O WhatsApp Business é uma ótima forma de melhorar o marketing da sua empresa

Atualmente, o WhatsApp é um dos aplicativos de conversa com mais usuários no Brasil. Pense: quem você conhece que não está no App? Com certeza, poucos ou nenhum nome veio a sua cabeça. Isso acontece porque mais da metade da população brasileira tem uma conta no aplicativo. Somando, assim, 120 milhões de usuários brasileiros.

Por isso, o WhatsApp se tornou importante para a comunicação. Enquanto isso o WhatsApp Business é um forte aliado das empresas. O motivo é simples: todo mundo está lá!. Logo, o seu negócio também precisa marcar presença no aplicativo.

Fora que o App é gratuito, ou seja, você não paga nada para usá-lo e tem acesso a várias vantagens. Principalmente para quem está começando um negócio do zero, essa é uma ótima ferramenta para dar aquele pontapé inicial.

Mas quais são as estratégias para fazer marketing digital no WhatsApp Business? É possível promover produtos e serviços pelo aplicativo? O contato com os clientes é importante? Essas e outras perguntas a Global Project, especialista em marketing digital, responde para você. Siga a leitura e confira!

O que é WhatsApp Business?

whatsapp business

Antes de partir para as estratégias de marketing no aplicativo, é preciso entender o que é isso e como funciona. De fato, WhatsApp é a plataforma de comunicação por mensagens mais popular do mundo inteiro. Esse fenômeno se deu porque o aplicativo revolucionou a forma como nos comunicamos com as outras pessoas.

Como o App é gratuito, todo mundo que possui um smartphone hoje em dia pode usar a plataforma. Para que ele funcione, basta possuir uma linha de celular e internet. Fora que ele oferece muitas vantagens. Como a possibilidade de compartilhar mensagens de texto, fotos, vídeos, áudios e documentos. Sendo possível, ainda, fazer chamadas pelo aplicativo.

Desse modo, a plataforma está presente na vida de quase todo mundo. Logo, usar o aplicativo para o marketing de uma empresa é muito vantajoso. Isso pois ele é uma ferramenta barata que oferece retorno e resultados imediatos. Assim surgiu o WhatsApp Business, destinado especialmente para os negócios de uma empresa.

Ele possui uma interface similar ao WhatsApp comum. Mas com a vantagem de funcionalidades específicas para o marketing digital. Por exemplo, a possibilidade de estabelecer um canal de suporte ao cliente. Fora que é possível divulgar produtos e se conectar com fornecedores.

Além disso, ainda é possível até mesmo realizar transações comerciais. E ainda tem as funções tradicionais, como marcar e desmarcar compromissos. Por isso, é essencial que a sua empresa esteja no WhatsApp Business. Então não fique atrás da concorrência. Confira como as funcionalidades do App podem trabalhar para melhorar o seu marketing.

Como melhorar o desempenho do marketing através do WhatsApp?

whatsapp marketing

Primeiramente, é necessário fazer um planejamento detalhado. Como e quais ações serão praticadas no WhatsApp Business? Defina qual membro da equipe ficará encarregado de administrar esse canal. Sem dúvida, ele é diferente das redes sociais como Facebook e Instagram. Por isso, é preciso que o profissional responsável use uma linguagem adequada para ele.

Então, defina quais serão as metas que você deseja alcançar com esse aplicativo, para depois pensar nas ações. Outro ponto importante é se colocar sempre a disposição do seu público. Os usuários do App tem acesso fácil a plataforma 24 horas por dia. Logo, é comum que entrem em contato fora do horário de expediente. Mesmo assim, sua empresa precisa respondê-los.

Dito isso, você deve estar se perguntando como exatamente usar as funcionalidades do WhatsApp Business, certo? Vamos lá!

1- Tenha um bom relacionamento com seus clientes

Com as mudanças rápidas que o mundo de hoje oferece, fica muito difícil estreitar a relação com o público. Mas, para tanto, você pode usar essas próprias inovações para ajudar a melhorar o relacionamento com os clientes. Este é, claramente, o caso da WhatsApp Business.

Através dessa ferramenta também fica muito mais fácil fidelizar o consumidor e garantir que ele volte a comprar com você. Afinal, com o crescimento do e-commerce, atualmente existem muitas empresas que oferecem o mesmo serviço por um preço similar. Logo, o que se destaca na hora do consumidor escolher de onde comprar é a qualidade do atendimento da empresa.

Assim, com o WhatsApp é possível oferecer esse diferencial, fazendo com o cliente sempre prefira o seu negócio. Aliás, a fidelização oferece outro benefício: ela é mais rentável do que a aquisição de novos clientes.

Portanto, o aplicativo é uma ótima forma de você oferecer um tratamento exclusivo, mas se lembre de responder rápido. É possível mesmo instalar um disparador de respostas automáticas para as dúvidas mais frequentes. Porém, o atendimento personalizado vale ouro, pois agrega valor ao cliente.

Tenha em mente que o Whatsapp tem uma taxa de abertura de 70%. Logo, as chances do cliente abrir a sua mensagem são altíssimas, mais elevadas do que o e-mail, por exemplo.

2- Ofereça promoções exclusivas

promoção de whatsapp

Naturalmente, antes de fechar contrato com uma agência, é preciso conhecer seu funcionamento e os profissionais que trabalham lá. Afinal, o seu negócio ficará nas mãos dessas pessoas, logo vocês precisam estar em sintonia. Comece verificando a quanto tempo a agência está no mercado.

Isso porque, o tempo pode indicar que a empresa tem experiência e jogo de cintura para lidar com problemas. Fora que, décadas de funcionamento ainda simbolizam uma forte consolidação da empresa no mercado. Assim, essas agências são mais resistentes às avarias da economia, além de possuírem mais cases para você avaliar.

Entretanto, também é preciso investigar se a empresa segue as atualizações e novidades tecnológicas e não ficou presa ao passado. Visto que o Marketing Digital deve acompanhar as tendências e inovações do mercado para se manter à frente dos concorrentes.

Portanto, procure saber o histórico da agência, como ela surgiu e como ela é hoje em dia. Isso faz uma grande diferença na hora de colocar em prática as ações de marketing digital.

3- Anuncie seus produtos e divulgue as novidades

Certamente, uma boa estratégia para o WhatsApp é estabelecer algumas formas de divulgar e vender os seus produtos e serviços. Para tanto, basta disponibilizar um catálogo com seus produtos no App para que o cliente escolha o que desejar. O interessante é enviar um material que pode ser acessado direto no aplicativo, como imagens.

Assim, o cliente consegue mandar o catálogo para amigos, fazendo o marketing para você. Além disso, apresentar as novidades da empresa para os clientes do passado é uma ótima forma de fidelizar o consumidor. Portanto, envie as ofertas sazonais, e não perca uma oportunidade incrível de estimular a recorrência nas compras.

4- Tenha uma relação pós-venda

agência de marketing digital

O pós-venda é uma parte importante do atendimento que muitas empresas simplesmente não dão atenção. Mas essa é uma maneira de manter o consumidor fidelizado. Isso porque é através dessa interação que o cliente percebe que fez um bom negócio.

O objetivo principal dessa estratégia é manter o cliente satisfeito por meio da transmissão de confiança em relação à empresa. Uma forma de fazer o pós-venda é entrando em contato com o cliente após a compra. Desse modo, você solicita informações a respeito da satisfação em relação à aquisição.

Essa comunicação é fundamental, pois é ela que verifica as falhas no atendimento. Consequentemente, você consegue melhorar seu negócio e o tornar cada vez mais atraente. Portanto, devem ser disponibilizados canais de fácil acesso para que o cliente possa enviar críticas e sugestões.

Conclusão

O WhatsApp Business tem um potencial enorme para melhor o seu empreendimento. Certamente, com essa ferramenta você alcança seu público e tem resultados imediatos. Mas é preciso se atentar para possíveis erros como a lotação da caixa de entrada e tratamento muito impessoal. Por isso, mantenha o tom da conversa sempre muito educado e personalizado.

Além disso, ofereça ao cliente a escolha de receber ou não todo o material que você pretende disponibilizar. Mas, se você tem dificuldades para gerir sua estratégia de marketing pelo WhatsApp, por que não deixar com um profissional?

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