Para começar o ano do jeito certo, é preciso entender que o futuro das estratégias de marketing já começou – e você precisa ficar por dentro delas se não quiser ficar para trás. Por isso, nós separamos 6 tendências do Marketing Digital 2023 que prometem fazer sucesso e que você pode utilizar para valorizar a sua marca este ano.
Não estranhe se alguns itens da nossa lista já forem fenômenos conhecidos há alguns anos. Essas estratégias devem continuar alcançando novos índices e ainda devem chegar ao seu verdadeiro potencial este ano ou nos próximos.
Sem mais delongas, vamos conferir quais são as 6 tendências do Marketing Digital 2023 e como elas irão fazer a diferença na experiência do seu cliente e na fidelização ao seu negócio.
1 – Comunicação com propósito
Atualmente, é esperado que as marcas ofereçam mais do que produtos e serviços. Elas precisam causar impactos positivos à sociedade.
Nesse sentido, a empresa deve se pautar a partir de uma bússola moral bem definida, indo além de uma simples conta de anúncios e promoções. Em cada post e em cada anúncio publicitário, os consumidores estão buscando por valores e causas sociais que eles também se identifiquem para, só então, se fidelizarem à marca.
Assim, das suas redes sociais aos tópicos de e-mail, da arquitetura do seu site ao seu blog, tudo precisa ser feito visando uma estratégia de comunicação com propósito.
Isso é um reflexo direto do momento que estamos vivendo hoje, em que o engajamento com empresas e figuras públicas é proporcional à responsabilidade social que eles assumem.
2 – Marketing humanizado e autêntico
Para construir e fortalecer uma comunidade em torno da sua marca, é preciso que o marketing tenha uma proposta mais humanizada. Ou seja, o seu negócio deve possuir uma personalidade, com um bom humor, autenticidade e vulnerabilidade.
Algo que tem dado muito certo nos últimos anos e promete se manter forte em 2023 é a criação de personagens, que se tornam um “rosto familiar” para a sua marca e podem ser utilizados em todos os seus conteúdos digitais.
Além disso, a presença de profissionais e outros indivíduos que ajudam a fazer a marca funcionar nos materiais de divulgação também é muito efetivo para criar laços com os clientes.
Dessa forma, a fidelização a sua marca depende dessa percepção que existem pessoas reais trabalhando por trás dela. Há uma preferência pelo conteúdo que é autêntico e não muito editado.
3 – Microinfluencers
Assim, seguindo a linha dessa procura por mais autenticidade no Marketing Digital, especialmente nas redes sociais, houve uma mudança de foco quando o assunto é marketing de influência.
Agora, a grande aposta das marcas passou a ser nos microinfluencers, aproveitando a identificação com o público que esses indivíduos possuem em detrimento dos grandes números que poderiam ser obtidos com contas maiores.
Podemos resumir da seguinte forma: hoje, o público prefere seguir as dicas de quem é “gente como a gente”. São essas parcerias que são capazes de gerar mais valor para a marca e agradar a sua persona, através do sentimento de sinceridade.
Das dancinhas no TikTok ao unboxing de produtos, existem muitas oportunidades de baixo custo e grande retorno nas parcerias entre marcas e microinfluencers.
4 – TikTok e o Video Marketing
Bom, e já que tocamos neste assunto, é difícil afirmar se o TikTok já está se aproximando do seu ápice ou não.
Nos últimos anos, vimos a plataforma crescer de maneira única, expandindo sua influência e transformando a maneira que fazemos Marketing Digital – dentro e fora da plataforma.
Por isso, não é surpresa que hoje 92% das empresas consideram o Video Marketing uma estratégia fundamental para alcançar as metas do negócio.
Porém, para não continuar falando mais do que você já sabe, existem duas tendências que prometem trazer o Video Marketing para frente em 2023: a interatividade e a personalização de conteúdo.
Quando falamos de interatividade, estamos nos referindo a questões como o uso de filtros, a expansão da influência do metaverso ou até mesmo a integração de streams. Para a personalização, estamos cada vez mais criando conteúdos em vídeo através de estratégias baseadas em dados ou, até mesmo, em tecnologias de inteligência artificial.
5 – Automação
No ritmo que vivemos hoje, soluções inovadoras para o Marketing Digital não param de surgir, como novas ferramentas e tecnologias.
Nesse sentido, o uso da automação continua a tomar frente em 2023 como fator central em nossas estratégias, sendo um importante apoio para campanhas bem sucedidas e para o impulsionamento de empresas.
Com as ferramentas de automação, consolidaremos tendências que já vinham crescido nos últimos anos, como o Data Driven Marketing – uma gestão baseada em dados e estatísticas.
Esse papel central que a automação assume em 2023 também dá suporte ao próximo item da lista que, por si só, já merece um artigo completo.
6 – Conversational Marketing
A última tendência é também uma das mais fortes apostas para 2023 e os anos que virão depois. No contexto brasileiro, o Conversational Marketing foi catapultado por uma ferramenta da qual ninguém consegue escapar: o WhatsApp.
Atualmente, 92% dos usuários de internet utilizam o WhatsApp para se comunicar e, naturalmente, isso está se tornando um importante trunfo para o Marketing Digital.
Afinal, o aplicativo de mensagens conferiu o que os clientes e prospects tanto almejavam: contato direto entre vendedores e empresas em tempo real, para negociar e tirar dúvidas.
Fez um anúncio no Google? Você precisa de um botão para o WhatsApp. Sua bio no Instagram? Tem que ter um link para o WhatsApp. Em 2023, não tem como escapar.
Por isso, o que chamamos de Conversational Marketing veio para transformar essa tendência em estratégia. Com ele, você consegue criar conversas mais humanizadas e que reforçam o vínculo entre a empresa e o cliente.
Com uma comunicação tão próxima, torna-se mais fácil mapear a jornada do cliente e aumentar conversões.
Esteja sempre preparado com a Global Project
Bom, após toda essa lista de tendências do Marketing Digital 2023, acredito que você já esteja um pouco mais preparado para aproveitar as melhores oportunidades deste ano que acaba de começar.
Por outro lado, prever o que vem pela frente não é tarefa fácil, uma vez que o mundo digital está mudando cada vez mais rápido.
Por isso, ter uma parceira como a Global Project faz toda a diferença. Conte com uma agência que está sempre por dentro das novas tendências do Marketing Digital e que não te deixa perder nenhuma!
Por que você não aproveita e vem tomar um cafezinho com a gente? ☕
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Até a próxima!