Ometaverso é a mais nova aposta para o futuro da internet. Nos últimos meses temos ouvido cada vez mais sobre essa revolução tecnológica. E, acompanhando as tendências, as maiores empresas de tecnologia estão fazendo grandes investimentos no metaverso.
Mesmo que o conglomerado de Mark Zuckerberg, rebatizado de Meta, seja o claro precursor do ambiente virtual, tanto a Microsoft quanto a Google também têm feito um investimento expressivo no metaverso.
Afinal, a Google investiu em iniciativas privadas do metaverso mais de 39 milhões de dólares.
Enquanto isso, a Microsoft adquiriu a Activision/Blizzard, empresa que desenvolve gráficos e jogos, por impressionantes 70 bilhões de dólares.
Continue aqui com a gente para descobrir o que significa esse termo tão falado atualmente e entenda melhor o que esses investimentos no metaverso de verdadeiras fortunas representam para nossa imersão nos conteúdos digitais.
O que é Metaverso?
Primeiramente, o termo “metaverso” começou a ganhar força no fim de 2021, com o anúncio da troca de nome da empresa de Mark Zuckerberg, de Facebook para Meta.
Essa mudança veio associada à declaração de que, dentro de 5 anos, eles planejam se tornar uma “empresa do metaverso”.
Esse termo vem da junção de duas partes, no inglês. “Meta” seria aquilo que está “além” ou “à frente” de algo, que, unido a “universe”, forma a palavra “metaverse”. Nesse sentido, metaverso seria aquilo que está além, no futuro do universo.
Na realidade, metaverso é o nome dado a um ambiente virtual, que está sendo construído coletivamente, e que permitirá a total imersão de seus usuários.
Cada indivíduo poderá ter, nessa vida digital, um avatar customizado em 3D, suas propriedades e bens, além de realizar qualquer atividade, desde as de lazer até as mais profissionais.
A vida profissional no Metaverso
Por isso, é dito que um dos principais impulsionadores do metaverso foi o período de isolamento que o mundo passou recentemente, devido à pandemia de Covid-19.
Durante esse período, mesmo quem não estava envolvido no universo digital foi obrigado a entrar para realizar o home office.
Nesse sentido, em sua fala de outubro de 2021, Zuckerberg deixa claro que um dos objetivos do metaverso é poder realizar a jornada de trabalho de maneira totalmente virtual.
Porém, nossas tarefas ainda seriam feitas em um ambiente colaborativo e com os “avatares” de seus colegas ao redor.
Como acessar o Metaverso
O conceito de como será o acesso ao metaverso ainda está em desenvolvimento, mas as possibilidades são inúmeras e, até mesmo, acessíveis.
A princípio, qualquer um com um smartphone e conexão com a internet seria capaz de “acessar” o metaverso. Entretanto, o grau de imersão seria mínimo. Não seria possível aproveitar as melhores experiências em VR (realidade virtual) e VA (realidade aumentada).
A tecnologia mais imersiva e impressionante que tem sido desenvolvido para ser disponibilizado para varejo são os óculos VR e sensores de movimento.
O uso deles associado com um smartphone, computador ou console de videogame são a melhor forma de interagir com o metaverso. Isso porque existem opções como o Google Cardboard que são baratas e sustentáveis.
O que comprar (e como comprar) no metaverso?
Quer comprar um lanche do McDonald’s no metaverso? Um tênis da Nike? Um apartamento igualzinho ao seu? Você consegue tudo isso e muito mais.
As empresas tradicionais estão vendo o metaverso com bastante otimismo. Sem dúvida, cada vez mais vemos notícias de produtos do mundo real sendo vendidos em versão virtual no metaverso. E a tendência é que essa divisão fique cada vez mais turva.
NFTs
Essas versões digitais dos produtos são disponibilizadas como NFTs (non-fungible token). NFTs podem ser simplificados como códigos de arquivos que autenticam e garantem sua exclusividade.
Apesar de ainda serem muito discutidos do ponto de vista ético e ambiental, ainda iremos discutir muito aqui na Global sobre a importância dos NFTs para o futuro das negociações na internet.
Criptomoedas
Apesar dessas vendas ainda não serem o foco dessas empresas, sendo mais estratégias publicitárias que qualquer outra coisa, são esperadas transações expressivas através do metaverso.
Afinal, para adquirir produtos no metaverso, a principal forma será através das criptomoedas, muito valorizadas nos últimos anos. São diversas as criptomoedas disponíveis no mercado, sendo a mais famosa delas a bitcoin.
Metaverso: o que representa para o nosso futuro
Em síntese, o metaverso oferece infinitas oportunidades, tanto para as pessoas que estão imersas nele quanto para as empresas que investem e buscam transformar esse ambiente virtual em um novo canal de vendas.
Apesar de ser considerado o futuro da internet e da nossa relação com ela, nós já tínhamos na cultura pop esse conceito presente há muitos anos.
Seja através de obras como Matrix ou Jogador Nº 1 ou até mesmo por um grupo de música do explosivo gênero do k-pop, nós sempre apostamos nossas fichas que a evolução da internet seria em direção à imersão com experiências hiper-realistas.
Porém, as marcas precisam entender que fazer essa introdução no metaverso não pode ser feita sem estratégia e conhecimento.
Conclusão
De início, muitos empresários irão tentar investir no metaverso e não vão obter retorno nenhum. Isso devido à mentalidade de que as marcas precisam estar lá de qualquer jeito, mesmo sem propósito ou adaptação.
Para entender melhor como você pode investir na internet (atual e a do futuro), com as melhores estratégias e maior retorno, fique sempre de olho nas nossas postagens.
Porque aqui, na Global Project, nós temos uma equipe atualizada nas grandes revoluções do mercado. Estamos prontos para atender todas as suas necessidades em marketing digital.
Por que não marcamos um cafezinho (real ou virtual?) e tiramos todas as suas dúvidas?
Uma resposta
Confesso que subestimei a importância comercial da WEB lá no início… não quero que ocorra o mesmo com o metaverso!