Está procurando investir na divulgação do seu negócio, mas não sabe como? As diferenças entre Marketing, Publicidade e Propaganda ainda não estão claras? Confira tudo que você precisa saber para se decidir entre Marketing, Publicidade e Propaganda.
Apesar de terem objetivos similares, Marketing, Publicidade e Propaganda não são a mesma coisa. Porém a confusão é comum, já que um possui ligação com o outro. Inclusive, o Marketing é considerado o pai da Publicidade e Propaganda. Por isso, muitas pessoas se confundem.
Entretanto, uma coisa é certa: todas essas ferramentas podem te ajudar a aumentar seu alcance e vendas. Além disso, saber o que difere cada uma melhora ainda mais os resultados. Isso porque, desse modo, você pode apostar na que mais combina com o seu negócio.
Pensando nisso, a Global Project, com muita experiência no mercado, separou algumas informações para te ajudar a se decidir. Confira abaixo e nunca mais tenha dúvidas sobre as diferenças entre Marketing, Publicidade e Propaganda.
Quais são as diferenças entre Marketing, Publicidade e Propaganda?
Em primeiro lugar, para entender melhor as nuances entre essas ferramentas, certamente, é preciso conhecer cada uma. Ou seja, descobrir qual é o conceito e o que define Marketing, Publicidade e Propaganda.
Assim, fica mais fácil diferenciar um do outro. Além de saber qual foca mais nas soluções que você está buscando. Vamos lá?
Marketing, o que é?
Marketing é uma palavra do inglês que abriga dois conceitos, Market (Mercado) e Ing (que indica ação). Então, Marketing significa Mercado em Ação e é a ciência do mercado. Sua finalidade é aumentar o volume de vendas, criar uma imagem positiva e garantir o sucesso de um negócio.
Em outras palavras, Marketing é um conjunto de atividades e processos estratégicos. Eles visam criar, comunicar, divulgar, entregar e trocar propostas e ofertas. Tudo isso buscando conferir valor ao que é entregue para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.
Logo, o Marketing é algo muito mais complexo e com mais detalhe do que a Publicidade ou Propaganda. Na verdade, esses dois fatores são o produto final de um estudo profundo e minucioso feito pelo Marketing. Mas calma porque logo iremos chegar lá.
Entre os processos que passam pelo Marketing está, por exemplo, a análise e pesquisa de dados do mercado. Além de um estudo sobre o público-alvo e a definição de metas. Assim, é a Gestão de Marketing que desenvolve campanhas, cuidando de tudo que envolve elas. Como equipe, orçamento e performance.
Tanto que Philip Kotler, o maior dos especialistas na prática do Marketing, afirma:
“Marketing autêntico não é a arte de vender o que você faz, mas saber o que fazer. É a arte de identificar e compreender as necessidades dos consumidores”
Publicidade, o que é?
Diferente do Marketing que é muito abrangente, a Publicidade envolve apenas ações de divulgação. Ou seja, ela é responsável por divulgar sua marca, produtos ou serviços. Portanto, ela engloba muito mais criatividade do que estratégia, como era no caso do Marketing.
Mas Publicidade não se resume a venda, pois ela também pode ser espontânea. Ela acontece através da divulgação em mídias sociais, eventos, jornais, entre outros canais de comunicação. E também por meio de indicações boca a boca, abarcando vários meios.
Porém uma semelhança entre Publicidade e Marketing é que ambos visam atrair um público alvo e convencê-lo a comprar. Mesmo assim, o Marketing ainda é mais abrangente. Porque além disso, ele também fideliza clientes e atrai pessoas que podem se tornar parte do público alvo no futuro. Ou seja, prospects.
Propaganda, o que é?
Propaganda e Publicidade são conceitos muito próximos e muitas vezes até significam a mesma coisa. Nesse sentido, o CENP (Conselho Executivo das Normas Padrão) define ambas como algo parecido. Eles afirmam que tanto Publicidade quanto Propaganda são a difusão de ideias, mercadorias, produtos ou serviços.
Entretanto a diferença aparece no contexto acadêmico. Enquanto Publicidade foca mais em divulgar produtos e serviços, a Propaganda lida mais com ideias e causas. Por exemplo, durante as eleições vemos muitas propagandas eleitorais.
A mesma coisa acontece no contexto religioso e governamental, em que as Propagandas dominam. Pense, nesse tipo de campanha vemos alguém fazer uma promessa ou pregar em favor de ideias. Enquanto, na Publicidade vemos anúncios de produtos como comidas e bebidas, ou serviços como os de ensino e saúde.
Contudo, ambas Publicidade e Propaganda, utilizam estratégias persuasivas para promover algo. Seja produtos, serviços, marcas, ideologias, princípios ou causas. Para isso, usamos recursos psicológicos que mexem com os sentimentos, opiniões ou emoções das pessoas. Ou seja, os famosos Gatilhos Mentais.
Marketing, Publicidade e Propaganda, qual escolher?
Chegou a hora de pensar em qual investir. Marketing, Publicidade ou Propaganda? Sem dúvida, seja qual for sua estratégia, o Marketing deve estar sempre presente.
Como falamos, ele é a parte responsável pela pesquisa de mercado. Além de ser a área que analisa os dados e as métricas. Como, por exemplo, os resultados de uma ação e o retorno que a empresa gera. Também é a parte que desenvolve a persona. Ou seja, um avatar do seu público alvo que facilita o foco das campanhas.
Em outras palavras, o Marketing é quem prepara a base para a Publicidade e a Propaganda. Afinal, sem ter as informações que o Marketing reúne, a estratégia simplesmente não vai pra frente.
Então, para divulgar sua marca é preciso contar com pelo menos duas áreas. A de estudos e lógica (Marketing), e a de criação (Publicidade e Propaganda). Assim, é muito mais provável que você consiga os resultados que deseja. Seja mais alcance, aumento nas vendas, ou propagação de uma ideia.
Publicidade vs Propaganda
Por fim, é hora de pensar se você se encaixa mais na Publicidade ou na Propaganda. Mas para tanto, basta pensar no que você quer divulgar. São coisas físicas, como produtos e serviços? Ou são ideias e princípios, como ações ativistas e de conscientização?
Caso você se enquadre mais no primeiro caso, então invista em Marketing e Publicidade. Mas se você se encaixa na segunda opção, aplique em Marketing e Propaganda.
Como investir em Marketing, Publicidade e Propaganda?
Certamente, você pode contratar o seu próprio time de especialistas em Marketing, Publicidade e Propaganda. Nesse sentido, certifique-se de que os profissionais realmente possuam conhecimento e habilidade na área que você se encaixa.
Mas, por que não aproveitar o investimento e aplicá-lo em uma solução mais completa, com menos riscos? Ou seja, contratar uma Agência de Marketing Digital. Essa é a opção mais vantajosa, pois com uma Agência os resultados são garantidos.
Isso porque os profissionais de uma Agência realmente possuem o conhecimento que seu negócio precisa para decolar. Além de terem acesso e desenvolverem ferramentas que só quem é uma autoridade em Marketing, Publicidade e Propaganda possuem.
Por isso, conte com a Global Project para ser sua parceira de crescimento. Nossa Agência é completa, oferecendo soluções nas três áreas: Marketing, Publicidade e Propaganda. Além de proporcionar um serviço de Consultoria que te guia até a ação certa para o sucesso da sua marca.
Fora que nossa equipe possui o preparo e a formação certa para ajudar você a alcançar seus objetivos. Então, fale conosco pelo WhatsApp e garanta mais desempenho para a sua marca. Conheça também nossos trabalhos e nossos profissionais pelas redes sociais, Facebook e Instagram.