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O que é Email Marketing? Como ele pode ajudar o seu negócio?

Entender o que Email Marketing pode gerar grandes retornos para o seu negócio. Já que essa é uma das estratégias mais lucrativas do marketing digital. Por isso, aprenda o que é Email Marketing e comece a obter mais ganhos.

Você está pensando em investir em Email Marketing? Saber o que é Email Marketing e aplicá-lo no seu negócio é uma ótima estratégia. Isso porque esse canal consegue obter o maior retorno sobre o investimento do mercado.

Logo, o Email Marketing deve ser um pilar fundamental da sua estratégia digital e de aumento do ROI. Mas se você ainda não sabe por onde começar, não se preocupe. A Global Project trouxe para você muitas informações valiosas sobre o que é Email Marketing.

Assim, você pode aprender o que é Email Marketing antes de lançar sua primeira campanha. Dessa forma, você não erra na hora de disparar um e-mail e ainda obtém os melhores resultados possíveis. Continue a leitura e confira tudo que preparamos para você!

O que é Email Marketing?

O Email Marketing é o famoso marketing por e-mail. Ou seja, quando você envia uma mensagem de e-mail para os membros da sua lista. Isto é, pessoas que se inscreveram em sua lista de e-mail e deram permissão expressa para receber mensagens.

Desse modo, o que é Email Marketing se resume a um método para informar e impulsionar vendas. Além de construir uma comunidade em torno da sua marca. Com estratégias, como, por exemplo, as newsletters.

Por ser um canal que existe desde os primórdios da internet, muita gente acha que o e-mail arcaico. Ou pensam que ele caiu em desuso. Mas, a verdade é que o e-mail está mais vivo do que nunca.

Uma pesquisa realizada pela Statisa confirmou a popularidade do e-mail. Só em 2019, o número de pessoas que possuem contas de e-mail no mundo foi de 3,9 bilhões. E a previsão é que esse número suba para 4,48 bilhões até 2024.

Isso porque, recentemente, agências de marketing digital como a Global Project, contribuíram para deixar o e-mail mais moderno. Assim, a experiência do usuário de e-mail acaba se tornando agradável e o Email Marketing gera mais resultados.

Mas, antes de entender as vantagens de o que é Email Marketing, vamos aos tipos de e-mails.

Exemplos de o que é Email Marketing

O marketing por e-mail moderno se afastou das antigas mensagens em massa que eram intrusivas. E só serviam para encher a caixa de spam. Agora, os modelos de Emails Marketing se concentram no consentimento, segmentação e personalização.

Sem dúvida, os e-mails dessa estratégia podem ser promocionais ou informativos. Além de poderem cumprir uma finalidade específica na jornada do cliente. Entre eles existem:

Newsletter

As newsletter significam, literalmente, carta informativa, ou boletim informativo. Logo, esse é um tipo de Email Marketing informativo.

Portanto, nesse modelo, a regra é compartilhar notícias relacionadas ao seu negócio. Por exemplo, novos desafios alcançados e novos recursos ou serviços que você oferece. Também serve para divulgar um case ou uma postagem nova no seu blog.

Por isso, a newsletter é uma oportunidade de compartilhar ideias, pensamentos, dicas. Ou seja, tudo o que você achar que agrega mais valor ao seu público.

Dessa forma, as newsletter são enviadas de acordo com uma programação definida. Pode ser semanal, quinzenal ou mensal. Nesse sentido, por ser um e-mail frequente, a newsletter ajuda você a manter uma conexão sólida com seus assinantes.

Avisos

O que é Email Marketing também é uma ótima maneira de informar seus clientes sobre mudanças na empresa. Por exemplo, o lançamento de um novo local, mudanças no serviço, alterações nos horários, e muito mais.

Como canal, o e-mail possui a formalidade necessária para entregar mensagens importantes. O que nem sempre se encaixa perfeitamente às redes sociais.

Assim, o e-mail foi muito importante, por exemplo, durante a crise da Covid-19. Já que ele incorpora a seriedade do assunto, com empatia e uma linguagem personalizada.

O Email Marketing ainda é importante?

O e-mail surgiu há mais de 50 anos, então é natural que você ainda tenha dúvidas sobre sua eficácia. Porém, acredite, o e-mail é mais amplamente popular hoje do que foi no passado. Ou seja, o e-mail está cada vez maior e não para de crescer.

É só olhar algumas estatísticas e você entenderá que o Email Marketing está mais vivo hoje do que nunca:

  • 92% dos adultos que estão na internet utilizam o e-mail. Sendo que 61% deles abrem e enviam e-mails diariamente.
  • 80% dos empreendedores e empresários acreditam que o Email Marketing aumenta a retenção de clientes.
  • 72% dos consumidores escolhem e-mail como o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas.
  • 99% dos consumidores checam suas caixas de entrada de e-mails diariamente.

 

Assim, o Email Marketing é considerado o canal mais eficaz no marketing B2B. Por isso, não usar o que é Email Marketing significa perder oportunidades de vendas. Além de deixar de estreitar laços com seus clientes.

Mas quais seriam os benefícios de usar essa estratégia?

Os benefícios do Email Marketing

De e-mails de confirmações de pedidos às newsletters, os e-mails são muito importantes para o crescimento do seu negócio. Isso porque, o que é Email Marketing ajudará você a cumprir esses 3 objetivos principais:

1) Aumentar suas vendas

Lançando um produto novo ou uma promoção? Você pode enviar uma campanha de marketing por e-mail para seus assinantes e impulsionar suas vendas.

Além disso, existem técnicas para engajar ainda mais o cliente que se inscreveu na sua lista. Por exemplo, o envio de um desconto ou oferta exclusiva, como são os e-mails de aniversário ou de boas-vindas.

Fora os e-mails que servem para reengajar o cliente. Como os e-mails de carrinho abandonado, por exemplo.

2) Espalhar sua marca

O que é ótimo sobre o e-mail é que ele permite que você entre em contato direto com o outro. Ou seja, é uma comunicação individual e exclusiva. Além disso, as pessoas só se inscrevem em listas de e-mails das quais realmente querem fazer parte. Em outras palavras, aquela pessoa quer receber o seu e-mail e está disposta a comprar de você.

Dessa forma, aparecer na caixa de entrada de e-mail de alguém ajudará sua marca a ficar na memória. Nesse sentido, o Email Marketing é muito mais impactante do que uma postagem em redes sociais.

Afinal, no e-mail você pode personalizar a comunicação diretamente para aquela pessoa em específico. Já nas redes sociais é difícil ter certeza de que todos realmente viram sua mensagem.

Portanto, um dos principais benefícios do Email Marketing é sua capacidade de personalização e economia. Em outras palavras, os e-mails podem ser enviados a um grande número de pessoas por um custo relativamente baixo. E de forma diferenciada.

 

3) Fidelizar o cliente

O e-mail aumenta a lealdade do cliente em cada estágio da jornada do comprador. Desde a captação de leads, conversão, integração até a retenção.

Por isso, o e-mail é conhecido por ser uma ferramenta poderosa na hora de construir uma comunidade. Por exemplo a newsletter, se for um bom conteúdo os assinantes ficarão esperando por isso a cada semana.

Aplicando o Email Marketing

Você já entendeu o que é Email Marketing e porque ele é importante para o seu negócio. Mas, afinal, como aplicar essa estratégia na sua empresa? Simples, assim como você vai ao médico quando está doente, sua campanha da Email Marketing precisa de um especialista.

Caso contrário, é provável que você não alcance os benefícios que citamos. Afinal, para que todas essas vantagens trabalhem ao seu favor, são necessárias as estratégias e técnicas corretas. Mas, então, quem teria essas respostas? Uma agência de marketing digital, como a Global Project!

Deixe sua campanha de Email Marketing conosco e aumente suas vendas mais rápido do que você imagina. Como uma agência 360º temos todos os serviços que você pode precisar dentro do marketing. Por isso, somos uma verdadeira companheira dos seus sonhos.

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