Global Project

criar um site

Criar um site sozinho ou contratar um profissional?

Um site amador não funciona tão bem quanto um site desenvolvido por um profissional da área. Confira os prós e os contras de cada estratégia para criar um site.

Você deve criar um site para sua empresa sozinho, ou contratar uma agência para fazer o trabalho por você? Com o aumento de plataformas “faça-você-mesmo”, criar seu próprio site nunca pareceu tão fácil.

Por outro lado, uma agência desenvolvedora de websites pode trazer muito mais retorno para a sua página. Por exemplo, os profissionais garantem que seu site seja fácil de usar, oferecendo uma boa experiência ao usuário. Além de otimizarem a página para que você seja um dos primeiros resultados nas ferramentas de pesquisa.

Hoje em dia, na era digital, ter um site é o que faz as coisas acontecerem para o seu negócio. Tanto que já é impossível imaginar uma empresa crescendo sem ter uma boa presença online. Por isso, a Global Project esclarece para você qual é a melhor forma de ter um site. Com as vantagens e desvantagem de cada opção.

Prós e contras de criar um site sozinho

Fazer você mesmo o site da sua empresa significa contar com a ajuda de plataformas gratuitas de criação de sites. Com certeza, a ideia de um website grátis é muito tentadora. Afinal, “é grátis” não é a frase que todos querem ouvir?

No entanto, infelizmente é aí que os benefícios de criar um site sozinho acabam. Além disso, essas plataformas não são tão econômicas quanto parecem à primeira vista. Isso porque, elas geralmente têm versões premium, opções pagas, nome de domínio adicional ou custos semelhantes, e mais.

No entanto, o maior arrependimento que você pode ter ao escolher a opção independente é a perda do investimento. Ao contratar uma agência especialista no desenvolvimento de websites, você tem certeza de que sua página renderá lucros. Já com um site “DIY” sua marca perde visibilidade e, consequentemente, retorno.

Logo, a solução mais barata à curto prazo é, na verdade, mais cara se pensarmos à longo prazo. Mas, além do orçamento, você precisa pensar em outras questões, como:

Você possui conhecimento em tecnologia?

Sem dúvida, as plataformas de construção de sites parecem fáceis de usar. Mas, certamente, você precisará ter um entendimento básico de como trabalhar com elas. Como, por exemplo, publicar postagens, instalar plug-ins, personalizar temas, entre outras questões.

Portanto, se você não tem tempo para aprender essas habilidades, então o melhor é contratar um profissional. Pois você vai acabar gastando vários dias de trabalho até dominar todas essas habilidades.

Seu site precisa de funcionalidades específicas?

Isso é muito importante. Se tudo que você precisa é um site básico, o processo é mais simples. Agora, caso você precise de funcionalidades mais complexas, criar um site sozinho não é uma boa opção.

Por exemplo, as lojas virtuais precisam de um sistema de compra eficaz e seguro. Uma empresa provedora de serviços precisa de um bom recurso para agendar consultas. Já um restaurante precisa incluir o cardápio no site de forma atrativa. Outra possibilidade é a de que você precise incluir um SAC na sua página.

Esses são processos mais complexos que, para funcionar bem, precisam da mão de um profissional.

Quanto tempo você tem?

Este é um fator crítico que funciona nos dois sentidos. Por um lado, se você está com pressa, você não terá tempo para aprender como usar as ferramentas de criação. Por outro lado, se você tiver mais tempo, então contratar um profissional sai mais em conta.

Isso porque, com um prazo maior, a agência desenvolvedora pode oferecer um desconto. Logo, é preciso pesar o que vai valer mais a pena para o seu negócio.

O que mais você precisa saber antes de criar um site sozinho?

Antes de decidir criar seu site sozinho, é bom ver as avaliações de quem já passou por esse processo. Nesse sentido, muitos usuários reclamam que os sites de plataformas “DIY” são todos iguais. Outros encontram dificuldade em achar um modelo que se adapte perfeitamente aos seus negócios.

Além disso, muitos reclamam da falta de recursos. E ainda problemas com SEO que impedem seu site de ser encontrado no Google. Fora que as opções de personalização são limitadas e os planos gratuitos são muito restritos.

Assim, é possível que você acabe tendo que pagar caro mesmo fazendo o site sozinho. Ou seja, seu investimento inicial passa de zero para muito mais. Desse modo, você perde a única vantagem que essa opção oferece.

profissional em criar sites

Por que contratar um profissional?

Se você quer crescer e superar a concorrência, então contratar uma agência de web design é a solução certa. Ao contrário da opção “faça-você-mesmo”, contratar um profissional exige um investimento inicial maior. Mas também esse é o ponto em que as desvantagens dessa opção acabam.

E se você acha que é muito caro contratar um profissional, temos uma surpresa para você. Aqui na Global, trabalhamos com o WordPress e outras ferramentas que facilitam a criação de sites.

Desse modo, o preço fica mais acessível e a processo de criação é mais rápido. Mas se você ainda não se convenceu, separamos mais algumas vantagens de contratar uma agência:

 

Seu site com design exclusivo

Os designers profissionais de sites podem criar uma aparência única e impactante para o seu site. Assim, você evita as limitações das plataformas gratuitas e se destaca da concorrência.

Além disso, com a ajuda profissional você fortalece a identidade de sua marca. E se posiciona como uma autoridade no seu ramo.

Melhor experiência ao cliente

Outro motivo para contratar um profissional é fornecer ao seu público uma experiência agradável, que incentiva a compra. Assim, cada botão, link, bloco de layout e formulário, converterá o clique em uma venda.

Para conseguir isso, é preciso mais do que o conhecimento tecnológico. Também é necessário o conhecimento em marketing digital. Assim é possível construir uma aparência atrativa e conteúdo que engaja. Fora que os profissionais fazem testes de usabilidade que ajudam a aumentar a satisfação do cliente.

Todos os recursos que você precisa

Uma plataforma de construção de site “DIY” limita os recursos que você pode ter acesso. Já ao contratar uma agência de web design, seu site poderá fazer qualquer coisa que você desejar.

Por exemplo, sua página poderá ter integrações com as ferramentas que você quiser. Além de poder compartilhar dados com um aplicativo móvel. No caso de e-commerces, você terá o melhor e mais seguro provedor de pagamento. E ainda funções de atendimento ao cliente, como chatbots.

Ou seja, você terá tudo o que precisa agora ou que poderá precisar no futuro.

Crescimento ilimitado

Se você está mirando no crescimento do seu negócio, saiba que uma solução “faça-você-mesmo” pode limitá-lo. Isso porque uma plataforma de construção de sites limita suas capacidades, sem dar perspectivas para migração.

Ou seja, caso você expanda seu negócio no futuro, você não conseguirá transferir seu site para uma plataforma maior.

Assim, todo o tempo e possivelmente dinheiro que você investiu fazendo o site sozinho acaba se perdendo. Portanto, é melhor garantir o investimento em uma solução que possa crescer junto com a sua empresa. Nesse sentido, contratar uma agência de web design é o ideal.

Otimização para aparelhos móveis

Ao trabalhar com seu site, os desenvolvedores profissionais dão atenção à forma como a página aparece em dispositivos móveis. Dessa forma, você garante que todos os usuários terão as melhores experiências de visualização e navegação. Seja no computador, celular ou tablet.

Essa é uma função essencial para aumentar o público, tráfego e conversões. Sendo que, muitas vezes, criar o site sozinho não te dará essa opção.

Melhor SEO

Os profissionais usam as melhores técnicas de SEO para que seu site fique visível nas ferramentas de pesquisa. Ou seja, sua página aparecerá no Google sempre que um possível cliente buscar pela sua empresa, produto ou nicho.

O melhor é que o SEO trabalha organicamente. Ou seja, você não precisará pagar a mais por um anúncio para ter uma boa posição nos resultados do Google.

Criar um site sozinho Vs Contratar um profissional

Criar um site sozinho:

Investimento inicial: baixo

Retorno: baixo

Design: modelos prontos e iguais

Funcionalidades: limitadas

Tempo: requer muito tempo da sua parte

Requer experiência e conhecimento em tecnologia

Contratar um profissional:

Investimento inicial: varia entre médio e alto

Retorno: alto

Design: exclusivo e personalizado

Funcionalidades: todas que você precisar

Tempo: requer pouco tempo da sua parte

Não é preciso ter conhecimento em tecnologia

Decidindo como criar um site

Então o que vai ser? Você está disposto a perder seu tempo e sacrificar o retorno que a página poderia proporcionar criando um site sozinho? Ou vai investir mais inicialmente para ter um lucro muito maior no futuro?

Se sua escolha é a segunda opção, parabéns! Você optou pela solução mais inteligente, agora basta acertar na contratação da agência de web design. E para isso também temos a solução: conte com a Global Project!

Somos uma agência completa, que além da criação de site, também trabalha com marketing digital. Assim, temos as melhores soluções para deixar seu site atrativo, tanto em termos de tecnologia quanto de conteúdo. Quer conhecer mais e consultar nossos valores?

Entre em contato pelo WhatsApp e confira nossos cases de sucesso pelas redes sociais, Facebook e Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.