Como bem sabemos, as tendências do marketing digital estão sempre mudando. Por isso, precisamos sempre estar de olho nessas mudanças, ou então podemos ficar para trás.

Por isso, separamos as 7 tendências que você precisa estar por dentro para já começar o ano na frente dos competidores!

Confira elas a seguir:

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Inteligência Artificial

A IA é uma grande tendência da nova década. Nos últimos anos, vimos grandes avanços na tecnologia de inteligência artificial, e agora é hora de utilizá-la ao seu favor nos negócios!

As buscas por voz já começaram a ser amplamente utilizadas em 2018. Agora, essa tecnologia está sendo cada vez mais otimizada, e surgiram produtos como a  assistente virtual Alexa, da Amazon.

Esses assistentes começaram a fazer sucesso e agora compreendem cada vez mais comandos, até mesmo quando são dados por crianças.

Além de assistentes virtuais que podem ajudar seu negócio, também há os chamados chatbots. Esses robôs conversam com os clientes como se fossem pessoas de verdade! 

Dessa forma, eles podem ajudar os clientes automaticamente com certas dúvidas quando são configuradas palavras chaves.

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Análise de sentimento

Graças à inteligência artificial, com técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e machine learning, agora é possível fazer a chamada análise de sentimento por trás dos comentários deixados por usuários.

Parece até coisa de ficção científica, não é mesmo? Mas é real! Agora já possuímos a tecnologia para que máquinas consigam saber se os comentários feitos a uma marca são positivos, negativos ou neutros, o que pode ser muito útil para o seu negócio.

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Uso de chats privados

Com a utilização cada vez maior do WhatsApp, uma das maiores tendências do marketing digital agora é a utilização de messengers para conversar com os clientes de forma mais pessoal.

Afinal, os usuários já checam seus aplicativos de mensagens diariamente. Então por que não os utilizar para vendas também?

O uso do WhatsApp para conseguir leads é, basicamente, uma versão mais atual e jovial do e-mail.

Esse método é especialmente eficaz se seu público alvo se constituir, principalmente, de Millennials, ou geração Y (nascidos entre os anos 80 e 2000).

Assim, em vez de enviar as novidades para os seus clientes via e-mail, considere fazer um grupo ou colocá-los em listas de transmissão do WhatsApp.

Na Índia, por exemplo, o WhatsApp já pode realizar transferências de dinheiro entre os usuários. Por isso, é bom estar preparado para quando essa tecnologia chegar ao Brasil! Com certeza, a conclusão de pedidos via WhatsApp será um grande sucesso entre os mais jovens.

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Transparência

Empresas que prezam pela transparência são um grande diferencial em um mundo em que muitas têm sido criticadas por utilizar os dados de seus usuários para objetivos suspeitos, como o Facebook, que recentemente foi processado por brecha de segurança.

Um estudo apontou que companhias que produzem conteúdos mais honestos conseguem chamar mais atenção dos clientes. Além disso, você pode evitar futuros problemas legais.

Por isso, aposte em ser sincero sobre os valores e a missão da sua empresa, deixe claro que seus interesses são se resumem ao lucro, apenas utilize os dados deles com permissão e responda com honestidade às dúvidas dos clientes. Seus clientes apreciarão!

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Personalização

Ao entrar no seu feed de qualquer rede social, você com certeza já viu sugestões e produtos baseados nos seus interesses. Nada disso é ao acaso!

A personalização de conteúdo é algo que já vem sendo implantado há bastante tempo, mas que deve alcançar seu pico em 2020.

Isso ocorre porque, hoje em dia, os consumidores estão procurando cada vez mais empresas que os tratem como seres individuais em vez de apenas mais um na multidão.

Por isso, tente criar uma experiência personalizada para seus consumidores e veja a satisfação crescendo.

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Conteúdos em áudio

Desde criar um podcast para fortalecer a sua marca até utilizar mensagens auditivas no lugar de longos textos, os conteúdos em áudio estão se mostrando cada vez mais populares entre os consumidores.

Se seus clientes puderem se inteirar das novidades da sua empresa ao mesmo tempo em que fazem outras coisas, eles com certeza voltarão para saber mais.

Afinal, em 2020, quem terá tempo para fazer apenas uma coisa de cada vez?

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Busca visual

Além do áudio, a busca por imagens também mostrou um grande crescimento entre os clientes.

Essa busca consiste em pesquisar algo através de uma imagem enviada pelo usuário, podendo ser até mesmo um printscreen.

Assim, o uso de imagens para buscas é mais interessante para o seu negócio do que até mesmo texto ou áudio, uma vez que imagens são mais facilmente transmitidas para o cérebro do que qualquer outro tipo de informação.

Por isso, é hora de investir na utilização de imagens e de descrições feitas especialmente para os algoritmos de busca. Dessa forma, eles podem compreender do que a imagem se trata e relacioná-la às pesquisas dos usuários.

Agora você já está por dentro das mais novas tendências do marketing digital!

E aí, curtiu o post?

Aqui na Global Project nós estamos sempre trabalhando para trazer as principais tecnologias do marketing digital para os nossos clientes. Fale conosco para saber mais sobre o que podemos fazer pela a sua empresa!

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