A sensação das redes sociais, os Memes, podem ser grandes aliados da sua estratégia de Marketing Digital.

Certamente, o humor é uma característica do ser humano e, acima de tudo, do brasileiro. Assim, na internet, novas formas de humor apareceram conquistando o mundo inteiro. Elas são tão hilárias que se tornam populares em questão de minutos, viralizando em uma velocidade impressionante.

São os famosos Memes, os queridinhos das redes sociais. Mas se engana quem pensa que eles estão apenas no Facebook ou Instagram. Na verdade, os Memes já ganharam todos os meios de comunicação, como blogs, jornais online, e muito mais.

Logo, o Marketing Digital também entra nessa história para aproveitar o poder dos Memes e gerar mais engajamento. Tanto que atualmente não é mais estranho ver perfis de marcas brincando com o público através dos Memes.

Por isso, saber como e por que usar Memes no Marketing é essencial para se manter à frente da concorrência. Assim, sua empresa não pode ficar de fora, concorda? Então, confira as informações e dicas que a Global separou para você saber como usar Memes no Marketing Digital!

Memes: o que são?

que tipo de memes

A palavra Meme pode descrever imagens, vídeos, GIFs, ou qualquer coisa que se relacione ao humor e se espalhe pela internet. O termo é uma referência a Richard Dawkins que criou o conceito de Memes no livro O Gene Egoísta.

Em 1976, Dawkins descreveu o Meme como uma unidade de informação com capacidade de se multiplicar, como um gene. Nesse sentido, os Memes podem ser qualquer coisa, até mesmo uma ideia ou uma simples frase. Assim, eles se espalham mais rápido do que um vírus.

Ou seja, eles se multiplicam de forma similar ao que ocorre com o gene na genética. Além disso, assim como os genes, os Memes ficam na nossa memória e cultura. Isso através do compartilhamento de pessoa a pessoa.

Logo, os Memes, na verdade, são mais antigos do que a Internet. Foi somente na década de 1990 que o mundo virtual criou esse tipo de humor como conhecemos hoje.

Por que usar Memes na sua estratégia de Marketing?

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Sem dúvida, os Memes ajudam a gerar mais engajamento e fortalecer a identidade de uma marca. Isso porque eles se conectam de forma única com o público-alvo, despertando a empatia. Ou seja, eles estabelecem a base para qualquer comunicação eficaz.

Afinal, empatia é o exercício de se colocar no lugar do outro. Agora, imagine, você não prefere ser abordado em um momento de descontração e divertimento? Certamente, é para isso que os Memes servem no Marketing Digital.

Eles podem conquistar a confiança do público por meio do bom humor e simpatia. Mas, além disso, existem muitos outros motivos para usar o Meme. Conheça mais 3 deles e entenda a razão pela qual eles são tão eficazes.

1- Memes aliviam o estresse

Com certeza, o Meme se tornou o melhor amigo do internauta durante o período de isolamento do coronavírus. Com todo mundo em casa, a melhor distração foi através de Memes.

Além disso, a ciência já comprovou que o riso pode melhorar a saúde. O bom humor aumenta as defesas do nosso corpo e nos ajudam a estabelecer relações sociais. Sem dúvida, ele alivia dores de cabeça, diminui o estresse e aumenta a disposição física.

2- O Brasil lidera a produção de memes

Segundo um levantamento da GlobalWebIndex, o Brasil é o terceiro país que mais passa tempo na Internet. Não é à toa que fomos a primeira nação a ter seu Museu de Memes. O projeto é da UFF e oferece um enorme acervo virtual do humor na Internet.

Afinal, quem não lembra do Meme da Nazaré confusa. Ou, então, a aclamada vez em a cantora Xuxa falou “senta lá, Cláudia”. Fora algumas personalidades brasileiras que reconquistaram a fama através do Meme. Como, por exemplo, Inês Brasil e Gretchen.

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3- Garantia de interação

De acordo com um estudo da Globosat e Consumoteca, 85% dos internautas brasileiros a interagem com Memes. Sobretudo, os Memes são muito populares na faixa etária entre 16 e 29 anos, atingindo 95% de engajamento.

Nos grupos de 30 a 35 anos o desempenho é de 89%, enquanto entre 36 a 45 anos, é 84%. Já entre os mais velhos, de 46 a 66 anos, o índice sofre uma ligeira queda para 75%. Mesmo assim, o número é alto e comprova a eficácia da ferramenta.

Como usar os Memes no Marketing Digital?

Decerto, para alcançar todos os benefícios do Meme é preciso saber como usá-lo. Nesse sentido, primeiramente, é necessário pensar na sua persona. Sem dúvida, caso seu público alvo sejam pessoas mais sérias, o Meme pode não ser uma boa opção.

Se lembre que é preciso haver identificação do público com o Meme para, então, despertar a empatia. Por isso, os Memes são ótimas ferramentas para empresas com abertura para o humor e inovação.

Por exemplo, a Netflix sempre buscou levar entretenimento com o seu serviço. Assim, ela também arrasa nas redes sociais com os Memes. Por outro lado, pense em um escritório de advocacia que cuida de assuntos graves. Se eles fizerem muitas piadas podem acabar ofendendo seus clientes que estão passando por momentos difíceis.

Portanto, analise em qual segmento sua marca se enquadra. Então, basta seguir essas quatro estratégias para aperfeiçoar seu Marketing Digital:

meme pensando

1) Procure pelo contexto certo

Já é de conhecimento geral que os deslizes na Internet podem virar um grande problema. Mas para evitar esses erros, basta manter a atenção no contexto. Sem dúvida, é preciso lançar uma campanha que utiliza Memes na hora certa.

Por isso, antes de usar um meme, verifique se ele está de acordo com seus objetivos. Além de confirmar se ele conversa com o seu público-alvo. Inclusive, observe também o momento e contexto histórico.

Por exemplo, não é de bom tom usar um Meme sobre fogo logo após um incêndio trágico. Portanto, confira todos esses elementos antes de publicar um Meme. Desse modo, você garante que a campanha dará certo.

2) Invista nas preferências da sua persona

Você, com certeza, já deve ter definido seu público-alvo. Agora, para determinar com quais Memes trabalhar, basta analisar qual é o que mais combina com a sua persona.

Procure por Memes que fazem mais sucesso no lugar onde seu público mora. Ou, então, pense naquele humor que mais conversa com a forma que essas pessoas se identificam.

Descubra como seu público se comporta nas redes sociais. Que tipo de conteúdo eles interagem e compartilham? Em qual canal estão mais presentes? Pensar nessas questões ajuda no sucesso e viralização da sua estratégia.

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3) Busque as tendências

O timing, sem dúvida, é o sucesso para o uso de Memes. Lembra dos memes que eram carinhas? Por exemplo, o Troll Face e seus similares. Certamente eles fizeram muito sucesso quando surgiram. Mas, atualmente, esses Memes se tornaram bregas e fora de moda.

Por isso, para garantir engajamento e inovar, é importante saber quais são as tendências do momento. Então, procure pelas hashtags da vez. Verifique também os trending topics e demais assuntos quentes no ambiente das mídias sociais.

4) Estude as métricas

Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é poder acompanhar métricas concisas. Na sua estratégia de Memes não pode ser diferente. Portanto, mantenha a atenção nos resultados das suas ações.

Assim, você pode usar essas informações para desenvolver campanhas ainda mais eficazes. Verifique o alcance das suas publicações, quantos compartilhamentos, comentário e likes elas tiveram. Aliás, procure por interações orgânicas, pois é provável que esse tipo de post receba muito engajamento espontâneo.

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Conclusão

Usando os Memes, com certeza, você pode viralizar e trazer mais resultados para sua empresa. Contudo, lembre-se de que o contexto e o timing fazem o sucesso do Meme. Por isso você precisa se atualizar sempre. Mas se você não sabe quais são os Memes do momento, por que não deixar isso com um profissional?

A GlobalProjet é uma agência de Marketing Digital 360º. Isso significa que oferecemos diversas soluções que te ajudam a alcançar os seus sonhos. Contamos com profissionais de Social Media que monitoram as redes sociais diariamente. Por isso, nossa equipe sabe e entende quais são os melhores Memes para se usar em cada situação.

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