Em uma campanha no Google Ads, existem muitos deslizes que podem acontecer. Conheça 6 deles, a solução para cada um, e as vantagens de contar com um profissional que resolve esses problemas.
Você mesmo criou sua campanha no Google Ads e tem certeza de que está tudo certo. Afinal, você, ou sua equipe estruturaram a campanha, pensaram em palavras-chave e até desenvolveram um texto de anúncio.
Então, quando você ativa sua campanha, com grandes expectativas… nada. Sem impressões. Sem cliques. E o pior, seu dinheiro indo para o ralo.
Nada verdade, isso é muito mais comum do que parece. É provável que sua campanha no Google Ads esteja com um ou mais problemas. São pequenos deslizes que impedem seu anúncio de aparecer nos resultados de pesquisa. Nesse sentido, existem vários motivos possíveis para seus anúncios não estarem aparecendo no Google.
Sem dúvidas, o Google Ads não é fácil, e nem barato. Logo, vale a pena se informar antes de começar a rodar uma campanha, para não cometer erros. Pensando isso, a Global Project separou alguns deslizes comuns na hora de lançar uma campanha no Ads. E também a solução para cada uma delas. Vamos lá?
1) Lances muito altos ou muito baixos no Google Ads
Como você deve saber, é preciso definir um orçamento diário para cada campanha do Google Ads. Logo, existem alguns pontos que você precisa prestar atenção na hora de desenvolver a campanha.
Pense, por exemplo, que você definiu um lance máximo por clique de uma certa palavra-chave. Mas esse custo excedeu o orçamento da campanha da qual pertence o termo. Logo, seus anúncios não aparecerão para consultas que correspondem a essa palavra-chave.
Por outro lado, seus anúncios do Google Ads podem não estar aparecendo porque seus lances foram muito baixos. A classificação do seu anúncio para um determinado leilão depende do seu índice de qualidade para a palavra-chave. Bem como do próprio lance.
Portanto, certifique-se de que a sua conta não tenha nenhum conflito entre orçamentos de campanha e lances de palavras-chave.
2) Volume de pesquisas da palavras-chave muito baixo
Quando a palavra-chave que você separou não tem procura, o Google Ads não qualifica esses anúncios para exibição. Ou seja, termos que não geram tráfego não funcionam para campanhas.
Assim, quando o Google percebe que a sua palavra-chave é baixa, ela fica temporariamente inativa em sua conta. Caso o volume de pesquisa, o Google automaticamente reativa a palavra-chave.
Porém, simplesmente esperar o volume aumentar não é exatamente uma boa estratégia. Portanto, é preciso pesquisar quais palavras-chave são melhores no próprio Google. Nesse sentindo, é preciso conhecer mais do que apenas o seu mercado.
Sem dúvida, você vai precisar fazer um estudo profundo sobre os concorrentes. Além de entender mais o seu cliente e como ele se comporta na internet. Ou seja, como ele procura o seu produto ou serviço nas ferramentas de busca. Caso contrário, você só vai perder dinheiro em anúncios ineficazes.
3) Palavras-chave negativas no Google Ads
Palavras-chave negativas impedem que as campanhas com termos ativos apareçam. Ou seja, o seu anúncio no Google Ads pode não rodar porque você tem palavras-chave negativas cancelando palavras-chave ativas.
Por exemplo, digamos que você faça um lance para a palavra-chave “marketing digital”. Então, você define o termo do inglês “digital marketing” como uma correspondência negativa. Nesse caso, a palavra-chave negativa substituirá a palavra-chave ativa.
Para corrigir isso, você precisa mudar o termo negativo de correspondência ampla para negativo de correspondência exata. Desse modo, você poderá anunciar para usuários que procuram por marketing digital. Ao mesmo tempo que retém seus anúncios de usuários que procuram pelo termo em inglês.
4) Seu anúncio sofreu pausa, remoção ou reprovação
É possível que seus anúncios do Google Ads não apareçam simplesmente porque estão em pausa. Ou porque os grupos de anúncios ou campanhas que os hospedam estão em pausa. Nesse caso, tudo o que você precisa fazer é mudá-los de Pausado para Ativado.
Outro motivo para suas campanhas não rodarem é porque elas foram removidas da sua conta por alguma razão. Afinal, o sistema é complexo, e um clique acidental pode ter consequências negativas.
Infelizmente, se este for o caso, você terá que recomeçar do zero. Para ver se você pausou ou removeu acidentalmente algo em sua conta, basta ir até o Histórico de Alterações.
Essas confusões são muito mais comuns do que parecem. Não se esqueça que o Google está lucrando com o seu anúncio. Mesmo que ele não tenha o desempenho que você esperava. Logo, para a plataforma é mais rentável que você comece tudo do início.
5) Sua chamada está fora do padrão do Google Ads
Garantir que seus anúncios sejam relevantes não é só automatizar uma campanha. Certamente, também é importante otimizar o texto de chamada do anúncio. Em termos técnicos, consertar esse problema não é tão difícil.
Basta incluir a sua palavra-chave no título do anúncio. Pelo menos é o que o Google Ads fala para você. Mas, na verdade, é um pouco mais complicado do que isso. Afinal, você até pode incluir o termo certo e o Google indicar que é uma campanha relevante.
Porém, na prática, conquistar o clique do usuário demanda muito mais do que uma palavra-chave específica. Sem dúvidas, para gerar mais tráfego você precisa de um texto atrativo. Ou seja, que o usuário queira clicar não só por ser o primeiro resultado. Mas também porque aquilo chamou sua atenção.
6) Seu site não é otimizado para o Google Ads
Sabia que o Google olha muito além do seu anúncio ao decidir o seu rank nos resultados de pesquisa? Ao julgar se seu site merece uma boa classificação, a plataforma também analisa a sua página de destino. Ou seja, o site para onde seu anúncio direciona o usuário.
Assim, se o Google Ads julgar que esse site não ajuda os usuários, sua campanha não terá um bom desempenho. Portanto, você até pode ser o melhor em cumprir o que promete no seu anúncio. Mas se isso não estiver explícito de uma maneira que o Google encontre, você pode ser prejudicado.
O que isso significa para você? Bom, você precisará examinar atentamente cada uma das palavras-chave das suas campanhas. Esses termos devem estar presentes na sua página de destino. Ou seja, o SEO do seu site deve ser tão bom quanto a sua campanha.
Existe solução mais fácil e econômica?
Perceber que suas campanhas no Google Ads não estão dando certo é assustador. Ainda mais levando em conta o alto investimento, tanto de tempo quanto dinheiro. E então para corrigir os deslizes da campanha você precisará de mais tempo. Assim, até você identificar o problema e corrigi-lo, seu orçamento esgotou.
Ou seja, além de gastar todo seu dinheiro, você também gasta todos seus esforços e não obtém nenhum resultado. Mas, então, existe uma alternativa rápida, simples e que não cause um buraco no seu caixa? A resposta é sim! Existe e ela não te causará dores de cabeça.
A chave para uma boa campanha de Google Ads
Basta contar com uma agência de marketing digital. Quando você está doente você vai ao médico, certo? Com o marketing é a mesma coisa, para anunciar procure um especialista!
Desse modo, você não precisa gastar horas procurando qual é o melhor lance para sua palavra-chave. E também poderá dispensar meses de análises de dados para definir sua persona. Fora que você saberá que não houve nenhum erro que removeu a campanha.
Além de que suas campanhas contarão com chamadas atrativas. E o profissional pode até criar seu site usando as técnicas de SEO. Tudo isso a um preço mais acessível, já que você gastará muito dinheiro (até milhões) tentando acertar a campanha sozinho. Tudo isso sem retorno, enquanto que com um profissional o retorno alto é uma garantia.
Então, você vai ficar gastando dinheiro à toa ou vai contratar alguém para resolver seu problema por menos? Com a Global Project sua campanha de Google Ads decola. Possuímos uma equipe de especialistas em Ads e técnicos em SEO. Além disso, também criamos sites com conteúdo otimizado e esteticamente agradável.
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