Agora, está disponível uma nova forma de realizar interações pelo Instagram e, também, de quantificar o seu engajamento. Foi liberada recentemente a funcionalidade que permiti curtir os stories do Instagram, de forma privada.
Atualmente, o Instagram é a terceira maior rede social do mundo, com 1,3 bilhão de usuários. O Brasil possui 99 milhões de usuários ativos, que costumam gastar, aproximadamente, mais de 3h em redes sociais.
E os números expressivos não param por aí: 81% dos brasileiros acessam o Instagram quando querem comprar um produto ou contratar um serviço. Isso faz com que o Instagram tenha uma taxa de engajamento 4 vezes maior do que o Facebook, que é considerada a maior rede social do mundo.
O Instagram tem um imenso potencial de engajamento e se você está buscando um espaço para a sua marca no mercado ou quer que sua mensagem chegue a um maior número de pessoas, não dá para ignorar todo o potencial que essa rede social oferece.
No entanto, no mesmo ritmo do crescimento em número de usuários, o Instagram também está constantemente se atualizando, desenvolvendo novos recursos e funcionalidades para se adequar às novas realidades. É aquela velha fórmula que você talvez já conheça: tudo na internet acontece – e se satura – muito rápido.
Da mesma forma que o aplicativo busca estar à frente das tendências para manter seus usuários ali, entretidos, você precisa também estar bem-informado para saber como usar as novas tendências ao seu favor.
E nós, da Global Project, estamos aqui para te ajudar com isso! Continua com a gente, que vamos explicar um pouquinho mais dessa nova funcionalidade de curtir os stories no Instagram, que tem tudo para ganhar o coração das pessoas. Vamos lá!
A grande novidade, até o momento, de 2022: curtir os stories do Instagram
A mais nova funcionalidade, já disponível para a versão atualizada do aplicativo em todos os sistemas operacionais, permite que você dê um like no story, enviando um coração. Mas só você e a pessoa cujo story você curtiu ficarão sabendo.
Anteriormente, era possível engajar no conteúdo postado nos stories de outras maneiras, através de respostas ou reações com emojis. No entanto, isso tudo ia parar nas mensagens diretas e, por vezes, se perdia por ali.
E, para as pessoas que trabalham com o Instagram, era mais complicado ter uma noção de como o conteúdo estava sendo recebido pelo público.
Com essa atualização, ficará disponível para o criador do conteúdo uma lista de todos os seguidores que deram esse like, mas de forma completamente privada.
Como essa mudança pode influenciar no engajamento da sua marca?
A criação de novas funcionalidades é uma ótima estratégia para atrair os usuários durante mais tempo para a rede social ou fazê-los engajar mais nos conteúdos.
Se você utiliza o Instagram no âmbito profissional, é de extrema importância ficar por dentro de todas as atualizações e novidades, para não perder seu engajamento por falta de informação ou por não saber utilizar as funcionalidades da melhor forma.
Esse recurso vai facilitar, e muito, a visualização de como conteúdos postados nos stories estão sendo recebidos pela sua comunidade. E, através desse feedback mais preciso, será possível se planejar estrategicamente, com cronogramas de postagens e impulsionamentos bem definidos.
Dessa forma, seu investimento em impulsionamento vai ser mais certeiro, resultando em um aumento das suas métricas e da autoridade da sua marca no seu segmento.
Conclusão
A curtida nos stories foi a primeira das mudanças a ser implementada, mas pelas notícias, o ano de 2022 promete ainda muitas novidades para o aplicativo. Fiquem preparados que vem muita coisa nova por aí!
Então, não deixe de acompanhar o blog da Global para ficar por dentro de todas as novidades.
Vale destacar que métodos que estavam em alta em anos anteriores, como compra de seguidores ou realização de sorteios não são mais suficientes para manter uma taxa de engajamento alta e fortalecer sua marca na plataforma. O jogo evoluiu e, agora, é necessário acompanhar o fluxo de mudanças.
Além disso, o Instagram, através do seu algoritmo, tende a priorizar a entrega de conteúdo das contas que utilizam seus novos recursos. Nesse cenário, investir no Marketing Digital, para fortalecendo seu Marketing de Conteúdo e Storytelling é essencial.
É aí que entra o papel de uma agência qualificada de Marketing Digital: nós nos preocupamos com essas mudanças, com questões envolvendo o algoritmo e em estabelecer a autoridade da sua marca, para que você não tenha que se preocupar.
Aqui, na Global Project, nós temos uma equipe capacitada para atender todas as suas necessidades. Por que não marcamos um cafezinho? ☕ Estamos disponíveis para tirar todas as suas dúvidas!