Você com certeza já ouviu falar em mídias sociais e redes sociais. Essas palavras estão em todos os lugares atualmente, não é mesmo?

Mas você sabia que existe uma diferença entre esses dois meios? Isso mesmo! Muitas vezes, nós usamos as duas expressões como se fossem iguais… E, à primeira vista, elas podem parecer a mesma coisa, apesar de não serem!

É por isso que, no texto de hoje, nós vamos definir esses conceitos e explicar tudo sobre as diferenças entre mídias sociais e redes sociais.

Prontos? Vamos lá!

O que são mídias tradicionais e digitais?

Primeiro, devemos compreender que a palavra mídia, no sentido tradicional, se refere aos meios de comunicação, como a TV, o jornal, o rádio… Esses meios podem ser considerados vias de mão única, uma vez que a pessoa apenas recebe as informações, sem poder responder ou participar.

Essas são as mídias tradicionais. E o que são mídias digitais?

Toda comunicação que ocorre por meio da internet são mídias digitais. Por exemplo, se um artigo de jornal é postado no site, pronto! Ele já é uma mídia digital.

Agora que você já compreendeu as mídias em sua forma mais abrangente, nós podemos explicar o que é a mídia social.

O que são mídias sociais?

O conceito de mídias sociais é muito mais amplo do que o de redes sociais.

As mídias sociais são uma forma descentralizada de veicular informações, fora dos meios de comunicação de massa. Ou seja, é uma produção de conteúdo feita por muitas pessoas, para muitas pessoas.

Dessa forma, a mídia social engloba toda a informação que é gerada nas redes sociais, com a possibilidade de participação direta dos consumidores. Assim, a diferença entre a mídia social e a mídia tradicional, ou digital, é que a mídia social é uma via de mão dupla. Os internautas podem, portanto, comentar, curtir, compartilhar…

Basicamente, a mídia social é uma categoria muito ampla, que inclui redes sociais, blogs, sites de compartilhamento… Até mesmo a Wikipedia, que pode ser editada e visualizada por qualquer um, é considerada uma mídia social!

Assim, ao mesmo tempo que disseminam conteúdo, as mídias sociais oferecem a possibilidade de interação dos usuários. Elas têm como principal objetivo o compartilhamento de conteúdo e opiniões, e não os relacionamentos interpessoais.

Agora você já sabe o que é mídia social! Vamos, então, às redes sociais.

O que são redes sociais?

As redes sociais podem ser consideradas uma subcategoria da mídia social. Enquanto uma é ampla e abrange muita coisa diferente, a rede social tem como foco o relacionamento entre as pessoas.

É importante notar que redes sociais não são inerentemente online, diferente das mídias sociais. Existem redes sociais na vida real, uma vez que estas são, simplesmente, redes de relacionamentos, que procuram aproximar pessoas com interesses em comum.

Entretanto, o termo redes sociais tomou proporções gigantes nos últimos anos, fazendo com que nós não precisemos especificar que estamos falando de redes sociais online quando tratamos do assunto.

 As redes sociais digitais, portanto, servem como um espaço para as pessoas compartilharem conteúdo, opiniões e, acima de tudo, criarem laços umas com as outras.

E aí, faz sentido? Vamos fazer um resuminho rápido para você entender de vez!

Resumindo

Achou a diferença muito tênue? Calma, isso é normal!

Basicamente, você precisa lembrar que toda mídia social tem como principal objetivo disseminar conteúdo, e também abre espaço para que as pessoas interajam com o conteúdo.

Um blog é um exemplo de mídia social, uma vez que serve para compartilhar conteúdo, e tem a possibilidade de interação, apesar de não ser o foco principal.

Já o Youtube, que disponibiliza conteúdo em vídeo, também se enquadra melhor em mídia social, pois seu maior foco é transmitir conteúdo para os usuários, e possui um sistema que permite comentários e compartilhamento.

Por outro lado, as redes sociais online são uma categoria da mídia social!

Por exemplo, o Facebook é uma rede social, certo? Isso porque ele promove as relações entre as pessoas, ou seja, esse é seu principal objetivo!

Agora sim, né?!

Conclusão

Agora, você já sabe diferenciar mídias sociais e redes sociais! Chega de ficar confuso com essas duas expressões, hein?

É muito importante estar por dentro dessas definições, porque tanto as mídias sociais quanto as redes sociais são muito importantes quando falamos sobre marketing digital.

Entretanto, é sempre melhor deixar com um especialista, não é? Aqui na Global Project, nosso foco é o marketing digital, e nós podemos te ajudar com qualquer necessidade que você tiver.

Entre em contato conosco para saber mais sobre os nossos serviços. E não se esqueça de curtir nosso Facebook e nos seguir no Instagram para ficar sempre por dentro das novidades!

Outros textos que você pode gostar:

Marketing digital: o que é? Como fazer?

Tudo que você precisa saber sobre SEO