Global Project

Como fazer live nas redes sociais? Dicas e passo a passo

Certamente, aprender como fazer live nas redes sociais pode te ajudar a atrair muito mais atenção do público.

 

Não é novidade que para vender um produto ou promover uma marca é preciso ter a atenção da audiência. Por isso, é importante sempre buscar meios eficazes de despertar o interesse do seu público alvo.

Nesse sentido, as transmissões ao vivo, ou lives, podem ser um grande parceiro do engajamento. Isso porque, as lives podem prender a atenção do seu público até 10 vezes mais do que o normal.

Assim, fica muito mais fácil alcançar seus objetivos e obter sucesso nos negócios. Porém, para obter esses resultados é preciso que tudo saia perfeito. Caso contrário, o efeito é o inverso. Ou seja, você acaba virando piada na internet e perde a credibilidade. 

Mas não se assuste! Fazer lives de qualidade não é tão complicado assim. Basta seguir o passo a passo que a Global Project separou para você. Vamos lá?

Benefícios de aprender como fazer live

Sem dúvida, as transmissões ao vivo em redes sociais podem trazer muitas vantagens para o seu negócio. Como já falamos, ela amplia cerca de 10 vezes mais o seu alcance com o público. A razão para isso é simples: todo mundo está nas redes sociais!

Um exemplo de sucesso das lives aparece nas grandes marcas. A Apple, por exemplo, transmite nas redes todos os anos o evento de lançamento dos novos produtos. Assim, eles aumentam muito seu alcance e geram mais curiosidade no público.

Além disso, a live é a solução certa em situações em que não é possível haver reuniões presenciais. Por exemplo, em 2020 a pandemia do coronavírus chegou abalando fortemente o mercado de eventos. Com o distanciamento social, as lives foram a saída para quem queria se manter popular.

Inclusive, segundo levantamento do Google, mais de 85 milhões de brasileiros assistiram a lives de shows durante a quarentena. O sucesso foi tanto que os cantores brasileiros dominaram o ranking de transmissões mais assistidas. Das dez lives musicais mais vistas no YouTube, oito são de cantores brasileiros.

Logo, as vantagens de aprender como fazer live nas redes sociais são:

Como melhorar o desempenho do marketing através do WhatsApp?

Primeiramente, é necessário fazer um planejamento detalhado de como e quais ações serão praticadas no WhatsApp Business. Defina qual membro da equipe ficará encarregado de administrar esse canal. Sem dúvida, ele é diferente das redes sociais como Facebook e Instagram. Por isso, é preciso que o profissional responsável use uma linguagem adequada para ele.

Então, defina quais serão as metas que você deseja alcançar com esse aplicativo, para depois pensar nas ações. Outro ponto importante é se colocar sempre a disposição do seu público. Os usuários do App tem acesso fácil a plataforma 24 horas por dia. Logo, é comum que entrem em contato fora do horário de expediente e sua empresa precisa respondê-los.

Dito isso, você deve estar se perguntando como exatamente usar as funcionalidades do WhatsApp Business, certo? Vamos lá!

1- Tenha um bom relacionamento com seus clientes

Com as mudanças rápidas que o mundo de hoje oferece, fica muito difícil estreitar a relação com o público. Mas, para tanto, você pode usar essas próprias inovações para ajudar a melhorar o relacionamento com os clientes. Este é, claramente, o caso da WhatsApp Business. 

Através dessa ferramenta também fica muito mais fácil fidelizar o consumidor e garantir que ele volte a comprar com você. Afinal, com o crescimento do e-commerce, atualmente existem muitas empresas que oferecem o mesmo serviço por um preço similar. Logo, o que se destaca na hora do consumidor escolher de onde comprar é a qualidade do atendimento da empresa.

Assim, com o WhatsApp é possível oferecer esse diferencial, fazendo com o cliente sempre prefira o seu negócio. Aliás, a fidelização oferece outro benefício: ela é mais rentável do que a aquisição de novos clientes.

Portanto, o aplicativo é uma ótima forma de você oferecer um tratamento exclusivo, mas se lembre de responder rápido. É possível mesmo instalar um disparador de respostas automáticas para as dúvidas mais frequentes. Porém, o atendimento personalizado vale ouro, pois agrega valor ao cliente.

Tenha em mente que o Whatsapp tem uma taxa de abertura de 70%. Logo, as chances do cliente abrir a sua mensagem são altíssimas, mais elevadas do que o e-mail, por exemplo.

2- Ofereça promoções exclusivas

Oferecer promoções que estão disponíveis somente no WhatsApp Business é uma ótima tática de marketing digital. Isso pois não oferece nenhum risco ao caixa e se propaga rapidamente. Fora que é uma ótima maneira de fazer com o cliente mantenha contato com a sua empresa.

As promoções do WhatsApp podem até mesmo se tornar viral, atingindo um número grande de usuários. Através dessa estratégia, as pessoas são atingidas pelo senso de escassez. Elas ficam com medo de perder o produto ou serviço por um preço tão baixo. Desse modo, elas não pensam duas vezes em comprar o que você está oferecendo.

Para evitar que essa abordagem seja invasiva, crie um canal por onde o público cadastre seu número. Assim você evita possíveis rejeições e otimiza sua interação com o cliente.

3- Anuncie seus produtos e divulgue as novidades

Certamente, uma boa estratégia para o WhatsApp é estabelecer algumas formas de divulgar e vender os seus produtos e serviços. Para tanto, basta disponibilizar um catálogo com seus produtos no App para que o cliente escolha o que desejar. O interessante é enviar um material que pode ser acessado direto no aplicativo, como imagens. 

Assim, o cliente consegue mandar o catálogo para amigos, fazendo o marketing para você. Além disso, apresentar as novidades da empresa para os clientes do passado é uma ótima forma de fidelizar o consumidor. Portanto, envie as ofertas sazonais, e não perca uma oportunidade incrível de estimular a recorrência nas compras.

4- Tenha uma relação pós-venda

O pós-venda é uma parte importante do atendimento que muitas empresas simplesmente não dão atenção. Mas essa é uma maneira de manter o consumidor fidelizado. Isso porque é através dessa interação que o cliente percebe que fez um bom negócio. 

O objetivo principal dessa estratégia é manter o cliente satisfeito por meio da transmissão de confiança em relação à empresa. Uma forma de fazer o pós-venda é entrando em contato com o cliente após a compra. Desse modo, você solicita informações a respeito da satisfação em relação à aquisição. 

Essa comunicação é fundamental, pois é ela que verifica as falhas no atendimento. Consequentemente, você consegue melhorar seu negócio e o tornar cada vez mais atraente. Portanto, devem ser disponibilizados canais de fácil acesso para que o cliente possa enviar críticas e sugestões.

Conclusão

O WhatsApp Business tem um potencial enorme para melhor o seu empreendimento. Certamente, com essa ferramenta você alcança seu público e tem resultados imediatos. Mas é preciso se atentar para possíveis erros como a lotação da caixa de entrada e tratamento muito impessoal. Por isso, mantenha o tom da conversa sempre muito educado e personalizado.

Além disso, ofereça ao cliente a escolha de receber ou não todo o material que você pretende disponibilizar. Mas, se você tem dificuldades para gerir sua estratégia de marketing pelo WhatsApp, por que não deixar com um profissional?

A Global Project é uma agência 360º que está pronta para atender todas as suas necessidades e melhorar sua performance. Somos mais que uma agência, somos uma companheira que te ajuda a realizar seu sonho. Siga nossa página no Facebook e Instagram para ficar por dentro de mais dicas exclusivas.

Instagram

Você conhece alguém que não está no WhatsApp? 

Hoje em dia todo mundo usa esse aplicativo, por isso ele é uma ótima forma de melhorar o marketing da sua empresa e ajudar o seu negócio crescer. Descubra como usar o WhatsApp Business no blog da Global, é só clicar no link da bio!

Facebook

Você conhece alguém que não está no WhatsApp? 

Hoje em dia todo mundo usa esse aplicativo, por isso ele é uma ótima forma de melhorar o marketing da sua empresa e ajudar o seu negócio crescer. Descubra como usar o WhatsApp Business no blog da Global: 

https://globalproject.com.br/whatsapp-business-como-melhorar-seu-marketing/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.