O YouTube é uma das principais ferramentas da Google, com impressionantes 138 milhões de usuários brasileiros. Por isso, anunciar seus produtos e serviços na maior plataforma de vídeos na internet é muito atraente e, com o YouTube Ads, isso virou tarefa fácil!
Primeiramente, podemos dizer que o YouTube foi a rede pioneira no crescimento do conteúdo em vídeo, que hoje é a tendência em redes como o Instagram e o TikTok.
Por isso, a plataforma de vídeos da Google é considerada favorita nesse segmento, promovendo ótimas oportunidades para divulgar marcas e alcançar novas audiências.
Além disso, o marketing dos dias de hoje, que busca conseguir cada vez mais resultados com esse formato audiovisual, tem muito a aprender com as estratégias e recursos aplicados no YouTube Ads, sempre em constante inovação.
Mas, afinal, como são feitas as estratégias de marketing baseadas no YouTube Ads? Continue a leitura e descubra tudo sobre essa ferramenta incrível.
O que é YouTube Ads
O YouTube Ads é um serviço pago para veicular anúncios na plataforma e, principalmente, em meio aos vídeos reproduzidos na plataforma.
Assim como o Google Ads, da empresa mãe, é uma ferramenta que permite fazer a segmentação do público que receberá o anúncio, acompanhar métricas e conversões, além de alcançar novos clientes.
As vantagens do YouTube Ads
O YouTube pode ser uma ferramenta importante para todo o ciclo de vendas de uma empresa.
Afinal, potenciais clientes estão todos os dias fazendo novas pesquisas na plataforma, assim conhecendo novos produtos e assistindo ou fazendo os reviews, progressivamente gerando mais conversões.
Além disso, dentre as pessoas com mais de 16 anos, 89% delas assistem a vídeos de entretenimento na internet.
Ou seja, por si só o YouTube já é extremamente relevante para o marketing digital. Quando adicionamos o YouTube Ads na equação, essas vantagens são multiplicadas.
YouTube Ads e o marketing digital
Segundo uma pesquisa divulgada pelo HubSpot, 67% dos profissionais de marketing dizem que o retorno de investimentos é maior quando a campanha é feita em vídeo nas redes sociais.
Além disso, dentre essas redes, o YouTube é uma das principais geradoras de leads com essas campanhas, com cerca de 59% dos entrevistados destacando sua importância.
Dessa forma, nós comprovamos a importância do YouTube Ads para o marketing digital, que utiliza do seu algoritmo para realmente influenciar o comportamento de compra de seus usuários.
Com diversos tipos de anúncio, um algoritmo apurado, recursos personalizáveis e uma plataforma amigável integrada com o Google, sobra alguma dúvida de que o YouTube Ads é essencial para a sua campanha de marketing?
Tipos de anúncios do YouTube Ads
Existem diversos tipos de anúncios possíveis no YouTube Ads, e, se os dados de usuários estiverem certos, as chances de você usar a plataforma de vídeos e já ter visto todos esses tipos de anúncio é grande.
Porém, vamos descrever cada um desses serviços, com os nomes corretos de cada um deles, e os benefícios que eles podem oferecer para a divulgação da sua marca.
Bumper Ads ou anúncios curtos
Primeiro, vamos falar de um dos anúncios mais comuns da rede: os bumper ads.
Vídeos curtos, de até 6 segundos de duração, que são veiculados antes do começo de um vídeo e não podem ser pulados.
Assim, eles oferecem a vantagem de garantir que o público desejado assista o vídeo em sua totalidade, aumentando a identificação da marca, por exemplo.
Entretanto, o tempo limitado reduz as possibilidades desse formato, exigindo mensagens simples, diretas e com muita criatividade.
Anúncios in-stream
Os anúncios in-stream do Youtube Ads se dividem em duas categorias: os puláveis e os não-puláveis.
Eles também são anúncios que aparecem antes ou durante o vídeo, mas, ao contrário dos bumper ads, eles têm maior duração.
Os anúncios puláveis são aqueles vídeos que podem ser interrompidos após os primeiros 5 segundos.
Nesses casos, a cobrança é feita com base nas visualizações, ou CPV (cost per view). Ou seja, o anunciante só é cobrado caso o anúncio seja exibido além dos 5 primeiros segundos — ou por pelo menos 30 segundos, no caso de vídeos maiores.
Já os anúncios in-stream não-puláveis são pensados em um formato de até 15 segundos, ideal para aumentar o alcance e reconhecimento da marca. A sua cobrança é feita por impressões, ou CPM (cost per impression).
Anúncios de video discovery
O formato de anúncio video discovery são aqueles veiculados nos locais tradicionais de descoberta da plataforma, como na página principal ou no topo dos vídeos recomendados.
Nesses casos, costuma-se ter um texto convidando o usuário a assistir o vídeo, além de uma simples miniatura. Assim, o anúncio só é cobrado quando houverem cliques no vídeo e novas visualizações.
Anúncios de masthead
Masthead é o anúncio que fica visível na parte superior da página principal do Youtube, ocupando grande espaço e visibilidade.
Entretanto, esse é um dos anúncios mais complexos, sendo necessário o envio do anúncio para avaliação do Google, o que pode levar até 48h.
Conclusão
Começar a anunciar no YouTube Ads pode ser o que faltava para que a sua marca alcance o seu verdadeiro potencial de vendas.
Por isso, essa ferramenta e as suas métricas em tempo real precisam ser parte integral das suas estratégias de marketing digital.
Mas, para levar essas estratégias ao próximo nível e garantir o verdadeiro crescimento do seu negócio, contratar uma agência de Marketing Digital é o fator que faz essa diferença.
Aqui, na Global Project, somos especialistas em todas as estratégias de anúncios direcionados que são resultados reais no mercado. Venha com a gente construir o reconhecimento que a sua marca merece!
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Até a próxima!