Você já deve ter ouvido falar da matriz SWOT – ou, no português, FOFA. Afinal, ela é uma das ferramentas mais utilizadas no marketing e uma das análises fundamentais para que uma empresa esteja completamente ciente sobre sua participação no mercado.
Com a matriz SWOT, é possível explorar diversos cenários antes de tirar ideias do papel. Assim, decisões comerciais podem ser tomadas com maior assertividade e garantia de retorno frente às condições reais do negócio.
Entretanto, por mais que essa análise seja tão difundida no mercado, você sabe exatamente o que é a matriz SWOT e quais os seus benefícios?
Continue lendo para ficar por dentro dessa estratégia e como ela pode melhorar a sua empresa.
O que é matriz SWOT?
Primeiro, podemos dizer que o objetivo principal da elaboração de uma matriz SWOT é a criação de planejamentos estratégicos e bem embasados, que facilitam a tomada de decisões.Primeiro, podemos dizer que o objetivo principal da elaboração de uma matriz SWOT é a criação de planejamentos estratégicos e bem embasados, que facilitam a tomada de decisões.
Para isso, esse modelo de análise aposta na simplicidade, separando todas as qualidades e defeitos de uma empresa em apenas 4 frentes: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Ou, respectivamente no inglês:
- Strengths
- Weaknesses
- Opportunities
- Threats
Assim, por mais que ela seja conhecida internacionalmente como matriz SWOT, no Brasil essa análise também é conhecida como FOFA.
O modelo dessa matriz é 2×2 e deve ser organizada da seguinte forma:
Fonte: blog.iset.com.br
Apesar da disposição simples de informações proposta pela matriz SWOT, o detalhamento e aprofundamento promovido por ela é capaz de determinar o sucesso do seu projeto.
Dessa forma, ela traz resultados reais para a gestão das mais diversas empresas, desde pequenas até as grandes multinacionais.
Um dos motivos para sua efetividade é que, além de fornecer um panorama completo dos fatores positivos e negativos de uma empresa, essa análise também fornece informações valiosas sobre as forças internas à empresa e as de ambiente externo.
Vamos começar explicando mais sobre essa distinção entre ambiente interno e externo para depois esclarecer cada um dos pontos que compõem a matriz SWOT.
Ambiente externo e interno
Basicamente, o que dita o ambiente externo é tudo aquilo sobre o qual a empresa tem pouco ou nenhum controle.
Dessa forma, essa categoria pode incluir a análise de concorrentes e fornecedores, do mercado em geral ou até mesmo a situação política de um país.
É a partir do ambiente externo que nós conseguimos identificar quais são as Oportunidades e Ameaças de uma empresa.
Para descrever o ambiente interno, precisamos compreender as Forças e Fraquezas do negócio – e como a gestão pode agir para usufruir ou combatê-las, respectivamente.
Strengths (Forças)
Enfim, podemos começar a destrinchar a sigla SWOT: Strengths, ou Forças em português, deve englobar todas as vantagens que a sua empresa possui.
As Forças de uma empresa estão muito ligadas com a qualidade do produto ou serviço e a qualificação de seus profissionais, pontos essenciais para fidelizar clientes e se manter acima dos concorrentes.
Weaknesses (Fraquezas)
Seguindo a mesma lógica, as Fraquezas são todos os elementos internos da empresa que a prejudicam perante à concorrência.
Tais “problemas” do seu negócio precisam ser identificados e solucionados o quanto antes, para evitar a perda de clientes e, consequentemente, de renda.
Opportunities (Oportunidades)
Dando continuidade e passando para os fatores de ambiente externo, as Oportunidades englobam tudo aquilo que beneficia a sua empresa.
Assim, por mais que sejam pontos que você não consegue controlar, precisa dar seu máximo para usufruir de modas do momento, novas regulamentações favoráveis, fatores econômicos, etc.
Threats (Ameaças)
Por fim, as Ameaças concentram tudo aquilo que é desfavorável para a empresa no ambiente externo.
Nesse sentido, é exatamente o contrário do que foi proposto na exemplificação de Oportunidades. Sendo assim, constituem Ameaças: crises na economia, catástrofes naturais, seu produto ou serviço ser ultrapassado por concorrentes, dentre outros.
Principais benefícios da matriz SWOT
A aplicação da matriz SWOT tem melhorado empresas desde os anos 60, adaptando-se para os mais diversos cenários e favorecendo planejamentos estratégicos mais assertivos e abrangentes.
Assim, podemos enumerar como principais benefícios dessa análise:
- Ferramenta de fácil compreensão e montagem acessível;
- Fornece insights para solucionar fraquezas da empresa;
- Melhora serviços e produtos oferecidos;
- Permite a tomada de decisões estratégicas;
- Organiza as ações a serem tomadas em uma hierarquia de prioridades;
- Promove uma cultura organizacional na empresa.
Como aplicar a matriz SWOT no seu negócio
O conceito da matriz SWOT é bem simples e fácil de estruturar, como você deve ter visto. Só dois eixos e quatro quadrantes para listar tudo o que você achar relevante.
Entretanto, na hora de reunir esse conteúdo e definir as aplicações possíveis de seus cenários, é necessária muita dedicação e colaboração de todos que ajudam na gestão da empresa.
Nesse sentido, o sucesso dessa análise depende principalmente de duas coisas:
- Um “brainstorming” com a equipe, capaz de colocar no papel tudo o que constitui o SWOT da empresa;
- Definir os próximos passos, em consenso, para definir as ações que levarão a empresa rumo às metas propostas.
Tenha clareza em seus objetivos
Por fim, o que faz a diferença na hora de traçar novas metas é a visão de especialistas.
Assim, para obter o melhor que a matriz SWOT pode oferecer, nada melhor do que contar com uma agência de marketing digital para conduzir o processo.
Com essa ajuda profissional, a análise dos múltiplos cenários auxilia na descoberta de objetivos novos e ainda maiores, porém sempre com um caminho bem embasado para alcançá-los.
Conclusão
Após a leitura deste artigo, acredito que tenha ficado evidente a importância da matriz SWOT dentro do planejamento estratégico.
Sua simplicidade e insights valiosos fazem a diferença na hora de colocar projetos em prática e propor melhorias nas empresas.
Por isso, a Global Project inclui essa análise para montar estratégias em conjunto com nossos clientes, promovendo os resultados reais que garantem metas cada vez maiores e ambiciosas.
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