Global Project

novo feed vertical do instagram

Inspiração no TikTok? Saiba mais sobre o novo feed vertical do Instagram e as mudanças de 2022

Novidades não param de chegar ao Instagram em 2022. Como parte das atualizações, o CEO da plataforma, Adam Mosseri, anunciou a implementação de um novo feed vertical. Em suas palavras, mais imersivo ao usuário e focado em vídeos.

Mosseri tem utilizado a sua conta no Twitter para anunciar, desde o começo do ano, as novas atualizações do Instagram. Da mesma forma, conhecer essas mudanças de 2022, tanto em questões de design quanto de algoritmo, são essenciais para a sua relação com a rede.

Porém, se esse novo estilo de feed vertical lembra outro aplicativo, isso não é mera coincidência. A tela inicial da plataforma concorrente, TikTok, popularizou o formato baseado na orientação e nas dimensões da tela de um celular.

Inevitavelmente, as comparações após o anúncio da atualização foram instantâneas. 

Afinal, não faltam casos em que a Meta de Mark Zuckerberg encontrou maneiras de avançar e renovar suas redes sociais através de uma visível inspiração em suas concorrentes. Por isso, vem com a gente relembrar esses momentos.

“Pode copiar, só não faz igual”: casos antes do novo feed vertical do Instagram

A princípio, a implementação do feed vertical é apenas uma da lista de mudanças do Instagram que podem ser ligadas aos concorrentes do conglomerado de Zuckerberg.

Antes de competir com o TikTok, o Snapchat foi a rede de maior rivalidade com o Instagram. Dessa forma, a “inspiração” nessa concorrente gerou diversas ferramentas de sucesso da rede social. Algumas delas são o Instagram Stories, seus filtros interativos e a função boomerang

Em outro caso, mais recente e já em resposta ao TikTok, o Instagram integrou à sua plataforma os chamados Reels. Os Reels têm o mesmo formato de vídeos curtos e verticais.

Por sua vez, em um fogo cruzado, a resposta do TikTok foi anunciar sua própria versão de Stories temporários este ano. Assim, copiando uma das principais “funções copiadas” do Instagram.

Entretanto, a investida mais recente do Instagram sobre o TikTok é a introdução do novo feed vertical.

Novo feed vertical do Instagram: promessa de imersão no conteúdo

Atualmente, a introdução dos Instagram Reels se tornou uma das atualizações mais bem sucedidas na plataforma. Repetindo o sucesso do tipo de conteúdo do TikTok, os Reels representam 20% de todo o conteúdo consumido no aplicativo.

Dessa forma, não houve surpresa quando o Instagram anunciou os testes do novo feed full screen e vertical, com um design muito semelhante ao do rival.

Juntamente com o anúncio, o CEO da plataforma justificou a decisão com base no uso do celular como meio principal de acesso ao Instagram. Por isso, toda disposição de conteúdo passa a seguir a orientação vertical da tela do celular, que podemos generalizar como uma proporção 16×9.

Créditos: Instagram

Imersão no feed: a preferência do algoritmo por vídeos

Contudo, referenciar o design de interface do TikTok não é o único interesse do Instagram para o seu avanço sobre os concorrentes.

Além disso, um dos principais objetivos do Instagram em 2022 é o de impulsionar vídeos através do algoritmo. 

Sobretudo, o algoritmo irá aumentar a visibilidade desse tipo de conteúdo. Para isso, vídeos de pessoas que você não segue serão recomendados em meio ao seu feed, assim como a aba For You no TikTok.

Em suma, essa é mais uma estratégia do Instagram para aumentar o tempo de tela do usuário. Ao empregar um algoritmo que entrega o mesmo tipo de conteúdo imersivo, espera-se ter o mesmo resultado que faz o TikTok ser um fenômeno.

As mudanças que chegam junto ao novo feed do Instagram

As mudanças marcadas para o Instagram em 2022 se baseiam em dois conteúdos principais. A plataforma deseja impulsionar o conteúdo em vídeo e a troca de mensagens dentro do aplicativo.

Após a leitura dos casos anteriores, você já deve compreender que o Instagram está cada vez mais se distanciando da sua origem como plataforma exclusiva de fotos para se tornar uma de vídeos, seja através de Reels ou dos Stories.

Entretanto, Mosseri também deixou claro em seus pronunciamentos que novas funções estariam disponíveis para incentivar a troca de mensagens na plataforma

Algumas das atualizações já feitas são: a introdução de novas formas de compartilhar conteúdos por mensagem e um novo espaço que mostra seguidores que estão online ao mesmo tempo.

As novas apostas de conteúdo para o Instagram em 2022

Primeiramente, já era do nosso conhecimento que vídeos eram favorecidos no impulsionamento das postagens na rede. Agora, a consolidação desse conteúdo é um objetivo claro, anunciado no início do ano.

Por isso, apostar em um conteúdo em vídeo, mais dinâmico e imersivo, é a melhor estratégia para aumentar seu engajamento ainda em 2022.

Seja através de Reels, Stories (agora mais extensos) ou de posts, o conteúdo em vídeo é o futuro declarado da rede social.

Conclusão

Como resultado de seu algoritmo, o Instagram dita as tendências. Ao priorizar a entrega de conteúdos mais imersivos, o Instagram também dá popularidade a eles, recebendo em troca maior tempo de tela.

E é claro, o aplicativo que mais ameaça o tempo gasto com o Instagram é o TikTok. Isso devido aos ótimos resultados de engajamento da concorrente e, posteriormente, de conteúdos iguais entre eles.

Por isso, estar de acordo com as tendências ditadas pelo Instagram é algo que você pode sempre utilizar para aumentar o seu engajamento. Tanto pelo conteúdo que se encontra em alta entre o público, quanto pelo tipo de postagens que recebem maior impulsionamento da rede social.

É aí que entra o papel de uma agência qualificada de Marketing Digital: nós somos os que mais se preocupam e entendem de todas as atualizações e tendências do meio digital. 

Seja com questões envolvendo os algoritmos das mais diversas redes sociais ou construindo a reputação que sua marca merece, estamos sempre te ajudando a ir mais longe. 

Aqui, na Global Project, nós temos uma equipe capacitada para atender todas as suas necessidades. Por que não marcamos um cafezinho? ☕ Estamos disponíveis para tirar todas as suas dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

9 + 1 =