Quer utilizar hashtags para melhorar o seu alcance no Instagram mas não sabe como? Então este artigo é para você!
Ao fim deste texto, você vai ficar por dentro das principais estratégias para usar hashtags, não só no Instagram mas nas principais plataformas e aplicativos da atualidade.
Descubra as melhores formas de utilizar esse famoso “jogo da velha” para atrair novos públicos, criar comunidades e dar visibilidade para os seus posts nas redes sociais.
Porém, antes de mais nada, vamos começar com um breve contexto sobre o uso desse recurso nos últimos anos.
O que são hashtags?
O uso das hashtags nas redes sociais acaba de completar 15 anos, sendo introduzidas no Twitter em 2007 pelo designer de produtos, Chris Messina.
Inicialmente, a ideia das hashtags era de agrupar postagens de comunidades e grupos, tornando mais fácil a interação entre usuários do Twitter com interesses em comum. Bastava utilizar o símbolo de “jogo da velha” (denominado hash, no inglês), seguido do nome do grupo ou assunto.
Todavia, esse recurso se espalhou rapidamente. As hashtags já se encontram tão intrínsecas ao nosso dia a dia navegando nas plataformas que é difícil lembrar de quando elas não existiam.
Para que servem as hashtags?
Atualmente, as hashtags podem ser utilizadas para quase tudo. De piadas a pronunciamentos oficiais. Das manifestações políticas ao marketing digital.
De maneira geral, elas funcionam para reunir conteúdos de um mesmo tópico, tema ou evento, agrupando posts em uma mesma página pública que pode ser acessada ao clicar na hashtag.
Por isso, saber utilizá-las estrategicamente – especialmente se você for um pequeno empresário – pode ser fundamental para o sucesso de suas campanhas de divulgação.
Onde usar as hashtags?
Como já dissemos anteriormente, o uso de hashtags é algo praticamente generalizado nas redes sociais. Você pode utilizá-las para aumentar o engajamento em qualquer plataforma em que você estiver.
Entretanto, cada rede social possui suas particularidades e boas práticas de uso para esse recurso. Vamos falar sobre cada uma delas.
Vamos começar pela plataforma de maior destaque: o Instagram.
O número indicado de hashtags na legenda da postagem é de 3 a 5. Se precisar colocar uma quantidade superior a essa, você tem a opção de colocá-las no primeiro comentário do post.
Se optar por hashtags nos comentários, é ideal que você mantenha um teto entre 7 e 10 hashtags.
Facebook e LinkedIn
O bom uso de hashtags no Facebook e no LinkedIn é semelhante.
Mantenha a quantidade entre uma e cinco hashtags e utilize-as para resumir o tema da publicação.
No Facebook, as hashtags também são muito utilizadas dentro de grupos, para organizar assuntos e dar visibilidade às regras e comunicados.
No LinkedIn, mantenha as hashtags profissionais e veja os termos que estão em alta na página de notícias.
TikTok
Na descrição, use sempre de 3 a 5 termos e procure fazer uma combinação do que faz parte do seu nicho e o que está em alta.
As hashtags no TikTok são um fator decisivo para bombar na rede.
Nesse caso, você pode economizar na legenda e reservar um espaço só para as hashtags.
A rede social que começou tudo ainda é uma das que mais usam da ferramenta, especialmente para identificar os Trending Topics do momento.
No Twitter, o indicado é ser o mais sucinto possível, usando entre uma ou duas hashtags.
Elas podem ser usadas para dar destaque para termos, como movimentos sociais e eventos, ou utilizadas no fim da publicação para contextualizar o que foi dito.
Menos é mais
Você deve ter notado um padrão na seção anterior: o bom uso das hashtags é dar mais ênfase na qualidade do que na quantidade.
Nenhum algoritmo atualmente ranqueia bem os posts que abusam desse recurso. De fato, muitas hashtags podem prejudicar o seu desempenho, como foi demonstrado por um estudo da Emplifi sobre o Instagram.
Segunda a pesquisa realizada pela companhia especializada em customer experience, as interações nos posts de empresas caem à medida que mais hashtags são utilizadas:
Por isso, utilize as estratégias do marketing digital e seja seletivo com as hashtags. Escolha as que irão direcionar o seu post aos usuários que encontrarão valor em sua postagem.
Os benefícios do uso de hashtags
Dessa forma, além de facilitar o acesso a conteúdos novos nas redes sociais, um dos principais benefícios do uso de hashtags é o aumento do engajamento.
Apenas no Instagram, esse aumento chega a ser de 12,6% com o uso otimizado de hashtags, de acordo com a Simply Measured. E, como é comum nos algoritmos das redes sociais, quanto maior o engajamento, mais a plataforma passa a recomendar seu conteúdo.
Fora isso, as hashtags também são uma ótima forma de pesquisar novas tendências e aproveitar dos conteúdos que estão em alta para divulgar sua marca.
Nunca foi tão fácil pesquisar um tema e receber (literalmente) milhões de referências para melhorar as suas próprias postagens.
Hashtags para o seu negócio
Agora, se você tem uma conta para impulsionar o seu negócio, a lista de benefícios é ainda maior.
Além dos exemplos anteriores, as hashtags permitem que você estude a sua concorrência com mais facilidade, faça campanhas direcionadas e crie comunidades em volta da sua marca.
Assim, para definir as melhores hashtags para utilizar em seus posts, você pode ver o que o seus concorrentes estão usando e o que inspira uma maior interação dos usuários.
Já no caso das campanhas direcionadas, o ideal é que as hashtags tenham relevância para o seu público – mas que não se baseia apenas em números.
Tópicos muito amplos podem fazer com que suas postagens fiquem perdidas em meio a tantas outras. Por isso, invista também em hashtags mais específicas ao seu segmento, mas ainda com um bom volume de publicações.
Criando uma comunidade
Bom, talvez a estratégia que mereça o maior destaque no uso desse recurso é a criação do senso de comunidade com as hashtags de marca.
Tenha hashtags exclusivas para o seu negócio e incentive seus consumidores a publicarem reviews e conteúdos sobre seus produtos. Não há nada melhor para a reputação de uma empresa do que esse tipo de resposta do público.
Além disso, essas hashtags específicas da sua marca e de campanhas torna a sua interação com o cliente muito mais dinâmica, melhorando o tempo de resposta e dos comunicados sobre ações de marketing.
Conclusão
Em suma, as hashtags já são parte fundamental de como utilizamos as redes sociais em nosso dia a dia.
E, assim como as redes sociais têm papel central no marketing digital, hashtags bem utilizadas podem ser um diferencial estratégico para a visibilidade do seu negócio.
Por isso, contar com uma agência especializada em marketing digital para cuidar das suas redes sociais, que possui profissionais capazes de explorar todos os benefícios das hashtags e muito mais faz toda a diferença.
Aqui, na Global Project, a gestão de redes sociais é personalizada para obter o melhor resultado para cada cliente, gerando conteúdos melhores e mais vendas.
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Até a próxima!