Já pensou em aplicar a automação de vendas no seu negócio, mas não sabe por onde começar? Uma agência de marketing digital pode te ajudar e ainda fazer todo esse trabalho para você!
Quando você pensa em atividades essenciais para realizar uma venda, provavelmente pensa em ações que exigem o toque humano, certo? Como, por exemplo, ouvir as necessidades do cliente em potencial. E desenvolver uma solução para elas para, só então, fechar a venda.
Ou seja, o dia de um vendedor sempre envolve tarefas que exigem esforço manual. Mas muitas dessas ações não aproximam diretamente seus clientes em potencial de um “sim”. Para isso existe a automação de vendas.
De acordo com pesquisas, os representantes de vendas gastam apenas 35,2% de seu tempo realmente vendendo. E ficam presos na maior parte do dia com tarefas administrativas, pesquisas e outras obrigações não relacionadas às vendas.
Podem ser coisas como registrar e atualizar o status de um lead. Além de procurar pelo contato do cliente e pesquisar mais sobre o perfil dele. Ou ainda enviar e-mails para compradores ou possíveis compradores. Para gerentes, é comum também que eles tenham que gastar tempo atribuindo leads para cada vendedor.
Aposto que você deve estar cansado de “perder” todo esse tempo com trabalho manual, certo? Por isso, você provavelmente já pensou em implementar a automação de vendas no seu negócio. Mas com tantas ferramentas no mercado, fica difícil saber o que você realmente precisa. E o que vai ser bom para o seu bolso.
É exatamente por causa disso que uma agência de marketing que lida com automação pode ser vantajosa para você. Continue a leitura e descubra como esses benefícios funcionam na prática!
O que é automação de vendas?
Automação de vendas refere-se a qualquer ferramenta de software que automatiza ou facilita tarefas manuais para uma equipe de vendas. Seu objetivo é eliminar o máximo possível das atividades que não envolvam interação direta com o cliente.
Tudo isso enquanto reduz a quantidade de dinheiro e esforços que você gasta no gerenciamento do seu processo de vendas. Nesse sentido, ao contrário do que muitos pensam, a automação de vendas não substitui os vendedores. Nem a necessidade de contar com vendedores para fazer o atendimento direto ao cliente.
Na verdade, a automação de vendas torna os representantes de vendas mais valiosos para sua empresa. Porque ela permite que eles se concentrem mais em ações realmente essenciais. Isso melhora seu processo de vendas e permite uma fidelização mais eficaz. Mas como uma agência de marketing digital entra nessa história?
A importância de uma agência de automação de marketing
A automação de vendas também é a automação de marketing. Por exemplo, a automação de email marketing é uma dessas estratégias. Mas com a agência certa você também tem acesso à automação de postagens em redes sociais. E até mesmo em campanhas publicitárias, como as do Google Ads.
Na verdade, essa automação não é importante apenas por uma questão de eficiência. Mas também para que sua empresa possa fornecer uma experiência mais personalizada para seus clientes. Afinal, a tecnologia de automação de vendas torna o atendimento ao público uma tarefa mais fácil.
De acordo com a Invespcro, oito em cada dez empresas que usam essas ferramentas alcançam um aumento nos leads. E com uma agência de marketing digital todo o processo de escolha e contratação de ferramentas fica mais fácil. Afinal, uma agência já usa e já sabe quais são as melhores ferramentas para cada nicho de negócio.
Assim, você só tem o trabalho de escolher a agência certa. Todo o resto é feito por eles! Então, já está na hora de sua empresa embarcar nessa evolução, você não acha? Aqui estão os principais benefícios de contratar uma agência de automação de vendas:
1) Automação de comunicação
Novamente, a automação de vendas não substitui a necessidade de vendedores fazerem seus trabalhos. Afinal, nenhuma plataforma de software pode colocar a comunicação individual no piloto automático. Mas ela pode ajudar a aliviar o trabalho pesado. E identificar quem realmente está interessado em comprar de você.
Um exemplo que vem ganhando cada vez mais destaque são os chatbots. Ou seja, um software que conversa com o cliente de maneira tão natural quanto você é capaz de imaginar. Atendendo às necessidades do cliente e da empresa de forma rápida e assertiva.
Com uma agência de marketing digital fica fácil instalar os chatbots nos seus canais de comunicação. Você pode pedir para que esses profissionais incluam a opção do chat automático no seu site. Além de ser possível programar um chatbot no seu perfil do Facebook e WhatsApp.
2)Automação de Email Marketing
Esse tipo de automação de vendas inscreve clientes em potencial em suas campanhas de Email Marketing. Levando em conta o estágio em que cada lead está. Assim, você pode mandar e-mails personalizados para cada cliente. De acordo com o quanto ele está preparado para realizar a compra.
Essas sequências de e-mail são automáticas, permitindo que os vendedores tenham mais tempo para focar no relacionamento com o cliente. E com uma agência de marketing digital você pode deixar todos os detalhes da campanha com esses profissionais.
Ou seja, eles vão desenvolver a ideia da campanha. Além de trabalhar no layout do e-mail e no design do conteúdo. Além de produzir todo o texto da campanha e, de fato, enviar os e-mails através de uma ferramenta automática. É muita facilidade, concorda?
3) Ferramentas de agendamento e formulários
Uma agência de marketing também pode melhorar seu site e incluir formulários de agendamento ou inscrição na sua página. Assim, isso facilita que os clientes encontrem vagas disponíveis em seu calendário. Dessa forma, eles podem selecionar o horário que funciona melhor para eles de uma forma rápida e prática.
Esses formulários vão tornar mais fácil a entrada de novos leads fora do horário comercial. Já que sites podem operar 24 horas por dia. Mas esse tipo de automação de vendas só é possível com profissionais qualificados. Pois desenvolver formulários costuma ser uma tarefa complexa até para quem já é da área.
4) Gastos menores, lucros maiores
Estudos mostram que empresas que usam os serviços de uma agência de automação de vendas economizam mais dinheiro. Por isso, mesmo que um investimento inicial seja necessário, ele ainda valerá a pena. Isso porque você lida manualmente com cada tarefa de vendas.
Mas com a automação de vendas você tem tempo e dinheiro para focar no que realmente importa. Além disso, esses profissionais também ajudarão sua empresa a aumentar a receita do seu negócio. Isso porque um bom serviço de automação manterá seus clientes avançando em seu funil de vendas.
Por exemplo, um dos maiores culpados pela baixa de lucros é o abandono do carrinho de compra. Mas com a automação de marketing, a agência deixa programado um e-mail de lembrete para o cliente. Normalmente esse e-mail oferece alguma vantagem que faz com que o cliente retorne ao site e conclua a compra. Evitando perdas.
Contratando uma agência de marketing digital para automação de vendas
A diferença entre o sucesso e o fracasso é a habilidade de se manter firme no mercado. E uma agência de automação de vendas cria a consistência necessária para sua equipe de vendas ter firmeza.
Afinal, com a automação é possível medir com precisão a integridade de seu funil de vendas. E fazer melhorias em cada estratégia de venda. Com uma agência de marketing você tem o apoio de diversos profissionais especializados. Para colocar as ações certas em prática de acordo com cada uma de suas necessidades.
Ainda não sabe que agência pode oferecer esse pacote completo? A Global Project é a resposta certa, pois somos uma agência 360º! Nós desenvolvemos sites e criamos landing pages. Além de contarmos com Social Medias e especialistas em marketing Analytics.
Então, vai continuar perdendo tempo com inúmeras tarefas manuais ou vai contar com a praticidade da Global Project? Entre em contato conosco através do WhatsApp. E aproveite para nos seguir também em nossas redes sociais, Facebook e Instagram.