O SEO é uma ferramenta muito importante para que você esteja sempre no topo dos resultados nos mecanismos de busca. Por isso, é bastante provável que você já tenha ouvido falar nessas três letrinhas.

Mas você sabe exatamente o que o SEO é e para que ele serve? Se a resposta for não, você não precisa se preocupar! É só continuar lendo esse post para saber tudo o que você precisa sobre essa importante ferramenta.

O que é SEO?

A palavra SEO significa Seach Engine Optimization, ou seja, otimização para mecanismos de busca. O que essa ferramenta faz é o seguinte: o SEO realiza uma série de melhorias no seu site e no seu conteúdo, para que o seu site se torne um bom resultado para as ferramentas de busca.

Ou seja, o SEO é nada mais do que um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. E, como bem sabemos, sites otimizados geram mais tráfego e alcançam bons rankings orgânicos nas buscas.

ATENÇÃO

É bom ressaltar também que as regras do SEO estão sempre mudando, então é sempre bom ficar de olho para que seu site mantenha a relevância sempre!

Como ele funciona?

Como já dissemos, o SEO otimiza páginas da internet para buscas orgânicas. Para que ele faça isso, é possível escrever textos que possuam uma leitura fluida e agradável, ou até mesmo criar URLs personalizadas.

Colocando em termos simples, para que uma página publicada na internet possa aparecer em mecanismos de buscas – como o Google ou Yahoo – ela precisa ser “lida” antes. Quem “lê” essas páginas são “robôs”, também conhecidos como crawlers.

O SEO serve como uma ferramenta para apresentar os dados do seu site, como o assunto que ele trata, para esses crawlers. Dessa forma, o seu site passa a ser exibido nas pesquisas.

Quanto mais otimizado, ou seja, quanto melhor o SEO, mais chances do seu site aparecer no topo das pesquisas orgânicas.

Para garantir que as páginas mais relevantes estejam sempre nos primeiros resultados, os “robôs” fazem essa leitura constantemente. Dessa forma, melhores resultados para pesquisa da palavra-chave estão sempre no topo.

Agora você já sabe o que é o SEO e como ele funciona! Agora, temos algumas dicas para você conseguir usufruir ao máximo essa ferramenta!

Intenção de Pesquisa

Antes de colocar a mão na massa, é muito importante que você entenda como o seu público-alvo pesquisa pelo seu negócio, ou seja, quais são as palavras-chave mais procuradas.

Tente elaborar uma lista de palavras-chave que se relacionam ao seu produto e que você pode utilizar para te colocar no mapa. Afinal, não adianta nada o seu negócio aparecer em uma pesquisa que não tem nada a ver com o que você está oferecendo, certo?

Utilize Palavras-Chave

Depois de fazer esse exercício de estudo, você já deve ter uma ideia de quais são os termos mais procurados e quais têm mais sucesso com o SEO.

Mas calma lá! Não é qualquer palavra-chave que você deve utilizar.

Diferente do que você pode pensar, o ideal não é utilizar os termos com maior quantidade de buscas, nem mesmo aqueles com menor dificuldade de rankeamento. Você deve utilizar termos que te deem uma verdadeira chance de melhorar o seu posicionamento. Dessa forma:

  • Não utilize o termo mais pesquisado de todos. Em vez disso, você pode escolher aquele com um volume de buscas médio ou baixo, para que a concorrência seja menor.
  • Utilize palavras específicas, ou de nicho, para que seu produto apareça nas pesquisas certas.
  • Tente utilizar palavras-chave de cauda longa (long-tail keywords). Ou seja, palavras-chave formadas por três ou mais palavras, que formam uma pequena frase. Isso é importante, pois esse tipo de palavra-chave representa melhor a intenção do seu negócio e ajuda o seu posicionamento ao utilizar termos específicos.

Tenha uma URL Amigável

As URLs são os endereços das páginas da internet. Elas são extremamente importantes para o consumidor, e podem ser cruciais para que eles decidam se vão ou não clicar no seu site.

Dessa forma, para que seu site consiga um bom posicionamento e chame a atenção, você deve garantir que a sua URL seja amigável, ou seja, curta e de fácil compreensão.

Também é importante que ela seja atemporal, pois as URLs não devem ser mudadas! Dessa forma, tente não criar URLs que tenham validade (contendo datas específicas, por exemplo).

Por isso, priorize termos simples, curtos e gerais, mas que contenham a palavra-chave e/ou façam referência ao título do artigo.

Produza Conteúdo Relevante e de Qualidade

Essa é a uma das dicas de SEO mais importantes que você deve seguir! Afinal, se o seu conteúdo não for relevante para seu público-alvo, ele não voltará a entrar no seu site.

Por isso, procure sempre escrever artigos com os assuntos do momento, ou com temas interessantes. Tutoriais, textos informativos, recomendações ou dicas são sempre bem-vindos e muito procurados pelos internautas.

Além disso, conteúdos de qualidade são raros de se encontrar na internet. Por isso, procure produzir textos bem escritos e chamativos para se destacar em meio à concorrência!

Os conteúdos que recebem o melhor posicionamento são aqueles que possuem um texto interessante, bem escrito, e que sabem utilizar imagens, vídeos e infográficos para complementá-lo.

Considere a Densidade das Palavras-Chave

Quando você estiver escrevendo o seu artigo, é importante que a palavra-chave escolhida apareça diversas vezes no artigo.

Isso deve ser feito, porque os rastreadores das ferramentas de busca devem “ler” o seu artigo para que saibam quão otimizada está a sua página. Idealmente, a palavra-chave deve aparecer em uma densidade de 3% a 5%.

Fazendo isso, o seu conteúdo vai poder aparecer nos resultados de busca.

Estes são os lugares que a sua palavra-chave deve aparecer:

  • Título (H1): Título principal.
  • Subtítulo (H2): Segundo título, utilizado para os principais tópicos do seu texto.
  • URL: Endereço da página.
  • Meta Descrição: Descrição do conteúdo, que aparece nos resultados de pesquisa.
  • ALT Text: Texto que serve como legenda das imagens utilizadas. Serve para a otimização de imagens.
  • Ao longo do conteúdo: Por último, mas não menos importante, você deve utilizar a palavra chave no texto em si. Não se esqueça de utilizar sinônimos e variações da palavra também, para que seu texto flua bem e pareça natural!

Faça Metas Descrições

As metas descrições são as pequenas descrições que aparecem debaixo do título do seu artigo e da URL, e que explicam um pouco do assunto abordado na página. 

Quando o usuário realiza a busca pela sua palavra-chave escolhida, esse é o primeiro contato de fato que ele tem com o seu site. Ao ler essa descrição, ele decide definitivamente se vai ou não clicar no seu artigo.

Por isso, é importante que ela contenha a palavra-chave e uma descrição simples e eficaz do conteúdo. Essa é a sua chance de impactar o consumidor desde o primeiro contato.

Utilize Subtítulos

Os subtítulos também são essenciais para a otimização de SEO do seu artigo. Dessa forma, você pode separar o texto por tópicos e subtópicos, separando todos os assuntos que você deseja abordar dentro de uma palavra-chave.

Isso torna a leitura mais fácil e dinâmica, além de fazer com que as ferramentas de busca encontrem seu conteúdo a partir da organização.

Basicamente, após definir os tópicos a serem tratados, você deve separá-los em cabeçalhos (headings), com títulos e subtítulos diferenciados.

Mantenha em mente o significado e a utilização dos cabeçalhos, ou headings:

  • H1 (Heading 1): É utilizado como o título principal da página.
  • H2 (Heading 2): É a partir do H2 que você separa o tópico principal em subtópicos. Ou seja, você divide o seu conteúdo em partes a serem tratadas.
  • H3 (Heading 3): Uma vez que você separou os subtítulos principais (H2), você pode separá-los em mais subtópicos. Eles possibilitam que você organize cada H2 com informações extras, que complementam cada um dos tópicos.
  • H4 (Heading 4), H5 (Heading 5), entre outros: Estes servem para delimitar ainda mais as informações complementares dos tópicos.

Otimize suas Imagens

Um bom artigo deve sempre mesclar texto com imagens para facilitar a compreensão e fluir melhor. Assim, ao utilizar imagens, você também deve otimizá-las para o SEO.

Como fazer isso? É bastante simples. Já que os mecanismos de busca ainda não conseguem identificar imagens, basta você criar uma descrição da imagem, utilizando a sua palavra-chave.

Essa descrição deve ser colocada no ALT Text, ou texto alternativo, que funciona como uma legenda que garante que a imagem seja encontrada em buscas.

Tenha um Site Ágil e Atraente

Se o seu site não for funcional e atraente para os consumidores, você pode seguir todas as nossas dicas de SEO e mesmo assim não conseguir alcançar os resultados esperados.

Por isso, procure ter certeza que seu site é ágil e altamente responsivo, além de ter um visual agradável.

Assim, o seu site deve carregar rapidamente para maior satisfação do usuário, evitando que ele desista de acessar seu conteúdo. Também é importante que ele possua um layout fácil de compreender e de navegar. 

Além disso, ele deve funcionar igualmente bem tanto no desktop quanto em dispositivos móveis, uma vez que cada vez mais pessoas acessam sites exclusivamente pelos smartphones.

Coloque Links Internos e Externos

Utilizar links internos e externos é uma maneira simples, porém essencial, para melhorar a sua estratégia de SEO. As ferramentas de busca valorizam muito as páginas que contêm links internos e externos, que ligam um conteúdo a outro.

Os links externos dão mais credibilidade ao seu texto, enquanto os internos ajudam, e muito, que o internauta navegue no seu site. Você pode linkar artigos relevantes, que complementem o seu, assim como links de artigos antigos que você escreveu.

Assim, é sempre importante que você revise e edite suas postagens antigas, para incluir esses links atualizados e conferir se os antigos estão funcionando.

Conclusão

Parte da dificuldade do SEO é que precisamos sempre acompanhar as tendências e mudanças dessa ferramenta, pois o mundo online está sempre evoluindo. Algo que funciona hoje em dia, pode não funcionar amanhã, e vice-versa.

As nossas dicas, baseadas nos princípios fundamentais do SEO, são ótimas para começar a compreender – e utilizar – essa tecnologia!

Entretanto, com um especialista sempre fica mais fácil, não é mesmo? Por isso, nós aqui da Global Project podemos te ajudar! A nossa agência é especialista em Marketing Digital, e podemos te ajudar passo a passo na utilização do SEO.

Entre em contato conosco para uma avaliação sem compromisso, e comece logo a usar essa incrível ferramenta!

Se tiverem dúvidas, ou outras dicas para compartilhar, deixe um comentário para nós.

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