Quando o assunto é rede social, imagino que o primeiro exemplo que vem a sua cabeça é o Facebook, certo? Isso acontece porque ele é a maior rede social do mundo e possui seu próprio esquema de anúncios publicitários. Isto é: o Facebook Ads.

São mais de 2 bilhões de usuários do Facebook em todo planeta. Portanto, saber como aproveitar ao máximo o Facebook Ads já é etapa quase obrigatória em uma estratégia de mídia social. Fora que essa ferramenta também serve para impulsionamento no Instagram, outra rede social imensa.

Logo, o Facebook Ads se torna essencial para qualquer estratégia de marketing digital. Isso porque não é tão fácil quanto parece alcançar um bom número de pessoas. Sem dúvidas, está cada vez mais está difícil ter bons resultados somente com o alcance orgânico, ou seja, não pago.

Isso significa que para que suas postagens atinjam um público maior, é preciso pagar para melhorar o seu alcance. Mas como fazer isso? Afinal, como o Facebook Ads funciona e como ele pode te ajudar?

A Global te ajuda! Siga a leitura e veja algumas dicas e informações importantes que separamos para melhorar seus resultados no Facebook e Instagram.

O que é o Facebook Ads?

Facebook Ads é um mecanismo de marketing que possibilita criar campanhas e exibir anúncios dentro da própria rede social. Atualmente, existem mais de 115 milhões de brasileiros nesta rede. Portanto, imagine o quanto de pessoas você consegue alcançar através dela.

Certamente, o Facebook Ads é uma ferramenta que permite gerenciar quem vê sua mensagem e de que forma isso acontece. Entretanto, com um número crescente de usuários, muitas empresas disputam a atenção de quem usa a rede. Por isso, é importante entender seu funcionamento e saber como usá-lo.

Para isso, é possível criar e configurar campanhas publicitárias dentro do Facebook. Elas podem atender os mais diversos objetivos, como o aumento vendas online e a promoção de uma marca. Além disso, você pode usar o Facebook Ads para promover o reconhecimento de uma empresa, marca, produto ou pessoa.

Como funciona?

Com o aumento de anúncios na rede, o Facebook criou um algoritmo para filtrar esse grande número de conteúdo. É o Edge Rank que determina o conteúdo mais relevante para cada usuário com base no comportamento dele na rede. Ou seja, os anúncios são direcionados à audiência tomando como base suas informações de localização, dados demográficos e de perfil.

Para começar a anunciar no Facebook Ads é fácil: basta possuir uma página de negócios no Facebook. Depois, é só ir diretamente para o Facebook Ads Manager ou para o Power Editor para criar sua campanha.

Então é só criar um anúncio e definir um orçamento para ele. O Facebook oferece um lance para cada clique ou mil impressões que sua campanha receberá. Mas você sabia que existem vários formatos de anúncio possíveis nesta plataforma? Confira:

Tipos de anúncios do Facebook Ads

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1- Foto

Os anúncios de foto oferecem um formato claro e simples para apresentar textos e imagens envolventes. Mas não são quaisquer imagens que são válidas para esse tipo de anúncio. Ao contrário, para transmitir sua mensagem no Facebook Ads, é preciso imagens ou ilustrações de alta qualidade.

Certamente, esse tipo de anúncio é muito eficiente para:

  • Direcionar o público para o seu site;
  • Criar anúncios práticos e rápidos;
  • Aumentar o reconhecimento de produtos.

2- Vídeo

Os anúncios de vídeo vêm em uma variedade de extensões e estilos de anúncios curtos baseados no feed. Então, esses são conteúdos que você assiste enquanto se desloca a vídeos mais longos. Contudo, assim como a foto, é preciso carregar o vídeo da mais alta resolução, sem faixas laterais, ou letterbox.

Assim, a taxa de proporção do vídeo deve ser de 9:16 para 16:9. A duração mínima é de um segundo e a máxima é de 240 minutos. As legendas e áudio são opcionais, porém o Facebook recomenda que sejam usados. Essas e outras especificações são fornecidas pela própria rede social na hora de impulsionar o anúncio.

Portanto, os vídeos são as melhores formas de:

  • Alcançar o seu público-alvo de forma eficiente;
  • Fazer as pessoas lembrarem da sua marca ou produto;
  • Fazer com que o público se interesse em assistir seus vídeos por mais tempo.

3- Stories

Os Stories são conteúdos personalizáveis, de tela inteira, que permitem a imersão do público em seu conteúdo. Mas, para que mais pessoas encontrem sua marca, é importante produzir um conteúdo compatível com o que elas assistem.

Os stories são um local onde você pode fazer isso, compartilhando a mensagem da sua empresa com o público usando um formato de vídeo, mas de forma mais cativante. Eles ajudam a:

  • Inspirar a ação do público a clicar na sua página;
  • Despertar o interesse;
  • São autênticos, portanto permitem que você use e abuse da criatividade.
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4- Messenger

Os anúncios do Messenger ajudam as pessoas a iniciar conversas com a sua empresa. Com ele é possível transformar o contato com clientes em algo mais pessoal. Empresas de todos os portes podem usar ele para interagir com o público. Assim, é possível obter cadastros, aumentar as vendas e esclarecer dúvidas.

O Messenger é ótimo para:

  • Alcançar o público;
  • Prender a atenção;
  • Iniciar conversas;
  • Manter o cliente fidelizado.

5- Carrossel

Os anúncios em carrossel permitem mostrar até dez imagens ou vídeos em um mesmo anúncio, cada um com link próprio. Assim, você tem mais espaço para destacar produtos diferentes ou apresentar detalhes específicos de um produto. Através dele também é possível incluir promoções ou contar uma história sobre sua marca em cada cartão do carrossel.

Seus principais objetivos são:

  • Fazer com que as pessoas se envolvam ativamente;

  • Apresentar vários produtos;

  • Explicar um processo.

6- Apresentação Multimídia

Os anúncios de apresentação multimídia são como anúncios de vídeo que utilizam movimentos, sons e textos. Estes clipes ajudam a contar sua história de maneira atraente em vários dispositivos e velocidades de conexão.

Eles são a melhor opção para:

  • Criar uma experiência imersiva rapidamente;

  • Criar grandes anúncios diretamente de sua Página ou celular;

  • Simplificar uma narrativa ou um processo complexo;

  • Alcançar pessoas com conexões mais lentas.

7- Coleção

Os anúncios de coleção permitem às pessoas descobrir, navegar por produtos e comprar o que você tem a oferecer. Os usuários podem tocar em um anúncio para saber mais sobre um produto específico, tudo dentro de um carregamento rápido. Ele é ótimo para facilitar e acelerar o processo de descoberta e finalização da compra.

Assim, é uma boa maneira de:

  • Levar as pessoas ao seu site ou aplicativo;
  • Fazer a aquisição instantânea de clientes;
  • Incentivar as pessoas a saber mais em seu site ou aplicativo.

8- Reproduzíveis

Os anúncios reproduzíveis fazem com que as pessoas experimentem uma prévia interativa do seu aplicativo antes de baixá-lo. Com ele você encontra usuários com maior intenção de baixar o que você tem a oferecer. Tudo isso através da experiência de “teste antes da compra”.

9- Experiência Instantânea

As experiências instantâneas, antes chamadas de Canvas, permitem que você crie um destino em tela cheia e com carregamento rápido. Elas são otimizadas para dispositivos móveis e desenvolvidas para captar toda a atenção de seu público.

Com uma experiência instantânea, as pessoas podem ver fotos e vídeos envolventes, deslizar por carrosséis. Além de inclinar para panorâmica e explorar imagens de estilos de vida com produtos marcados. Tudo em um único anúncio.

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Qual a estrutura de uma campanha do Facebook Ads?

As campanhas no Facebook obedecem a seguinte hierarquia: Campanha > Conjunto de anúncio > Anúncio.

A campanha é o nível em que você determina o objetivo que deseja atingir. Mas lembre-se que é válido apenas um objetivo por campanha. Para objetivos diferentes você deverá criar campanhas diferentes.

Já no conjunto de anúncios, você decide como eles serão veiculados. Nesse momento, você aproveita também para fazer a melhor segmentação do seu público-alvo, como local, idade, gênero, entre outros.

Por fim, é o momento de criar seu anúncio. Ou seja, a hora de escolher entre as nove opções que o Facebook oferece.

1- Como definir o objetivo da campanha?

Para definir a finalidade da sua campanha, é preciso se basear nas métricas mais importantes para o seu negócio. Faça isso de acordo com as metas estabelecidas para o anúncio em particular.

Por exemplo, se o seu objetivo é aumentar leads, você pode estipular uma meta de 100 conversões no primeiro mês. Mas, tenha em mente que, para objetivos orientados para conversão, você pode pagar por ação. Enquanto para objetivos de exposição, você pagará por impressões.

2- Como determinar meu público-alvo?

Determinar sua persona, ou seja, público-alvo, é fundamental para maximizar o retorno. Sem dúvidas, são muitas as formas de selecionar bem o seu público no Facebook. Além de segmentar por critérios básicos, como localização, gênero e comportamento, você pode aprimorar seu público com outras bases.

Ou seja, você pode segmentar pessoas que estão conectadas ou não à sua página do Facebook. Fora que também é possível personalizar sua audiência. Por fim, você também pode segmentar pessoas que tenham características semelhantes ao seu público mais valioso.

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3- Como fixar um orçamento e agendar anúncios?

O Facebook Ads oferece várias opções de impulsionamento, com orçamentos diferentes. Você pode escolher um orçamento diário ou vitalício, depois definir as datas de início e término. Portanto, se preferir, pode agendar seu anúncio para data futura ou optar por torná-lo disponível imediatamente.

Certamente, a execução do seu anúncio em uma programação pode ser a maneira mais eficiente de aplicar o orçamento. Afinal, dessa forma, você pode escolher exibir seu anúncio apenas quando for mais provável que o seu público-alvo esteja online.

4- Como criar os anúncios?

Uma opção de anúncio é promover uma publicação já existente, como uma foto ou vídeo que você postou no feed. Ou então, é possível criar um novo post com o objetivo único de anúncio. Primeiro, basta escolher entre os formatos citados acima e, em seguida, inserir os elementos de texto e mídia.

Certifique-se de cumprir todas as exigências do Facebook Ads. Além disso, use a ferramenta de visualização na parte inferior da página para garantir que o seu anúncio esteja bom. Quando estiver satisfeito com suas escolhas, clique em “Confirmar” para enviar seu pedido. Depois, aguarde até receber um e-mail do Facebook informando se seu anúncio foi aprovado.

5- Como monitorar os resultados?

Em qualquer estratégia de marketing é importante monitorar os resultados das suas ações. Por isso é essencial definir metas, assim você consegue comparar e analisar se os resultados estão alcançando seus objetivos. Além disso, desse modo, você também consegue identificar possíveis falhas.

Dessa forma, você terá tempo para realizar ajustes para otimizar a campanha. Além de conseguir melhorar o retorno obtido com as campanhas.

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Conclusão

Agora que você já sabe como anunciar no Facebook Ads, que tal se aventurar por essa ferramenta? São nove opções de anúncio, portanto, você pode ser livre para usar a criatividade. Além disso, o Facebook Ads é uma ferramenta importante para qualquer estratégia de marketing digital. Isso porque é ele quem cuida das campanhas tanto do Facebook, quanto do Instagram.

Portanto, não perca tempo e prepare já sua campanha. Mas, se você ficou com alguma dúvida, ou achou muito complexo, temos a solução. Deixe seus anúncios do Facebook Ads com um especialista! Afinal, não existe segredo pra sucesso mais verdadeiro do que o know-how, não é mesmo? Então, que tal entrar em contato com a Global Project?

Nosso foco é inteiramente o marketing digital, por isso possuímos habilidade de excelência em anúncios no Facebook Ads. Vamos marcar um cafezinho e aproveitar para falar sobre Marketing Digital para sua empresa?

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