, oferecendo benefícios de acordo com a ocasião.
Após entender esse aspecto da política de descontos, como aplicar ao seu e-commerce? Confira os exemplos que a Global separou para você:
1- Desconto na primeira compra
A política de descontos na primeira compra é uma estratégia muito comum. Quase todos os e-commerce adotam essa tática, o que significa que ele não é um grande diferencial. Entretanto, ele é extremamente importante, pois sua ausência pode fazer com que o consumidor dê preferência ao concorrente. Então, pense em maneiras de colocar esse método em prática.
Sem dúvidas, uma ótima opção é oferecer uma “troca”. Ou seja, você libera o cupom de desconto apenas se o cliente se cadastrar ou assinar a newsletter do e-commerce. Assim, você consegue ter acesso a informações muito úteis para o desenvolvimento de novos produtos, ofertas e comunicação.
2- Descontos progressivos
A lógica é a mesma do desconto por volume, usado em atacadões. Nessa estratégia, o desconto cresce conforme aumenta o valor da compra ou o número de produtos colocados no carrinho. Por exemplo, em um e-commerce que vende roupas, você pode oferecer 10% de desconto em uma peça. Assim, você aumenta para 20% em duas peças, 30% em três peças e assim sucessivamente.
Essa é uma estratégia que traz vantagens tanto para o consumidor, quanto ao e-commerce. Isso porque o cliente pode pagar menos por um maior número de produtos. Enquanto a loja aumenta o tíquete médio e a quantidade média de peças por venda. Sem dúvidas, aumentar o sell-out é igualmente uma boa prática para quem precisa renovar o estoque.
3- Descontos sazonais e em datas comemorativas
Datas especiais e períodos sazonais são ótimas oportunidades para aumentar as vendas. Isso porque, nessas épocas, mais pessoas buscam presentear os entes queridos, amigos ou pessoas amadas. Fora que muita gente espera esses dias para comprar algo que desejava há muito tempo, só para aproveitar as promoções.
No Brasil, sem dúvidas as datas que mais ganham os consumidores é o Natal e o Dia das Mães. Seguidos pelo Dia dos Pais e pela famosa Black Friday. Além disso o Dia das Crianças e o Dia dos Namorados também não ficam muito atrás. Essas são as épocas em que a procura por presentes mais cresce, portanto, não se esqueça delas. Planeje desconto para quando esses dias chegarem.
Entretanto, não se esqueça de outras celebrações, como a Páscoa e as festas juninas. Para e-commerce com públicos mais específicos, outras datas comemorativas também podem apresentar boas oportunidades. O Dia da Mulher, Dia do Rock, Dia do Orgulho Nerd, Dia do Leitor e Dia dos Animais. Veja qual mais se enquadra na sua loja virtual e marque no seu calendário.
4- Descontos para clientes fiéis
Muitas vezes o lojista comete o erro de tentar atrair apenas novos clientes. Assim, ele se esquece de fidelizar aqueles que já compraram no seu e-commerce e que podem voltar a comprar. Bom, sem dúvidas agradar novos consumidores é ótimo e traz resultados. Mas os clientes fiéis de uma loja não podem ser esquecidos.
Isso porque clientes satisfeitos, além de fazer mais aquisições, também podem ajudar a divulgar organicamente sua loja. Isso acontece quando indicamos um determinado serviço ou produto para nossos amigos. Esses clientes fazem isso sem receber nada em troca, portanto, você não gasta nada a mais. Para tanto, você só precisa manter um boa qualidade e um bom serviço.
Uma ótima forma de oferecer descontos e manter a fidelização é enviar junto do produto comprado um cupom de desconto. Assim, você estimula o cliente a realizar uma nova compra no futuro. Outra ideia é enviar ofertas especiais por e-mail, para que o cliente tenha a sensação de exclusividade.
Decerto, no caso de consumidores que não fazem compras há tempos, também existem estratégias para fazer com que eles voltem. Uma delas é enviar o desconto como um mimo para que retornem à loja, junto a uma mensagem amigável.
Conclusão
Agora é o momento para investir no seu e-commerce. Afinal, em muitas cidades, essa é a única maneira possível para os consumidores comprarem o que precisam. Então, se planeje e tenha certeza que a política de descontos escolhida pra o seu e-commerce realmente será eficiente.
Reflita sobre os exemplos e com um bom acompanhamento confira os resultados que essas estratégias estão proporcionando. Mas não se esqueça também em investir no marketing digital para que mais pessoas tenham acesso ao seu e-commerce.
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