Dentre as redes sociais dos dias de hoje, o sucesso global do Facebook é inegável. O Brasil sozinho soma um público de mais de 116 milhões de usuários ativos, ocupando a quarta colocação no ranking mundial. Por isso, nem é preciso dizer: saber utilizar o Facebook a favor do seu negócio é essencial — e, para isso, você deve conhecer o básico de suas ferramentas, como o perfil, página e grupo do Facebook.
O Facebook começou com uma plataforma de interação entre pessoas. Porém, de alguns anos para cá, tornou-se evidente que a rede social se adaptou para promover a interação de empresas com os seus consumidores.
Dois exemplos importantes são o Facebook Ads e o Marketplace, que exigem a presença da empresa na plataforma, cadastrada com uma página pública.
Continue lendo e descubra quais dos formatos de cadastro — se é um perfil, uma página ou grupo — atendem aos seus objetivos com a rede social, seja para fins pessoais ou para alavancar o seu negócio.
O que é o perfil do Facebook
Primeiramente, o perfil é o local do Facebook em que você pode interagir em um nível pessoal. Logo, ele é indicado para compartilhar informações sobre si mesmo, conteúdos do seu interesse e adicionar seus amigos.
Basicamente, o perfil do Facebook é o seu primeiro passo para entrar na rede social e, por si só, já atende a maioria dos usuários cadastrados.
Porém, lembre-se que ele é feito para pessoas e, por isso, não é indicado para divulgar empresas. Os perfis têm um limite de 5000 amigos e podem ser bloqueados pela plataforma caso seja identificado que você está utilizando-o para fins comerciais.
Mas não se esqueça: mesmo que o seu objetivo seja fazer uma página para o seu negócio, criar um perfil pessoal é um requisito para gerenciá-la. Dessa forma, com um perfil do Facebook cadastrado, você pode partir para a criação de uma página para o seu negócio.
O que é uma página do Facebook
As páginas do Facebook são direcionadas para artistas, figuras públicas, empresas, marcas e ONGs, com o intuito de conectá-los com os chamados “fãs”.
Assim, o objetivo da criação de uma página do Facebook é apresentar um conteúdo mais comprometido com a divulgação de uma empresa e outras interações profissionais.
Por isso, algumas das funções disponíveis para esse formato de cadastro são o agendamento de publicações, múltiplos administradores e uma relação direta com seus clientes em nome da empresa.
As pessoas que curtem a página do seu negócio se tornam “fãs” e começam a ver as suas atualizações no feed.
Logo, a página do Facebook é essencial para dar visibilidade a produtos e serviços, ao mesmo tempo que permite uma interação mais próxima com os seus clientes, caso você adote um sistema de e-commerce, por exemplo.
Como e quando criar um grupo do Facebook
Assim como no caso das páginas, é necessário ter um perfil do Facebook para criar e gerenciar um grupo.
Entretanto, mais que um cadastro na plataforma, a finalidade da criação de um grupo do Facebook é abrir um espaço para promover conversas entre pessoas com interesses em comum.
Atualmente, é possível associar um grupo a uma página em específico. Com isso você pode criar um grupo exclusivo para clientes da sua empresa, por exemplo, com o objetivo de oferecer campanhas exclusivas e reunir publicações focadas nos seus produtos e serviços.
É possível também eleger um grupo de moderação para o grupo, que se encarrega de criar uma comunidade organizada e respeitosa, que também reflete em uma percepção positiva da sua marca frente a seus clientes.
Fiz um perfil pessoal para a empresa, posso trocar?
Se você criou um perfil pessoal por engano e na verdade estava buscando as funções de uma página do Facebook, não se preocupe. A própria plataforma disponibiliza a possibilidade de migração de um perfil pessoal para uma página profissional.
Dessa forma, os “amigos” que você havia adicionado serão convertidos em fãs, agora com um número ilimitado, e torna-se possível fazer anúncios na rede sobre os seus produtos e serviços.
Além disso, caso você tenha se confundido e feito duas páginas diferentes para o seu negócio, você também pode corrigir isso através da mesclagem entre elas. Isso melhora a experiência do seu cliente, que passa a ter certeza de que está interagindo com o canal certo.
Conclusão
Por fim, as estratégias que envolvem a divulgação da marca através das redes sociais podem ser o que faltava para conquistar os objetivos que você almeja para a sua marca.
Porém, é importante lembrar que isso só dá resultados reais se for tratado dessa forma, de maneira estratégica. Se você quiser garantir o verdadeiro crescimento do seu negócio, contratar uma agência de Marketing Digital é o fator que faz essa diferença.
Aqui, na Global Project, somos especialistas em tudo o que envolve o seu melhor desempenho nas redes sociais. Seja com o seu perfil, página e grupo do Facebook ou em outras plataformas, nós te ajudamos a montar um planejamento estratégico para o sucesso online do seu negócio.
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