Você sabe o que é Hashtag? Ou então qual a importância da hashtag para marketing digital? Atualmente essa ferramenta tem um papel fundamental para o marketing nas redes sociais. Portanto, se você ainda não usa esse dispositivo, certamente você está perdendo boas oportunidades.

Mesmo para quem já possui um grande alcance nas redes sociais, a hashtag é indispensável. Isso porque elas servem como um marcador nas suas publicações. E já que nas redes são compartilhadas diversas informações, não seria ótimo ter um filtro para pesquisas?

Pois é aí que entra as hashtags. Quer entender melhor o que elas são e como usar a hashtag para marketing digital? Continue a leitura e descubra.

Hashtag: o que é?

hashtag

Hashtag é o símbolo da cerquilha (#), popularmente conhecido, no Brasil, como “jogo da velha”. Inclusive, o termo hashtag vem da junção desses dois nomes. Ela é uma ferramenta importante que usamos nas redes sociais. Seu objetivo é indicar, marcar, ou filtrar os conteúdos que jogamos nas redes sociais.

A composição de uma publicação geralmente possui diversos elementos. Por exemplo, uma imagem, texto, emojis, call to action e hashtag. O sucesso de um post depende da forma como você harmoniza estes elementos dentro de um roteiro de comunicação.

Então, usamos a hashtag com o objetivo de direcionar o usuário para uma página com publicações sobre o mesmo tópico. Ou seja, cada hashtag representa um link que direciona para todas os posts que também usaram a mesma hashtag.

Por exemplo, para uma publicação sobre o tema marketing digital, é conveniente utilizar hashtags como #marketingdigital, #marketingonline ou #marketing. Fazendo isso, você informa de maneira rápida, sobre o que se refere aquela postagem. Fora que quem buscar por esse assunto nas redes, achará sua página facilmente. Portanto, é indispensável o uso da hashtag para marketing digital.

Importância da hashtag para marketing digital

hashtag para marketing digital

O uso da hashtag é cada vez mais frequente, e ela está muito presente em todas as redes sociais. Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, YouTube e até mesmo no TikTok. Portanto, a grande vantagem da hashtag para marketing digital é o alcance que essa ferramenta traz.

Certamente, em meio ao mar de informações que as redes sociais abrigam, você precisa chamar atenção de alguma forma. Sem falar no impulsionamento pago, é preciso um meio de quem procura pelo serviço que você oferece te achar. As hashtags são a ferramenta para isso.

Elas podem aumentar muito o seu alcance, fazendo com que seu conteúdo seja visto por leads. Ou seja, o cliente em potencial. Mas como usar, da melhor forma possível, a hashtag para marketing digital?

Como usar hashtag para marketing digital?

hashtag no marketing

Sem dúvida, é muito simples aplicar a hashtag aos seus posts. Basta utilizar o sinal de cerquilha (#), e inserir a palavra-chave que você escolheu de filtro do seu post. Não se esqueça de que as redes não identificam espaços. Portanto, escreva palavras juntas e sem espaço após a cerquilha.

Se lembre dos exemplos acima: #marketingdigital, #marketingonline ou #marketing. Tradicionalmente, as hashtags vão ao final do texto de uma publicação nas redes sociais. Mas, obviamente, elas também podem ir no início e no corpo do texto. Porém é preciso tomar cuidado para não comprometer o entendimento do público diante do conteúdo.

Além de inseri-las no texto de publicações, você também pode usá-las em comentários que as pessoas fazem nos posts. Isso ajuda a identificar a extensão do conteúdo. Principalmente, quando abordamos um novo tema nesse comentário. Mas se atente para não usar somente a hashtag, ou seja, é preciso um texto falando do assunto.

Outro erro seria juntar muitas palavras em uma mesma hashtag, pois isso restringirá muito a pesquisa. Com muitas palavras a pesquisa é muito específica e a chance das pessoas encontrarem seu perfil cai drasticamente. Portanto, procure usar hashtags de, no máximo, até 3 palavras, como #diadomarketing.

Por outro lado, hashtags com cada palavra separada também não são eficazes. Ou seja, postar “#dia #do #marketing” é um esforço em vão, pois apenas a última hashtag trará algum engajamento. Isso porque, em muitas plataformas, não é possível procurar mais de um hashtag por vez. Logo, o público fará a busca como #diadomarketing.

Como escolher qual hashtag usar?

hashtag para marketing

Primeiramente, se a sua empresa não está nas redes sociais, procure imediatamente corrigir esse problema. Hoje em dia, é de lei possuir um perfil corporativo para o seu negócio nas redes sociais. Isso porque, através das redes é possível interagir com o público, criando uma relação muito além do simples comercial.

Então, é preciso escolher corretamente a hashtag para marketing digital e assim criar mais engajamento. Além de que, elas podem ter papel fundamental no alcance das publicações, aumentando o número de seguidores, fãs ou clientes.

Bom, lembra que as hashtags são indicadores? Em vista disso, uma estratégia interessante seria criar uma hashtag própria para a sua marca ou evento. Desta forma, você pode, por exemplo, incentivar seu público a compartilhar conteúdos com a sua hashtag para concorrerem a promoções. Assim você aumenta muito a visibilidade da sua hashtag.

Quanto ao uso de outras hashtags, primeiramente, é necessário verificar quais seriam as mais adequadas para o seu post. Ou seja, quais são as mais populares para o tema que você está abordando.

Para descobrir quais são as hashtags mais procuradas que se encaixa ao seu post, é simples. Basta selecionar os temas que você costuma abordar. Depois, pesquisar quais seriam as hashtags mais comuns e adequadas para eles, e testar em suas publicações.

Como funciona em cada rede social?

Sem dúvidas, é importante pesquisar quais hashtags são relevantes em cada uma das redes sociais. Essa é uma estratégia de hashtag para marketing digital. Pois otimiza ainda mais o engajamento que você pode obter. Isso porque o comportamento dos usuários é diferente e singular em cada uma das plataformas.

Portanto, pode ser que uma palavra-chave de sucesso no Twitter não necessariamente seja popular no Instagram. Portanto, confira as especificações de cada rede social:

hashtag nas redes sociais

Instagram

No Instagram, é preciso incluir a hashtag em um post feito a partir de uma conta pública. Decerto, essa rede é interessante, pois sugere quais são os termos mais populares. No Instagram, as hashtags são mais gerais do que no Twitter. Normalmente, elas se referem às fotos em si, enquanto. No Twitter, elas tendem a se relacionar com temas do momento.

Twitter

No Twitter, basta incluir a hashtag no tweet. Um aspecto único dessa rede é a possibilidade de utilizar hashtags para criar sessões de perguntas e respostas. Essas sessões são grandes oportunidade para realizar networking com leads. Ademais, as hashtags que os usuários estão usando mais aparecem nos trending topics. Ou seja, os assuntos que as pessoas mais comentam.

Facebook

No Facebook, assim como as outras redes, é preciso que o post contendo a hashtag seja público. Do contrário, ele não aparecerá nas buscas. Assim como as outras redes, os resultados que compartilham da mesma hashtag também ficam em um mesmo local. Mas as hashtags não são exatamente um forte nessa rede.

Por isso, um uso interessante no Facebook é aplicar as hashtags na divulgação de eventos. Ou seja, você pode indicar a hashtag oficial na descrição da página. Em seguida, basta adicionar a marcação em todas as publicações que se relacionam ao evento. Assim, em um clique os usuários terão acesso a todos os posts sobre o acontecimento.

hashtag

#Conclusão

Agora você já entende qual a importância da hahstag para marketing digital nas redes sociais. Além de saber como funciona e qual a melhor forma de usar para obter mais engajamento. Portanto, não vai deixar de incluir hashtags no próximo post da sua empresa!

Ou, então, por que não deixar isso com um profissional? A Global Project gerencia, monitora, planeja e cria ações estratégicas de marketing para sua marca nas redes sociais. Por isso, deixe a tarefa de divulgar sua marca e criar engajamento nas redes sociais com a Global.

Agende aquele cafezinho conosco e dê um up no seu negócio. Além disso, siga a Global no Facebook e Instagram para acompanhar mais dicas de marketing digital.