2020 trouxe muitas mudanças, mas agora é hora de se preparar para as próximas tendências do Marketing Digital.

Sem dúvida, vivemos muitas transformações no ano passado. Se adequar às normas de distanciamento social não foi fácil. Afinal, muitas empresas tiveram que se adaptar a um novo modelo de negócio totalmente às pressas. Desse modo, as mudanças vieram sem planejamento, ocasionando diversas dificuldades para o mercado.

Entretanto, atualmente esse cenário já se consolidou. As empresas que se ajustaram às mudanças agora dominam essas técnicas e ferramentas. Além de perceberem as vantagens que essas novidades possibilitam.

Assim, muitas transformações vieram para ficar e prometem trazer mais tendências do Marketing Digital para 2021. Pensando nisso, os especialistas da Global Project separaram 7 tendências que vão bombar no marketing esse ano.

Desse modo, você pode se planejar melhor para conquistar o sucesso em 2021. Tudo isso, com a confiança de um olhar certeiro para o futuro. Vamos lá?

Tendências do Marketing Digital

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Saber quais são as próximas tendências do Marketing Digital pode te ajudar muito. Isso porque incorporar as novidades em sua estratégia de marketing é uma forma de sair à frente dos concorrentes.

Por outro lado, continuar usando estratégias desatualizadas pode ser negativo para seu negócio. Hoje em dia, o público percebe elementos ultrapassados no funcionamento de uma empresa. Logo, o negócio perde credibilidade se passar uma imagem arcaica.

Nesse sentido, as principais tendências do Marketing Digital para 2021 que você deve ficar de olho são as digitais.

A transformação digital que ocorreu no ano passado deve permanecer por muito tempo. Inclusive, muitas empresas já afirmaram, por exemplo, que vão manter o home office permanentemente.

Então, agora que você já sabe que a aposta está no mundo online, falta descobrir no que focar. Siga a leitura e confira nossa lista.

1) Venda pelas redes sociais

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Antes, estar nas redes sociais era uma forma de se conectar com o consumidor. Agora, novas ferramentas estão surgindo para facilitar esse relacionamento. Primeiro, foram os catálogos de vendas no Facebook e demais mídias que inovaram.

Mas hoje já existem ferramentas de vendas direto pelas redes sociais. Por exemplo, o Facebook Shops permite que você crie uma loja virtual totalmente grátis. O Pinterest e o Instagram também já oferecem soluções parecidas.

Assim, com o aumento cada vez maior de vendas online, essa é uma tendência do Marketing Digital. Fora que os usuários das mídias sociais crescem cada dia mais. Um ponto importante é notar que eles usam as redes para se inspirar e decidir o que comprar. Ou seja, seguem os famosos digital influencers.

Então, é essencial que sua marca venda pelas redes sociais. Os posts compráveis proporcionam uma experiência de compra simples e prática. Logo, o consumidor fica mais propenso a adquirir um produto. Por isso, essa é uma grande aposta para o futuro.

2) Live Commerce

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O live commerce é um tipo de shopstreaming. Ou seja, vendas online que acontecem durante lives. De fato, essa foi a maneira que o comércio encontrou para fidelizar clientes durante a quarentena. Porém, mesmo após a pandemia essa é uma das tendências do Marketing Digital para 2021.

Inclusive, a expectativa é que surjam mais formas de streaming e transmissões ao vivo. Afinal, as lives por si só já fazem um grande sucesso. Isso porque elas promovem um engajamento enorme e prendem a atenção do público.

Fora que é possível observar a eficácia da estratégia em tempo real. Isso ajuda o marketing da sua empresa a melhorar e alcançar as metas. Por isso, se você ainda não sabe como fazer uma live, confira o nosso passo a passo.

3) Viralização e pequenos influenciadores

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O marketing viral já não é uma novidade. Mas promete ser uma das tendências do Marketing Digital para 2021. Isso porque novas estratégias surgem constantemente para que uma campanha viralize.

Uma ideia que promete dominar o marketing no futuro é a parceria com pequenos influenciadores. Nos anos anteriores a preferência era por grandes digital influencers. Mas, agora, o cenário é o contrário.

Grandes influenciadores são aqueles que possuem milhões de seguidores. Mesmo com muitos followers, na verdade, eles não obtiveram bons resultados no passado. Enquanto influenciadores menores provaram que seu público é mais fiel. Além de ter taxas de engajamento maiores.

Ademais, micro influenciadores normalmente estão em um nicho de mercado seleto. Assim, usando essa estratégia de marketing é mais fácil que sua campanha viralize. Isso dentro do grupo da sua persona.

4) Uso de inteligência artificial

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Já sabemos que a tecnologia é o futuro e com o marketing não é diferente. Tanto que uma das tendências do Marketing Digital para 2021 é o uso crescente de AI’s. Ou seja, as inteligências artificiais.

Com a pandemia, os investimentos nesse tipo de ferramenta aumentaram muito. Sem dúvida, estratégias como o machine learning já estavam presentes. Mas, agora, a inteligência artificial deve ocupar cada vez mais espaço no funcionamento de uma empresa.

Essa é uma grande aposta, pois as AI’s tornam possível o uso de dados instantâneos da sua estratégia. Portanto, elas são importantes parceiras na hora de determinar planos e táticas.

Fora que elas também estão presentes nos Chatbots, outra das tendências do Marketing Digital para 2021. Com o auxílio da inteligência artificial, essa ferramenta deve melhorar cada vez mais.

Assim, mais empresas utilizarão essa estratégia, economizando tempo e recursos. Isso porque os Chatbots fazem o trabalho de uma equipe inteira de atendimento ao cliente. Logo, essa é uma ótima solução para a sua empresa em 2021.

5) Sites interativos

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Se a aposta para o novo ano está no mundo digital, existe outro elemento que merece atenção. São os websites. Certamente, eles sempre foram muito importantes para atrair consumidores. Mas, agora, uma nova caraterística começa a se destacar: o caráter interativo da página.

Seguir as regrinhas de SEO é importante para atrair tráfego. Entretanto, é preciso fazer com que o usuário permaneça no site e se torne um possível cliente. Nesse sentido, elementos interativos são muito eficazes.

Entre essas características estão jogos, enquetes, avaliações, pesquisas e vídeos interativos. Sem dúvida, eles oferecem uma experiência mais interessante ao visitante. Além de possibilitar que você reúna dados importantes sobre eles.

6) Melhoria de SEO

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Em 2021, uma das tendências do Marketing Digital é a otimização do SEO. A aposta é a pesquisa semântica de como as pessoas buscam coisas na internet. Isso porque esse tipo de pesquisa estuda as palavras. Além de analisar suas relações e ligações com certos contextos.

Assim, a novidade será perfeita para ferramentas de busca, como o Google. Em outras palavras, esse tipo de pesquisa permitirá resultados melhores e mais relevantes para o usuário.

Isso porque o internauta não precisará mais buscar pelo termo exatp. Ao contrário, o algoritmo será capaz de encontrar o que você procura mesmo em uma pesquisa incorreta.

Logo, a tendência é que a sua estratégia de SEO melhore muito. Oferecendo, também, uma experiência mais agradável ao cliente.

7) União do digital com o real

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Para muitas empresas, o reinado da era digital não pode e nem deve significar o fim de unidades físicas. Por isso, uma das tendências do Marketing Digital é a integração dos dois mundos.

Muitos consumidores ainda preferem as vantagens das lojas físicas. Enquanto outros optam pelo conforto do e-commerce. Portanto, a solução é juntar as duas estratégias. Assim, é possível criar planos de marketing que visam a união do digital com o real.

Nesse sentido, as lojas físicas devem se tornar um lugar mais completo. Ou seja, que oferece mais experiências além da compra de um produto. Dessa forma, a aposta é investir em soluções que permitam um envolvimento maior com os clientes.

Enquanto isso, as lojas online também devem se esforçar para acompanhar a inovação. Por exemplo, as tecnologias de Realidade Virtual e Realidade Aumentada podem ser a solução. Assim, a experiência de compra em casa também se torna mais completa e agradável.

O que esperar de 2021?

Certamente, esse ano promete ser melhor do que o anterior. Com a consolidação das novidades no mundo virtual, só nos resta aperfeiçoar as estratégias. Além de seguir as tendências do Marketing Digital para 2021.

Mas se você está precisando um parceiro para te ajudar com esse planejamento, a Global é a solução! Somos uma agência 360º, por isso, com o nosso apoio você fica totalmente preparado para o futuro. Além de atualizar seu negócio para as necessidades atuais do mercado.

Portanto, saia à frente da concorrência com a ajuda de profissionais parceiros. Porque aqui nós realmente nos preocupamos com o seu sucesso e com o seu sonho. Fale conosco pelo WhatsApp e se surpreenda com ideias fora da caixa. Também conheça nossos trabalhos pelas redes sociais, Facebook e Instagram.