Um dos conceitos que nós mais abordamos aqui no blog e no marketing digital é o famoso SEO (Search Engine Optimization). Mas você já ouviu falar em SMO?
SMO, ou Social Media Optimization, é o termo usado para falar sobre as estratégias que aumentam o alcance nas redes sociais.
Afinal, para consolidar uma marca no mercado digital nos dias de hoje, é impossível escapar dessas plataformas.
Quer saber tudo sobre SMO e como você pode aplicá-lo para impulsionar as suas contas? Então continue lendo e fique por dentro dessa estratégia que cresce cada vez mais no marketing digital.
O que é SMO?
Primeiro, precisamos esclarecer o que exatamente significa SMO.
SMO vem do termo em inglês Social Media Optimization, que pode ser traduzido livremente como Otimização para Redes Sociais.
Trata-se de um conjunto de estratégias que visa consolidar a presença digital de uma empresa para além de um site, com o uso das redes sociais.
Por isso, ela é indispensável para melhorar o desempenho do seu negócio, seja no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn ou qualquer outra.
Cada vez mais presentes no marketing digital, as técnicas de SMO permitem que você acompanhe todo o processo das redes sociais, desde a publicação dos conteúdos até a análise de resultados.
Com base nos números de retorno, você descobre pontos de melhoria e consegue calibrar suas estratégias para construir uma base de seguidores para a sua marca.
Como o SMO faz a diferença no seu negócio?
Segundo o Demand Sage, portal que reúne dados do HubSpot, o Brasil está no top 5 dos países com usuários de redes sociais do mundo.
No total, são mais de 165 milhões de usuários no país, que passam diariamente 3h30 em média conectados às suas contas.
Além disso, segundo o próprio Instagram, cerca de 90% dos seus usuários seguem contas de marcas e empresas.
Tudo isso para dizer: as redes sociais precisam ser um canal estratégico para o seu negócio. E se você ainda não dá a devida importância ao SMO, você está perdendo oportunidades.
Motivos para trabalhar com SMO
Se tivéssemos que elencar apenas uma razão para trabalhar com SMO, seria simplesmente: porque traz resultados. Quer motivo melhor que esse?
Em primeira instância, o SMO pode possuir foco maior em gerar tráfego, curtidas e impressões.
Porém, assim como o SEO vem provando nos últimos anos, o aumento de tráfego também significa mais conversões, leads e um crescimento real do seu negócio.
As estratégias de SMO promovem o uso de técnicas do marketing digital, como o Marketing de Conteúdo, para aumentar o engajamento e manter um diálogo próximo e humanizado com os usuários.
Afinal, os usuários estão cada vez mais exigentes com o conteúdo que querem em seus feeds, buscando seguir apenas as marcas que se comunicam bem e valorizam a qualidade da interação com os seguidores.
Entregar esse tipo de qualidade na estratégia de SMO resulta na geração de uma base de verdadeiros apoiadores da marca.
Outro benefício que você consegue com o SMO é o corte de custos e de esforços nas estratégias de marketing digital. É muito mais caro manter uma presença online apenas na base de anúncios, por exemplo.
Com o SMO, você consegue campanhas eficientes de maneira orgânica – não pelo quanto de dinheiro você investe, mas pelo interesse genuíno no seu conteúdo.
SMO é tão diferente assim de SEO?
Tanto o SEO quanto o SMO são fundamentais para o sucesso do seu marketing digital. Mas, apesar de serem estratégias complementares, elas não são a mesma coisa.
SEO, ou Search Engine Optimization, diz respeito ao conjunto de técnicas orgânicas utilizadas para otimizar o ranking de um site nas ferramentas de busca, chamadas de SERPs.
Já o SMO visa consolidar uma empresa nas redes sociais, também de maneira orgânica, impulsionando a visibilidade da empresa.
Ou seja, ambos os conceitos são similares em suas definições, mas com abordagens diferentes quando tratamos sobre meio e estratégias. Achar o equilíbrio entre elas é fundamental.
Para integrá-las, você pode incentivar seus seguidores a seguirem para o seu site e vice-versa.
Quais são e como usar as técnicas de SMO nas suas contas
Agora que você já sabe exatamente o que é o SMO, podemos partir para a parte do artigo que você mais esperava: quais são, afinal, as melhores e principais técnicas para otimizar as mídias sociais da sua empresa?
1 – Saiba o melhor dia e horário para postar
Bom, um dos primeiros passos importantes de SMO é saber os horários e dias em que o seu público é maior, mais propício para um melhor engajamento com o conteúdo que é publicado nas suas redes sociais.
Infelizmente, é uma estratégia baseada na tentativa e erro, então fique atento às métricas até chegar nos momentos ideais para publicar o seu conteúdo.
2 – Reutilize conteúdos
Já uma outra estratégia que vai ajudar a criar uma frequência de posts é se programar para reutilizar conteúdos.
Afinal, os algoritmos das redes costumam valorizar a frequência de publicações, mas você não precisa criar coisas 100% novas o tempo todo.
Você tem um post que foi bem há alguns meses? Dê uma renovada nele e poste de novo, em outros formatos ou com outras estratégias.
3 – Use as imagens no tamanho certo
Cada rede social tem um tamanho ideal de imagem.
Por isso, fique atento se for reutilizar um conteúdo em mais de uma rede social. Faça as adaptações e tenha certeza que ela está de acordo com a plataforma, em um formato otimizado e se a qualidade de imagem está boa.
4 – Crie chamadas que capturem a atenção e insira CTAs
As empresas dão tudo o que tem para conseguir um post viral – e não é por acaso.
No SMO, para ser bem sucedido, o seu conteúdo precisa ser compartilhado e transmitido entre os usuários.
Nesse sentido, para aumentar as chances de compartilhamento, trabalhe com frases chamativas e que prendem a atenção dos leitores. Invista também em textos curtos, como CTAs, além de gifs, fotos e vídeos.
Conclusão
Por fim, talvez a melhor dica de SMO que podemos oferecer neste artigo seja firmar uma parceria com uma agência de gerenciamento de redes sociais.
E, nisso, a Global Project é especialista. Deixe a gestão das suas contas e a criação de novos conteúdos conosco e tenha os melhores resultados.
Por que você não aproveita e vem tomar um cafezinho com a gente? ☕ Estamos disponíveis para te ajudar com as estratégias de marketing digital que vão levar seu negócio para o próximo nível!
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Até a próxima!