Certamente, aprender como fazer live nas redes sociais pode te ajudar a atrair muita mais atenção do público.

Não é novidade que para vender um produto ou promover uma marca é preciso ter a atenção da audiência. Por isso, é importante sempre buscar meios eficazes de despertar o interesse do seu público alvo.

Nesse sentido, as transmissões ao vivo, ou lives, podem ser um grande parceiro do engajamento. Isso porque, as lives podem prender a atenção do seu público até 10 vezes mais do que o normal.

Assim, fica muito mais fácil alcançar seus objetivos e obter sucesso nos negócios. Porém, para obter esses resultados é preciso que tudo saia perfeito. Caso contrário, o efeito é o inverso. Ou seja, você acaba virando piada na internet e perde a credibilidade.

Mas não se assuste! Fazer lives de qualidade não é tão complicado assim. Basta seguir o passo a passo que a Global Project separou para você. Vamos lá?

Benefícios de aprender como fazer live

como fazer live

Sem dúvida, as transmissões ao vivo em redes sociais podem trazer muitas vantagens para o seu negócio. Como já falamos, ela amplia cerca de 10 vezes mais o seu alcance com o público. A razão para isso é simples: todo mundo está nas redes sociais!

Um exemplo de sucesso das lives aparece nas grandes marcas. A Apple, por exemplo, transmite nas redes todos os anos o evento de lançamento dos novos produtos. Assim, eles aumentam muito seu alcance e geram mais curiosidade no público.

Além disso, a live é a solução certa em situações em que não é possível haver reuniões presenciais. Por exemplo, em 2020 a pandemia do coronavírus chegou abalando fortemente o mercado de eventos. Com o distanciamento social, as lives foram a saída para quem queria se manter popular.

Inclusive, segundo levantamento do Google, mais de 85 milhões de brasileiros assistiram a lives de shows durante a quarentena. O sucesso foi tanto que os cantores brasileiros dominaram o ranking de transmissões mais assistidas. Das dez lives musicais mais vistas no YouTube, oito são de cantores brasileiros.

Logo, as vantagens de aprender como fazer live nas redes sociais são:

1) Amplia o seu alcance

live nas redes sociais

Caso você esteja procurando aumentar seu alcance e conseguir novos seguidores, essa é a ferramenta certa para você. Isso porque é muito difícil conseguir um grande número de seguidores de modo orgânico.

Inclusive, as redes sociais dão prioridade para publicações em que as pessoas mais interagem. Assim, como as lives promovem mais interação, elas são o modo mais eficaz de chegar ao público organicamente. Ou seja, sem precisar pagar pelo impulsionamento.

2) Mais engajamento

Certamente, aprender como fazer live é uma poderosa arma para capturar e manter a atenção das pessoas. Seu sucesso e preferência do público se dá justamente por serem recursos em que é possível haver interação.

Isso porque as pessoas se sentem mais próximas e acolhidas quando fazem perguntas e você responde na hora, ao vivo. Por exemplo, os usuários do YouTube passam 4 vezes mais tempo assistindo a lives do que outros vídeos.

3) Produz mais leads

transmissão ao vivo

Em uma live, com certeza, você tem mais tempo do que o normal para abordar seu tema. Isso permite que você passe mais informações para sua audiência, fazendo com que ela avance no funil de vendas.

Fora que quem assiste a uma live provavelmente tem mais interesse no que você pode oferecer. Porque as transmissões ao vivo exigem uma certa dedicação para estar online no momento da live. Portanto, com elas você consegue gerar futuros clientes.

4) Baixo custo

Aprender como fazer live pode parecer complicado, mas na verdade é muito simples e tem baixo custo. Provavelmente, você já possui todos os equipamentos necessário na sua casa. Além de que você não paga nada para transmitir nas redes sociais. Logo, essa é uma ótima estratégia de marketing se o seu budget não for tão alto.

5) Demonstra autoridade e gera confiança

como fazer live

Como abordamos no artigo sobre Gatilhos Mentais, a autoridade é uma ferramenta importante para vendas. Se mostrar um grande expert no seu ramo aumenta a confiança do público. Por consequência, cresce a intenção de compra.

Nesse sentido, as lives são muito eficientes, pois nelas você pode demonstrar toda sua autoridade. Ou seja, você mostra que entende do que está falando.

Passo a passo de como fazer live nas redes sociais

Agora que você já sabe as vantagens que a as lives oferecem, não vai querer ficar de fora, né? Porém, antes de começar a transmissão é preciso planejamento. Isso porque você deve estar preparado para responder perguntas e lidar com possíveis falhas técnicas. Mas fique tranquilo, pois evitar esses erros é fácil!

1) Equipamentos

Como fazer live depende muitos dos equipamentos. Pois eles serão os responsáveis pela qualidade audiovisual do projeto. Mas não se preocupe, porque você precisará de apenas 3 materiais essenciais. E, muito provavelmente, você já os tem em casa.

Câmera

como fazer live

Certamente, é possível fazer transmissões com câmera profissional, webcam, ou mesmo com a câmera do celular. Hoje em dia os smartphones possuem câmeras de grande qualidade o que permite você fazer boas lives.

Entretanto, tudo dependerá do seu objetivo, além da plataforma que você utilizará para fazer a live. Por exemplo, transmissões no Facebook e Instagram são ótimas para gravações no smartphone. Mas, lives no YouTube, ou de grande porte, podem ficar melhor com a gravação por webcam, ou câmeras profissionais.

Se certificar de que esse equipamento está funcionando bem antes da live é um passo essencial. Isso porque a qualidade da imagem influencia a experiência do público. Ou seja, se essa experiência for agradável, maior será a chance de conversão de vendas.

Microfone

como fazer transmissão ao vivo

Outro ponto importante de como fazer live é o microfone. Assim como a imagem, o áudio influencia igualmente a experiência do espectador. Logo, ele também precisa ser de boa qualidade.

Sem dúvida, você pode usar o microfone do smartphone, junto a câmera. Mas é preciso fazer testes para verificar se ele está funcionando bem. No caso de transmissões por notebook o microfone do disposto também pode ser uma solução.

Contudo, é preciso testar, pois se eles não funcionarem bem será necessário comprar um microfone a parte. Esse passo é indispensável, pois ele garante que o público entenda o que você falar na live.

Iluminação

Por fim, pense na iluminação do seu cenário. Esse é outro passo importante de como fazer live de modo perfeito. Isso porque se seu vídeo estiver escuro, com a imagem granulada, os usuários podem desistir de assistir.

A mesma coisa acontece se o ambiente estiver iluminado demais. Por isso, se posicione em uma área com boa iluminação e monte seu cenário nela. Se optar pela iluminação artificial, escolha uma luminária própria para gravações.

2) Acesso à internet

live nas redes sociais

Parece óbvio, mas muitas pessoas esquecem de verificar o acesso à internet antes de começar a transmissão. Esse é um dos passos mais vital de como fazer live nas redes sociais. Afinal você estará transmitindo pela web e para internet.

Portanto, certifique-se que você terá acesso à uma internet de alta velocidade. Caso contrário, sua conexão estará sujeita a instabilidades. Por exemplo, ela pode fazer sua transmissão cair, causando graves impactos a sua imagem.

Fora que, em uma transmissão que trava toda hora, é muito provável que as pessoas desistam de assistir. Além de que pode gerar comentários negativos na sua live. Desse modo, outras pessoas podem ser influenciadas a não assistir seu conteúdo.

Então, para evitar esses problemas e garantir estabilidade no live streaming, invista na internet. O ideal é uma conexão de pelo menos 2MB de uplink exclusivo para o servidor da live.

3) Preparação

Certamente, quase tudo na vida requer um grau de planejamento. E como fazer live não é diferente. Por isso, além de preparar a parte técnica da transmissão, você também deve preparar o conteúdo da live.

Planejamento do conteúdo

live planejamento

Após garantir todos os equipamentos necessário para a live, o próximo passo é pensar no conteúdo do projeto. Caso contrário, mesmo que você domine o assunto, você pode se perder nos tópicos. Ou, então, esquecer algum tema que gostaria de abordar.

Certamente, o espectador percebe esses deslizes e isso acabando deixando uma má impressão. Por isso, o planejamento é vital no sucesso da sua transmissão ao vivo.

Portanto, faça um roteiro escrito para saber por onde começar e em qual tópico encerrar a live. Pense no tempo que você usa para falar de cada coisa. Não se esqueça de adequar a linguagem a rede social que você escolheu usar para fazer a live.

Se lembre ainda de incluir um tempo para responder as perguntas que fizerem ao longo da live. Além de reservar alguns minutos para interação com o público.

Ensaio

Com o seu roteiro pronto, resta ensaiar o conteúdo que você planejou. Assim você não trava na hora de falar e se sente mais confortável quando realmente houver audiência.

Isso porque um desconforto na hora de discursar pode arruinar todo seu planejamento até aqui. Então, se possível, antes de tudo, grave e assista seu conteúdo para saber o que melhorar.

Desse modo, você vai se acostumando com as câmeras e com o processo de live streaming.

4) Divulgação

live nas redes sociais

Além disso, a divulgação da transmissão é um passo essencial de como fazer live nas redes. Afinal, de que adianta você se preparar e transmitir seu conteúdo se ninguém for assistir?

Portanto, divulgue sua live em todos os canais de comunicação e redes sociais que você estiver. Defina uma data e um horário que você percebe ter mais recepção do público. Ou seja, horários em que seus seguidores normalmente já estão online e interagindo.

Informe com antecedência a data e o horário que você escolheu. Assim o público pode se planejar para entrar e assistir à live. Nesse sentido, conforme o dia for se aproximando, crie alguns lembretes.

Transmissão nas redes sociais

Chegou o momento que todos esperavam, finalmente é o dia da live. Mas, e agora, como começar essa transmissão? Bom, isso depende da plataforma que você escolheu usar para fazer a live. Confira abaixo algumas dicas de como fazer live nas principais mídias atualmente:

Instagram

Se você escolheu o Instagram, provavelmente já possui uma conta na rede. Logo, basta abrir o aplicativo no celular e clicar no ícone da câmera. Ou seja, o botão do canto superior esquerdo, o mesmo de fazer stories.

Depois, basta selecionar a opção “Ao vivo” e clicar em “Transmitir ao vivo” para iniciar a live. Quando terminar, aperte “Encerrar” no canto superior direito.

Por fim, salve o vídeo no seu celular e compartilhe nos seus stories, ou em outros canais que você quiser.

live no instagram
live no instagram
live no instagram

Facebook

O primeiro passo de como fazer live no Facebook é entrar na sua conta da rede. Pode ser pelo computador, caso a live seja gravado pela webcam. Ou celular no caso de gravação por smartphone.

Depois, acesse a área de compartilhamento de status, selecionando a opção “Iniciar um vídeo ao vivo”.

Em seguida, você irá visualizar a tela do Facebook Live. Nela você deve configurar a descrição que aparecerá na publicação da sua live. Então, é só clicar em “Iniciar transmissão ao vivo” e começar sua live.

live no facebook
live no facebook

YouTube

Para fazer live no YouTube é muito simples. Se estiver no computador, basta acessar o site e clicar no ícone da câmera, no canto superior direito. Pelo smartphone, é preciso clicar no ícone “+”, centralizado no canto inferior da tela. Depois, vá em “Transmitir ao vivo”.

Pelo computador:

Live no Youtube
Live no Youtube

Pelo smartphone:

live no youtube
live no youtube

Em seguida, você deve preencher um formulário com o nome da transmissão. A defina como “Pública” para todos poderem assistir, ou “Privada” no caso de ser para um público restrito. Existe também a opção “Particular” que fica disponível apenas para você.

Clique em “Mais Opções” e “Configuração Avançada” para fazer os ajustes que achar necessário. Depois, clique em “Próxima”. Então O YouTube iniciará uma contagem regressiva de três segundos para você testar a transmissão. Na tela seguinte, clique em “Compartilhar” para copiar o link enviá-lo aos seus amigos.

Finalmente, para iniciar a live, clique em “Transmitir ao vivo”.

Mas não esqueça de, primeiro, ativar a opção de transmissão ao vivo fazendo os primeiros passos do processo. Certamente, é preciso fazer isso com 24 horas de antecedência, tempo que o YouTube leva para aprovar.

Live no Youtube

Dica: StreamYard

O StreamYard é um estúdio virtual que permite fazer lives com mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Assim, ele transmite vídeos nas principais redes sociais, como Facebook e YouTube. Portanto, essa ferramenta é a solução para quem quer realizar entrevistas, rodas de discussões e eventos online.

Ele tem uma versão gratuita, com recursos limitados, mas também oferece planos pagos. Além disso, o StreamYard possui ferramentas que deixam as lives mais profissionais. Por isso ele pode ser interessante dependendo do seu objetivo.

Para usar essa ferramenta, basta acessar a plataforma e inserir seu email para criar a conta. Após a confirmação, faça loggin e defina onde sua transmissão será exibida. Por exemplo, se você escolher o YouTube, o StreamYard se conectará a sua conta do Google.

Isso é necessário para que ele tenha acesso ao seu Youtube. Então clique em “Allow” (permitir). Em seguida, já é possível criar a sua primeira transmissão. Após preencher com título, descrição e opção de privacidade, é só clicar em “Create Broadcast” (criar transmissão).

Depois de configurar áudio e imagem, o StreamYard abre seu estúdio virtual. Então, clique na sua miniatura para liberar seu áudio e vídeo. Na barra inferior, existem as opções de controlar os dispositivos, convidar pessoas e compartilhar a tela. Então basta convidar quem você quiser para fazer a live com você!

Conclusão

Depois dessas dicas e passo a passo sobre como fazer live fica fácil arrasar nas redes sociais, concorda? Como visto, os elementos necessários para criar a transmissão são simples.

Mas caso você não possua o equipamento necessário, ou a habilidade técnica para gravar uma live, ainda tem solução. Por que não deixar com um especialista?

A GlobalPoject é líder em Marketing Digital e já produziu muitas lives de diversos clientes. Afinal, somos uma agência 360º, facilitadora de sonhos. Ou seja, aqui você tem tudo que precisa para garantir o sucesso do seu negócio.

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