Já pensou em ser a primeira coisa que vem na mente do consumidor? Com as estratégias de construção de Awareness, isso é possível!
Desde sempre, para medir o sucesso de uma marca, muitas vezes recorremos ao imaginário das pessoas – esponja de aço vira Bombril, lâmina de barbear é Gillette e por aí vai.
Isso é o que chamamos de Awareness e, com as estratégias certas, sua marca também pode se beneficiar desse tipo de reconhecimento.
Afinal, há pouco tempo atrás, estar “na boca do povo” dependia de grandes investimentos, com anúncios na TV, periódicos impressos e outras mídias tradicionais.
Hoje, o cenário mudou. A democratização promovida pela popularidade das redes sociais veio para mostrar que é possível criar Awareness, não importa o tamanho da marca ou orçamento de marketing.
Por isso, na era do marketing digital, tornar a sua marca conhecida em meio ao público pode – e deve – ser um dos seus objetivos principais, gerando um aumento do volume da demanda de maneira constante e sustentável.
Quer saber mais sobre o que é Awareness e como construir o seu? Então, este artigo é para você.
Vamos lá?
O que é Awareness?
Quando falamos sobre Awareness, podemos entender melhor sua definição com uma rápida tradução: brand awareness seria algo como “consciência de marca”. Ou seja, é a maneira que a marca é reconhecida e lembrada pelos consumidores.
Ser memorável nos dias de hoje é essencial para garantir o espaço de atenção do público em meio a um mercado tão concorrido.
Assim, a lógica é simples: quanto mais o público se familiariza com os seus produtos e sua mensagem, mais a sua marca se torna uma opção relevante de compra.
Dessa forma, mesmo que o termo Awareness seja muito associado ao reconhecimento de uma marca, ele também envolve questões de autoridade e percepção do público sobre a notoriedade da empresa. Está ligado ao nível de confiança transmitido pela sua marca.
E, para melhorar a visão da sua marca, não há estratégia atual melhor do que a de Marketing de Conteúdo.
A importância do Marketing de Conteúdo nas estratégias de hoje
Gerar Awareness para se destacar em meio à concorrência é o que move a produção de conteúdo nos dias atuais.
Segundo o estudo The 2021 State of Digital Content, promovido pela Prophet, cerca de 35% dos profissionais entrevistados consideram o reconhecimento de marca como o principal objetivo do Marketing de Conteúdo – o que não é nenhuma surpresa.
Afinal, dentre uma possibilidade infinita de publicações que podemos criar diariamente, o Marketing de Conteúdo dita o rumo para que cada esforço seja responsável por ajudar a construir relevância para a marca, através de materiais direcionados e personalizados à persona.
Enfim, o Marketing de Conteúdo se apoia no Awareness de uma marca para construir um bom relacionamento com leads e clientes, e vice-versa. Dessa boa relação, vem o melhor desempenho do seu funil de vendas como um todo.
Os benefícios de investir em Awareness
Bom, agora que trouxemos mais clareza para o conceito de Awareness e da sua importância para o mundo do marketing atual, está na hora de trazer quais são os principais benefícios que acompanham os bons resultados dessa estratégia.
Confira abaixo três dessas vantagens:
Aumentar vendas
O crescimento das vendas é um benefício muito atrativo que acompanha o Awareness.
Entretanto, é preciso ter em mente que esse é um tipo de processo que se constrói com o público, exigindo certo tempo.
Afinal, o ciclo de vendas, especialmente no mercado B2B, é naturalmente extenso, constituído por diversas etapas entre o reconhecimento do problema e a decisão de compra.
Mas pode ter certeza: à medida que o público passa a conhecer e confiar na marca, o tempo desse ciclo de vendas cai rapidamente, melhorando e agilizando os resultados do setor de vendas.
Melhorar a divulgação “boca a boca”
Quer saber o que funciona tão bem quanto uma boa campanha de divulgação? Aquela recomendação dos seus amigos ou família.
De acordo com um estudo da Nielsen, cerca de 92% dos consumidores consideram esse “marketing boca a boca” muito mais confiável na hora da decisão de compra.
Assim, trabalhar com estratégias que garantem o seu Awareness é essencial para que o público fique sabendo sobre a sua marca, fale sobre ela e, enfim, a recomende para outras pessoas.
Se mostrar como autoridade
Por fim, um outro grande benefício que acompanha a construção do Awareness é a afirmação de autoridade da marca.
Com o conteúdo certo, você se torna referência na área ou assunto, garantindo um posicionamento de destaque no mercado e, também, na mente de seu público.
Passe sua mensagem e seja lembrada como autoridade, uma marca comprometida em entregar um serviço diferenciado e o melhor produto.
Comece a trabalhar no Awareness da sua marca
Para aumentar o reconhecimento da sua marca e garantir todos os benefícios que você descobriu aqui e muito mais, existem vários caminhos que você pode seguir.
Por exemplo, se você busca por uma construção de autoridade em meio a um mercado mais exigente, existem estratégias e conteúdos específicos, além de canais mais recomendados, como o LinkedIn.
Agora, se você preza por ser o assunto do momento e deseja ser “compartilhado nas redes”, não faltam plataformas e formatos para atingir esse objetivo.
O importante, neste caso, é ter um plano de ação capaz de guiar suas estratégias, mesclando canais, abordagens, linguagens e muito mais para garantir sempre o melhor resultado.
Dessa forma, a melhor forma de trabalhar o Awareness da marca é com o apoio de profissionais, capazes de fazer um planejamento com máximo aproveitamento.
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